Todos os contribuintes paranaenses que declaram o Imposto de Renda (IR) no modelo completo, inclusive quem tem imposto a restituir, podem destinar parte de seu Imposto de Renda devido para beneficiar projetos de organizações sociais no estado. As destinações do IR configuram, na prática, um direcionamento de parte do imposto devido e podem ser feitas durante todo o ano-calendário.

“A destinação do Imposto de Renda é tema comum durante o período de entrega da declaração. Mas é importante lembrar que podemos ir além e doar o valor ao longo do ano, contribuindo diretamente com as entidades engajadas em causas e políticas públicas específicas, como aquelas voltadas para crianças, adolescentes e idosos”, explica o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Adriano Marrocos.

Conforme a legislação, podem ser beneficiados fundos de assistência à criança e ao adolescente, e à pessoa idosa, além de atividades audiovisuais e projetos culturais, desportivos e paradesportivos. No caso específico dos fundos voltados à proteção da infância e adolescência ou dos idosos, a destinação se restringe a 6% do imposto devido por pessoa física e precisa ser feita, no IR, feita aos fundos controlados pelos conselhos municipais, estaduais ou nacional.

Empresas que são tributadas com base no lucro real também podem incentivar fundos especiais dentro do período de apuração do imposto de renda (trimestral ou anual), destinando até 1% do imposto devido para cada fundo.

“É importante salientar que a destinação difere das deduções, que são aquelas despesas com saúde, educação e previdência, por exemplo. Estas reduzem os rendimentos tributáveis, enquanto as destinações são subtraídas diretamente do total de imposto devido. Isso não significa que o contribuinte vai pagar menos impostos; significa que ele vai contribuir de outra forma”, afirma Marrocos.

Como contribuir?

Ao longo do ano-calendário, é possível fazer as doações diretamente aos fundos especiais por meio de depósitos bancários nas contas vinculadas a eles. Ao fazer isso, o contribuinte deverá solicitar o recibo de doação. Na hora de completar a declaração de Imposto de Renda a ser enviada para a Receita Federal, basta informar as transferências, na ficha "Doações Efetuadas". É importante ressaltar que a dedução dos valores doados só é válida para quem preencher a declaração no regime completo.

No caso dos fundos de assistência a crianças, adolescentes e idosos, também é possível fazer destinações diretamente na declaração. Para isso, quando for emitir o documento, o contribuinte deverá preencher a ficha "Doações Diretamente na Declaração" e pagar o Darf correspondente à doação até o prazo final de entrega da declaração. Nesse caso, porém, o limite para doação é de 3% do valor devido.

Curitiba é a cidade campeã de destinações de Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente e o Fundo da Pessoa Idosa em 2023

Em reunião, realizada em agosto, o delegado da Receita Federal em Curitiba, Marcos Rinaldi, destacou a campanha realizada na região, que abrangeu diversos municípios, com o envolvimento da Comissão CRCPR Voluntário, pela qual foram arrecadados 8,84 milhões de reais em destinações para o Fundo da Criança e do Adolescente, posicionando a capital paranaense em primeiro lugar no ranking de cidades que mais realizaram destinações em 2023. Em terceiro lugar em valores destinados neste ano, o Paraná atingiu a marca de 33,41 milhões de reais (33.13% a mais do que no ano anterior). A reunião objetivou discutir os resultados da arrecadação dos Fundos da Criança e do Adolescente e o da Pessoa Idosa, provenientes de destinações de IR devido feitas pelos contribuintes pessoa física referentes ao ano-calendário 2022, seja por meio de doações diretas a entidades, seja pelo preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em 2023. Para saber mais, clique aqui!
"Devemos agradecer aos contadores, às entidades beneficentes e, principalmente, aos contribuintes, que não mediram esforços para este acréscimo no repasse às destinações de IRPF. Dessa forma, as pessoas em estado de vulnerabilidade social poderão ser melhor assistidas  em nosso estado", disse o coordenador do CRCPR Voluntário, Francisco Savi.

Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.