Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

No dia 18 de julho, o programa CRCPR em Sua Região esteve em Bandeirantes. Na ocasião, foram apresentados os projetos da atual gestão, as atividades institucionais, os produtos do CRCPR e a realidade atual da profissão no Brasil. O contador Lino Martins é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Bandeirantes, desde 1992. Durante o evento, o delegado recebeu uma homenagem do Programa 50+, entregue pelo presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

O programa homenageia profissionais contábeis do Paraná com mais de 50 anos ininterruptos de registro e efetivo exercício da profissão, com o objetivo de reconhecer e valorizar aqueles que prestaram serviços de forma continuada, dedicando suas vidas com mérito e comprometimento à contabilidade.

Nesta entrevista, Lino Martins conta um pouco sobre sua trajetória profissional e o trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para assumir a função de delegado representante do CRCPR?

Lino Martins (LM): Há mais de três décadas, sou delegado do CRCPR. Em 1992, recebi o honroso convite do meu amigo de escola e, na época, presidente do CRCPR, Kenji Iwamoto, para ser delegado, convite que aceitei com imenso orgulho. 

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Bandeirantes, como tem atuado?

LM:  Tenho atuado em nossa 47ª delegacia, em Bandeirantes e região, com ética e respeito, prestando serviços de qualidade à comunidade contábil. Desde que me tornei delegado, tenho representado essa entidade como um suporte para a profissão contábil, promovendo desempenho e ética.  O CRCPR é um órgão que confere respeito e credibilidade aos profissionais contábeis em suas atividades diárias.


CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional e relação com o CRCPR?


LM: Iniciei minha jornada no escritório contábil aos 11 anos e, aos 80 anos, ainda atuo com paixão pela profissão. Minha esposa e eu conquistamos o diploma de técnicos contábeis e, juntos, registramos nossas carteiras no CRCPR, sob os números "7007" e "7008", sempre trabalhando com dedicação e zelo pela contabilidade. Além de minha dedicação à carreira contábil, destaco minha participação ativa nas áreas social e política de meu município: na área social, atuei como tesoureiro da Santa Casa de Bandeirantes, tendo integrado à diretoria por mais de 30 anos; também exerci a presidência do S.O.S (Serviços de Obras Sociais). Na política, fui vereador, de 1982 a 1988, e fui prefeito, por dois mandatos: de 1997 a 2001 e de 2017 a 2021. Enfrentei desafios, como a pandemia de Covid-19 em 2019-2020, mas, mesmo assim, consegui cumprir os compromissos municipais e aumentar a receita. Durante minha trajetória com o CRCPR, pudemos realizar mais de 40 eventos para profissionais da contabilidade. 

   

Programa 50+ 


A homenagem por tempo de exercício da profissão contábil não é concedida de forma automática, mas por solicitação do próprio profissional, de colegas, funcionários, clientes, enfim, pessoas que reconheçam a importância desses profissionais em suas áreas de atuação. O pedido, acompanhado de breve currículo, deve ser protocolado em uma das unidades do CRCPR ou enviado para o e-mail secretaria@crcpr.org.br. O indicado deve estar em situação registral ativa e regular e não poderá estar litigando ou ter litigado contra o CRCPR nos últimos dez anos ou ter sofrido punição do CRCPR transitada em julgado, de qualquer natureza, nos últimos cinco anos. Caberá ao Plenário a aprovação da indicação, que fixará a data da sessão em que ocorrerá o ato de homenagem.


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.