Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O contador Carlos Bueno de Morais é o delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na região de Umuarama. No dia 9 de agosto, o programa CRCPR em Sua Região esteve na cidade. O evento contou com a presença do delegado e do presidente do Conselho, Laudelino Jochem. Na ocasião, foram apresentados projetos da atual gestão, as atividades institucionais, os produtos do CRCPR e a realidade atual da profissão no Brasil. 

Os delegados representantes do CRCPR são profissionais da contabilidade nomeados para representar a instituição em suas bases regionais, além de prestar atendimento a profissionais e organizações contábeis quanto a assuntos relacionados ao Conselho. A atividade é honorífica (não remunerada) e o procedimento de escolha é realizado pelo CRCPR entre os candidatos que possuam registro ativo e regular. 

Nesta entrevista, Carlos Bueno de Morais conta um pouco da sua trajetória profissional e do trabalho do CRCPR na região.

CRCPR Online: Qual foi a sua motivação para se candidatar à função de delegado representante do CRCPR?

Carlos Bueno de Morais (CBM): Inicialmente, fui indicado por colegas da classe contábil que me perguntaram sobre a aceitação desse cargo. Aceitei prontamente devido à sua relevância e também porque me motivou o prazer em servir, minha competência técnica e o senso de solidariedade. Reconheço a importância da instituição que luta pelos interesses da classe contábil.

CRCPR Online: Quanto à comunidade contábil da região de Umuarama, como tem atuado?

CBM: Minha atuação junto ao conselho é imparcial e ética, em benefício da categoria e da sociedade, sempre respeitando a individualidade de cada pessoa. Ofereço suporte por telefone, e-mail e presencialmente, com zelo, diligência e honestidade.


CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?


CBM: Inspirado pela visão empreendedora de meu pai, minha jornada no mercado de trabalho começou desde muito cedo, em Tapira/PR. Por curiosidade, tive acesso ao escritório da serraria em que ele participava e fiquei admirado com os maquinários, livros, notas fiscais e fichas contábeis. Em Caarapó/MS, alguns anos depois, gerenciei um setor da serraria com cerca de 32 funcionários, além de cuidar do resultado financeiro. Dos 17 aos 25 anos, trabalhei em empresas em Caarapó/MS e Guarulhos/SP, incluindo cargos burocráticos e comerciais, como bancário e empresário de materiais elétricos. Em Umuarama/PR, retornei ao meu estado natal e comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade aos 25 anos, posteriormente me tornando sócio e responsável técnico. Atuo como empresário contábil desde 1991, até hoje. Desde criança, me identifico com negócios, especialmente serviços relacionados a escritório. Atuei como escriturário, auxiliar de escritório, gerente de produção, auxiliar de contabilidade, guarda livros prático e técnico contábil. Sou formado em Contabilidade e Gestão de Empresas, além de especialista em Marketing Político, Legislação e Prestação de Contas Eleitorais. Também atuo em Assessoria Empresarial na área de viabilidade econômica e financeira de negócios. Minha trajetória com o CRCPR começou em 1989, com meu primeiro registro como Técnico Contábil, percorrendo caminhos ligados ao conselho ao longo da minha carreira, inicialmente como autônomo e empresário contábil, e desde março de 2015, como delegado da entidade.

CRCPR Online: Depois que se tornou delegado representante, o que mudou na sua visão em relação à entidade?

CBM: Eu sempre tive uma visão positiva em relação ao papel do CRCPR para o setor contábil e para a sociedade, mas confesso que tinha um pouco de receio em relação às questões relacionadas à fiscalização, como as exigências ou cobranças de regularidade. Além disso, em minha opinião, havia certa carência com relação à educação continuada e orientação preventiva. No cenário atual, essas questões passaram por uma mudança e fortalecimento significativos, sendo de extrema valia para o setor contábil. Ao me tornar delegado dessa respeitada entidade, pude perceber, na prática, a seriedade, honestidade, discrição, competência e o cuidado que são dispensados por essa instituição à comunidade contábil e à sociedade em geral.

   

Em agosto, CRCPR em Sua Região esteve em Umuarama


No dia 9 de agosto, o CRCPR em sua Região esteve em Umuarama. O encontro aconteceu no Sindicato dos Contabilista de Umuarama (SINCOUMA) e contou com a presença do delegado representante da região, membros da diretoria, conselheiros e funcionários do CRCPR. Em agosto, três cidades receberam eventos da programação do CRCPR em Sua Região. No dia 9, foi a vez de Paranavaí e Umuarama, e no dia 10, Goioerê.




Reprodução permitida, desde que citada a fonte.