Encerrando-se na tarde do dia 23, evento já tem inscrições abertas para próxima edição, em Guarapuava (26 e 27/11). Na foto, da esq. p/ a dir.: Paulino de Oliveira (pres. Fecopar), Rodinei Bonfadini (conselheiro CRCPR), Jefferson Paulo Martins (vice-pres. de Adm. e Finan. CRCPR), Everson Breda Carlin (pres. CRCPR), Euclides N. Correia (pres. SESCAP-LDR), Laudelino Jochem (vice-pres. de Desenvolv. Prof. CRCPR) e Cesar Ponte Dura (conselheiro CRCPR)

Simone Sanches conduziu o tema "Contabilidade e Sustentabilidade: Entenda a IFRS S1 e S2 nas PMEs", mediado por Talita França Vaz

Na tarde do dia 23, o "CRCPR e SESCAP-LDR em Sua Região", em Londrina, fechou a intensa e diversificada programação com as palestras sobre sustentabilidade, condomínio agrário e desenvolvimento de competências. A próxima edição do evento, última do ano, acontecerá em Guarapuava, nos dias 26 e 27 de novembro, e terá o mesmo formato, mas programação diferenciada do encontro anterior. Saiba mais, aqui

O tema "Contabilidade e Sustentabilidade: Entenda a IFRS S1 e S2 nas PMEs", conduzido por Simone Sanches e mediado por Talita França Vaz, abordou Normas Simplificadas para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) relacionadas ao tema, explicando sobre a atuação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), e ressaltando a relevância das informações não financeiras para essas entidades.

A palestrante apresentou cada as duas normas vigentes, que definem as divulgações de informações sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade e às mudanças climáticas. Além de discutir sobre a operacionalização das divulgações, Sanches ressaltou os ganhos de valor para quem as realiza.

"Como posso transformar os riscos da implementação das práticas ESG em oportunidades? Primeiramente, não trabalhar sozinhos. Além disso, é imprescindível que o profissional da contabilidade busque capacitação. Já existem inúmeras excelentes ferramentas no mercado, muitas delas gratuitas e outras, a valores bastante acessíveis", explicou Sanches. Por fim, respondendo à pergunta de um participante sobre como verificar na prática se as empresas estão mesmo aplicando e se beneficiando das práticas ESG, ela alertou: "Esse é um excelente ponto. Precisamos, primeiramente, ficar atentos às práticas de green washing*. E como a gente verifica isso? Comparando as demonstrações contábeis, verificando se houve melhoria no desempenho da empresa em índices estratégicos, medindo a satisfação dos colaboradores, enfim, utilizando as ferramentas de auditoria disponíveis para comprovar que as práticas estão sendo efetivamente implementadas e trazendo os resultados esperados", esclareceu a professora.
Mais tarde, o palestrante Valdecir Mokwa falou sobre o novo modelo societário condominial de uso exclusivo da atividade rural, o "Condomínio Agrário", com mediação do conselheiro do CRCPR, Rodinei Bonfadini. Mokwa enfatizou que os condomínios agrários foram criados visando atingir a escala econômica viável das explorações agropecuárias no país, e demonstrou as possibilidades e benefícios de união para pequenos, médios e grandes produtores rurais, que podem passar a explorar a atividade de forma coletiva. Tratou ainda sobre os tipos de condomínio agrário (produtor e auxiliador), como funciona a tributação, e sobre os detalhes da participação dos condôminos.
"Na constituição de um condomínio agrário, não se pode misturar pessoas físicas com pessoas jurídicas, por causa de questões tributárias. Mas é possível fazer condomínios de pessoas físicas e de pessoas jurídicas de tamanhos diferentes", detalhou Mokwa. "Embora estejamos acostumados com organizações complexas com as quais temos que lidar no emaranhado de leis e normas que regem os negócios em nosso país, o condomínio agrário foi idealizado para ser uma coisa simples, com participação dos condôminos de forma proporcional, atos negociais concentrados em um único CNPJ e rateio proporcional de receitas, gastos e investimentos", disse.

O palestrante Dalmir Sant Anna encerrou as apresentações com o tema "Oportunidades: reconheça as chaves para desenvolver as suas competências", abordado em um show de ilusionismo e entretenimento.

"Muitas pessoas que não vieram hoje vão dizer que não tiveram tempo. Não! Elas administram mal o tempo!", enfatizou Sant Anna. "Aquele guarda-livros do passado já não se encaixa mais nesta profissão apaixonante que é a contábil. Por isso, queremos pessoas que agradeçam", vibrou o palestrante.

"Condômínio Agrário foi tema apresentado pelo palestrante Valdecir Mokwa e mediado por Rodinei Bonfadini

Saiba mais sobre a próxima edição que acontece em Guarapuava e contará com programação diferenciada: clique aqui

*Green washing: prática em que empresas fazem parecer que são ambientalmente responsáveis por meio de marketing enganoso, enquanto suas ações reais têm pouco ou nenhum impacto positivo no meio ambiente.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.