O Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, estabelecido pela Lei 12.533/11 e celebrado em 16 de março, surge como um marco no contexto da conscientização ambiental. Reconhecendo a importância deste tema, as Comissões CRCPR ESG e CRCPR Sustentabilidade estão promovendo campanha de conscientização sobre o tema.

Originado em consonância com o Protocolo de Kyoto, um tratado internacional pioneiro na redução das emissões de gases de efeito estufa, o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas visa sensibilizar a sociedade sobre a urgência de ações frente às transformações climáticas em curso.

Em um cenário onde ainda persistem negacionismos e desafios para uma compreensão plena dos impactos das atividades humanas, este dia ressalta a importância da educação climática e da implementação de políticas públicas voltadas para a adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças no clima. A necessidade de uma gestão pública mais consciente e responsável também é destacada, especialmente nas áreas críticas de defesa civil, moradia e saúde, diante dos crescentes eventos extremos que assolam o país.

CRCPR Sustentabilidade

“Promover a adoção de práticas mais sustentáveis no CRCPR é uma das prioridades da nossa gestão e já temos uma série de investimentos programados para esta finalidade, como a implantação da geração de energia fotovoltaica. Mas também temos uma grande preocupação de fomentar a cultura da sustentabilidade e governança entre os profissionais e empresas de contabilidade do Paraná, além de prepará-los para lidar com arcabouço regulatório que os organismos contábeis internacionais já estão emitindo para possibilitar que a Contabilidade reflita o valor das práticas de ESG nos balanços das empresas. Afinal, é natural que em breve essas normas passem a valer também no país", comenta o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin.

"Como entidade engajada com o Pacto Global das Nações Unidas, é nosso dever reconhecer a importância do Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Esta data reforça nosso compromisso visando os objetivos de sustentabilidade estabelecidos pelo CRCPR, e nos lembra da necessidade urgente de ações coordenadas para enfrentar os desafios climáticos. Ao integrar práticas sustentáveis em nossas operações e promover a conscientização, estamos contribuindo para um futuro mais seguro e melhor para todos", afirma a vice-presidente de Relações Socias do CRCPR, Eva Schran.
A Comissão CRCPR Sustentabilidade desenvolve ações no âmbito da entidade voltadas à sustentabilidade. O Plano de Logística Sustentável (PLS) destaca avanços e realizações do CRCPR na área, por meio de uma análise dos resultados alcançados ao longo dos anos. O PLS divulga as ações que impulsionaram o progresso e os impactos positivos obtidos, ao mesmo tempo, em que estabelece novas metas e objetivos de sustentabilidade para cada uma das iniciativas propostas.

Saiba mais - Plano de Logística Sustentável:CRCPR divulga relatório de desempenho anual do ano de 2022

O relatório anual de 2023 está em fase de consolidação e em breve será publicado no site do CRCPR.

CRCPR ESG

A Comissão CRCPR ESG, criada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) em setembro de 2023, busca promover por meio de discussões, orientações e educação continuada as implicações e oportunidades relacionadas às práticas ambientais, sociais e de governança.

"Ao abordar o tema das mudanças climáticas, é essencial considerar os princípios do ESG* (Ambiental, Social e Governança), no que tange às normas GRI* -1, GRI-2, GRI-3, IFRS*-S1 e IFRS-S2, que tratam de matérias relacionadas ao clima. Empresas e investidores estão cada vez mais reconhecendo os riscos e oportunidades associados às questões climáticas e sua governança. Portanto, celebrar este dia destaca nosso compromisso com práticas ambientalmente responsáveis, socialmente justas e economicamente sustentáveis", comenta o coordenador da Comissão CRCPR ESG, César Ponte Dura.

ESG*: sigla que provém do inglês e representa três elementos fundamentais nas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade corporativa: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance). Esses elementos estão intrinsecamente ligados à contabilidade, pois os contadores desempenham um papel vital no acompanhamento e na divulgação das métricas financeiras e não financeiras que formam a base dos critérios ESG.

GRI*: os Padrões Global Reporting Initiative (GRI) capacitam organizações a relatarem seu impacto econômico, ambiental e social de forma comparável e confiável, promovendo transparência para o desenvolvimento sustentável, e são relevantes para empresas, investidores, formuladores de políticas e sociedade civil.

IFRS*: sigla para International Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Relato Financeiro, em português). É um conjunto global de padrões contábeis utilizado para a elaboração de demonstrações financeiras por empresas. Esses padrões visam garantir consistência, comparabilidade e transparência nas informações contábeis, facilitando a compreensão e análise das finanças de empresas que operam em diferentes partes do mundo. O IFRS é desenvolvido e mantido pelo International Accounting Standards Board - IASB (Conselho de Normas Contábeis Internacionais, em português), contribuindo para a padronização e harmonização das práticas contábeis internacionais. A norma IFRS S1 requer que as empresas divulguem informações pertinentes sobre todos os riscos e oportunidades associados à sustentabilidade. Já a IFRS S2 define os critérios para a divulgação de informações ligadas ao contexto climático.

Fontes: Agência Senado e Agência Câmara.