Na quinta-feira (17/8), o coordenador da Comissão CRCPR Voluntário, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Francisco Savi, reuniu-se com representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Comissão CFC Voluntário, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na sede do CRCPR. A reunião objetivou discutir os resultados da arrecadação dos Fundos da Criança e do Adolescente e o da Pessoa Idosa, provenientes de destinações de imposto de renda devido feitas pelos contribuintes pessoa física referentes ao ano calendário 2022, seja por meio de doações diretas a entidades ou no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em 2023.

Savi comentou a respeito do impacto causado nas arrecadações deste ano e agradeceu a todos os envolvidos no trabalho realizado pela Comissão.

"É emocionante ver os servidores da Receita Federal do Brasil divulgando os recursos destinados a crianças e idosos, com Curitiba liderando, ao arrecadar R$ 8,8 milhões (5,04% do total nacional) para crianças e R$ 2,6 milhões para idosos. O Paraná ficou em 3º lugar, com aumentos significativos, de 34% para crianças e 28% para idosos. Esse sucesso é resultado do esforço de contadores, entidades beneficentes, conselheiros, imprensa e nossa equipe voluntária do CRCPR. A Receita Federal e membros do CFC elogiaram e aplaudiram esses resultados. Agradecemos ao CFC Voluntário por sua participação crucial. Devemos engajar mais entidades e contribuir para melhores resultados, já que 97% dos valores disponíveis ainda não foram destinados. Investir em comunicação com os contribuintes e a sociedade é essencial. Unidos, somos mais fortes e eficazes," comentou Savi.

O delegado da Receita Federal em Curitiba, Marcos Rinaldi, destacou a campanha realizada na região, que abrangeu diversos municípios, com o envolvimento da Comissão CRCPR Voluntário, na qual foram arrecadados 8,84 milhões de reais em destinações para o Fundo da Criança e do Adolescente, posicionando a capital paranaense em primeiro lugar no ranking de cidades que mais realizaram destinações em 2023. Em terceiro lugar em valores destinados neste ano, o Paraná atingiu a marca de 33,41 milhões de reais (33.13% a mais do que no ano anterior).

"Envolvemos várias cidades, algumas aumentaram significativamente suas contribuições, mas há margem para melhorias. Portanto, esta reunião é crucial para aprofundar o diálogo com a Contabilidade", mencionou Marcos Rinaldi.

Representando o CRCPR, além do coordenador da Comissão, esteve presente o vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Dóro Jr. Pela Receita Federal do Brasil (RFB), participaram a auditora-fiscal Valéria de Carvalho Sobral; o coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) Eduardo Augusto Caimbro; a coordenadora nacional da Cidadania Fiscal Ana Paula Sacchi Kuhar; o delegado do órgão em Curitiba, Marcos Vinicius Rinaldi; e a superintendente da 9ª Região Fiscal, Cláudia Regina Thomaz, também estiveram presentes.  Representando a Comissão CFC Voluntário, participaram a coordenadora, Gercimira Rezende e o coordenador adjunto e conselheiro representante do Paraná no CFC, Maurício Gilberto Cândido.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.