ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERÍODOS DO SEGMENTO
Capacidades Práticas e Competências Socioemocionais dos Contadores: Um Olhar sobre o Mercado de Trabalho Contábil
Um estudo recente publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria analisou as capacidades práticas e as competências socioemocionais dos profissionais de contabilidade que atuam em escritórios, propondo um framework que auxilie na compreensão dessas habilidades. Realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o estudo investigou como essas capacidades são adquiridas e aplicadas pelos contadores, destacando os desafios enfrentados e as lacunas na formação acadêmica.
Os autores, Édina Carine de Souza Kinzler, Iriana Gonçalves dos Santos Schaedler, Sidnei Celerino da Silva e Vinicius Abílio Martins utilizaram uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas realizadas junto a contadores, proprietários e gerentes de escritórios de contabilidade da região oeste do Paraná. As entrevistas revelaram que a academia ainda apresenta limitações na preparação prática dos futuros contadores, o que obriga os profissionais a desenvolverem habilidades práticas e socioemocionais ao longo de suas carreiras.
A pesquisa destaca que, durante a pandemia da COVID-19, houve um aumento significativo na demanda por serviços relacionados à legislação e recursos humanos, o que evidenciou a necessidade de os contadores desenvolverem maior adaptabilidade e habilidades relacionadas ao gerenciamento de pessoas. Além disso, foram identificados fatores como a falta de preparação prática oferecida pela academia e a importância crescente das competências socioemocionais, como empatia, trabalho em equipe e liderança, para o sucesso profissional.
Os achados sugerem que o desenvolvimento contínuo de capacidades práticas e competências socioemocionais é essencial para os profissionais de contabilidade enfrentarem os desafios do mercado de trabalho contemporâneo. Ao mesmo tempo, o estudo aponta para a necessidade de uma revisão no currículo acadêmico, a fim de proporcionar uma formação mais alinhada com as exigências práticas do mercado.
Artigo publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria, da Universidade Federal do Paraná.
Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rcc/article/view/90891/52949
As informações e opiniões manifestadas nesta página são de inteira responsabilidade dos autores, e não necessariamente refletem posições do CRCPR ou são endossadas pela entidade.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.