No dia 21, o programa Escola Técnica Básica do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) transmitiu na TV CRCPR seu quarto episódio, com palestra voltada ao tema "Societário", esclarecendo desta vez aspectos práticos relacionados a "Contratos e Procedimentos", como a elaboração e estrutura do instrumento, cláusulas obrigatórias e facultativas, procedimento para registro, bem como busca de Nomes e Consulta Prévia de Viabilidade (CPV). Demonstrou também situações que envolvem Receita Federal, Junta Comercial, Certificado Digital e assinatura Gov.br, além de procedimentos pós-registro, como inscrição municipal e estadual, regime tributário Simples Nacional, lucro presumido ou lucro real, licenças dos bombeiros, sanitária, ambiental, etc. Assista à gravação clicando aqui!

Em abril, próximo episódio abordará Roteiro para Registro em Exemplos Práticos

Já no dia 4 de abril, o quinto e último episódio da primeira temporada, sobre o tema "Societário", abordará "Roteiro para Registro em Exemplos Práticos". A participação durante a estreia e vale 1,5 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para quem estiver previamente inscrito e confirmar presença por meio do link disponibilizado no chat ao longo da transmissão. A palestra esclarecerá acerca do fluxo para constituição de entidade (MEI e Ltda.), para alteração contratual  - como mudança de objeto social, abertura filial, ingresso/saída de sócio, mudança de endereço - e baixa de entidade.

Para se inscrever, clique aqui!

Todos os cinco episódios desta primeira temporada, lançada em janeiro, são ministrados pelo instrutor e consultor jurídico-tributário Evarley dos Santos Pereira. Ele também é auditor, perito judicial, sócio-diretor de empresa e pós-graduado em Planejamento Tributário, Gestão Tributária, Auditoria Tributária e Docência Superior. E nessa temporada aborda conceitos e noções básicas sobre a temática Societário, tais como Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual (EI), Sociedades (SOC), Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (S/A) e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

"O objetivo da Escola Técnica Básica é capacitar profissionais contábeis que acabaram de entrar no mercado de trabalho, demonstrando o passo a passo das atividades diárias. Além disso, a ferramenta é muito útil às empresas contábeis, que podem utilizá-la capacitar para suas equipes, a qualquer tempo e lugar, de forma gratuita", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

Em recente pesquisa realizada pelo CRCPR, identificou-se a dificuldade de organizações contábeis na contratação e formação de novos colaboradores, ficando evidente o interesse dos gestores por atualizações em aspectos básicos da profissão para seus colaboradores, com ênfase prática nas áreas contábil, societária, fiscal e de departamento pessoal. Diante disso, na Escola Técnica Básica CRCPR os palestrantes trazem informação objetiva, rápida e atualizada sobre assuntos técnicos do dia a dia dos serviços das empresas contábeis.

"Outra novidade é que cada episódio conta com links para os diferentes capítulos, os chamados time stamps, na descrição dos vídeos. Desse modo, é possível localizar rapidamente cada tópico quando for necessário rever ou tirar dúvidas pontuais", explica o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem.

Assista à quarta aula, voltada ao tema "Contratos: Procedimentos de Elaboração", no vídeo a seguir!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.