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ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DO SEGMENTO

Autoeficácia dos Contadores: Como a Confiança no Trabalho Impulsiona a Adaptação Tecnológica

"Uma pesquisa inovadora realizada por especialistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) traz novos insights sobre a relação entre a autoeficácia dos contadores e a adaptação às tecnologias no ambiente de trabalho. Publicada na Revista Ciências Administrativas, a pesquisa destaca a importância da confiança nas próprias habilidades para enfrentar os desafios tecnológicos da profissão.

Conduzida por Bruno Silva de Oliveira, Leticia Isabele Pereira, Alison Martins Meurer e Ricardo Adriano Antonelli, a pesquisa envolveu uma survey on-line com 151 profissionais contábeis. Os resultados revelaram que contadores com baixa autoeficácia – ou seja, menor confiança em suas habilidades – tendem a perceber as novas tecnologias como uma interferência maior em suas rotinas de trabalho. Utilizando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), os pesquisadores constataram uma relação positiva entre a autoeficácia negativa e a percepção de interferência tecnológica.

A análise mostrou que o bem-estar subjetivo e a formação acadêmica em Ciências Contábeis também influenciam essa percepção. Profissionais que se sentem bem consigo mesmos e que acreditam ter recebido um suporte adequado durante sua formação são menos propensos a ver as tecnologias como uma ameaça. Isso sublinha a importância de um currículo educacional que incorpore o desenvolvimento de habilidades psicocomportamentais, além do conteúdo técnico.

A ideia para este estudo surgiu da necessidade de compreender melhor as barreiras psicológicas que podem dificultar a integração tecnológica na contabilidade. Embora muitos estudos se concentrem nas habilidades técnicas, poucos exploraram como a autoeficácia influencia essa dinâmica. Este trabalho pioneiro abre novas possibilidades para pesquisas futuras e oferece recomendações práticas para educadores e gestores.

Com a rápida digitalização das atividades contábeis, é imperativo que as instituições de ensino e as empresas invistam em treinamentos que fortaleçam a confiança dos profissionais em suas capacidades. Essa abordagem pode não apenas melhorar a adaptação tecnológica, mas também aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. A pesquisa enfatiza que programas de formação contínua devem incluir o fortalecimento da autoeficácia para preparar os contadores para as mudanças tecnológicas.

Os resultados têm implicações práticas significativas. Eles destacam a importância de programas de formação que não apenas ensinem novas tecnologias, mas também fortaleçam a confiança dos profissionais em seu uso. Teoricamente, o estudo avança a compreensão de como fatores psicocomportamentais, como a autoeficácia, podem mediar a relação entre tecnologia e desempenho no trabalho.

Para um mundo cada vez mais digital, preparar os profissionais contábeis para enfrentar as mudanças tecnológicas com confiança é crucial. Este estudo não apenas ilumina as complexidades dessa adaptação, mas também oferece um caminho claro para melhorar a integração tecnológica no campo contábil, beneficiando tanto os profissionais quanto as organizações em que trabalham."


Autores: 

Bruno Silva de Oliveira (brunobs.bo.bs@gmail.com)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG


Letícia Isabele Pereira
(leticia.zengoldabil@gmail.com)

Bacharel em Ciências Contábeis pela UEPG


Alison Martins Meurer
(alisonmeurer@ufpr.br)

Professor Adjunto do Magistério Superior da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor e Mestre em Contabilidade pela UFPR


Ricardo Adriano Antonelli
(ricardoaantonelli@yahoo.com.br)

Doutor e Mestre em Contabilidade pela UFPR


Conheça o estudo na íntegra:

Artigo publicado na revista Ciências Administrativas, da Universidade de Fortaleza - Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/14088 


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