Estão confirmadas as presenças dos vice-presidentes de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Jefferson Paulo Martins, e de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem, e de convidados como o advogado Helder Eduardo Vicentini, a psicóloga Gabriela Comper e o coordenador do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Carlos Chelfo.
CRCPR Online: Na sua visão, quais áreas da contabilidade tendem a se destacar — e como fazer com que todos se beneficiem das mudanças da Reforma?
Helder Vicentini (HV): A Reforma Tributária abriu importantes oportunidades para que o contador ofereça serviços estratégicos de consultoria, ajudando a otimizar o desempenho tributário das empresas. Serviços como simulação e planejamento tributário, especialmente durante o período de transição, podem gerar benefícios significativos à contabilidade. Além disso, a Reforma vai além da simples substituição de tributos: alterações impactarão a forma de negociar comercialmente, a tomada de crédito tributário, a formação de preços, o fluxo de caixa, a cadeia de suprimento e os contratos. O planejamento estratégico para os próximos anos também precisará ser revisto. São muitas as oportunidades para quem se preparar para oferecer consultoria sobre esses temas.
CRCPR Online: Com tantas novas exigências e responsabilidades, quais dicas poderia dar para o contador se reorganizar e atender plenamente o novo cenário tributário?
HV: A partir de 2026, passaremos a conviver com dois sistemas tributários diferentes e simultâneos. Todas as mudanças citadas anteriormente geram oportunidades para a nova oferta de serviços. Não há dúvidas de que o contador precisará estar apto a conviver e atender nesses dois regimes diferenciados. Contudo, com relação aos impactos anteriormente citados, o contador precisa entender se operacionalmente será mais vantajoso expandir a equipe para atender a todas essas demandas, ou se lhe é mais benéfico se associar com outras consultorias que possam agregar valor aos seus serviços a um custo mais baixo, mas que lhe garantam rentabilidade e que proporcionem um excelente resultado ao seu cliente. Na prática, tenho visto muitas parcerias sendo construídas com a finalidade de proporcionar agilidade, rentabilidade e segurança à carteira de clientes, sem a necessidade de que sejam realizados pesados investimentos, sobretudo através do aumento da mão de obra.
Para inscrever-se, clique aqui!
Data: 12/11
Horário: 9h às 16h30
Local: auditório do Sicredi - Rua Almirante Barroso, 1302, Centro, Foz do Iguaçu
Inscreva-se aqui!
Reprodução permitida desde que citada a fonte.