A Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), no próximo dia 27 de abril, o 1º Encontro Nacional de Comissões da Diversidade e Inclusão de CRCs. Com o tema "Construção de um diálogo coletivo", o evento reunirá as comissões de diversidade de Conselhos Regionais de vários estadosO encontro acontecerá no formato online, das 9h às 12h, contará com debate entre os presidentes dos conselhos regionais (CRCs) e coordenadores das comissões participantes, além de compartilhamento de experiências do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e CRCs Paraná, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Alguns dos assuntos a serem discutidos serão a diversidade e inclusão no relato integrado, desafios e tendências do nome social, acessibilidade nos espaços contábeis, mapeamento na classe contábil e uma contabilidade antirracista. O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, fará a abertura do evento e falará sobre a importância do apoio e desafios dos CRCs para o fortalecimento da temática de diversidade e inclusão nas organizações contábeis, bem como as tendências nesta esfera.

Criada em abril de 2022, a Comissão do CRCPR tem foco no desenvolvimento de ações que colaborem na busca da igualdade de direitos e oportunidades, visando prevenção e enfrentamento de discriminações vivenciadas por profissionais da contabilidade, sejam jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas negras, indígenas e outros povos tradicionais, estrangeiros e migrantes, religiosos e  outras demandas diretamente relacionadas aos direitos humanos de pessoas ou grupos vulneráveis. A Comissão discute problemáticas no contexto contábil e visa difundir conhecimentos e fomentar uma cultura organizacional inclusiva e diversa nos ambientes inerentes ao exercício da profissão contábil.

Confira aqui entrevista realizada em 2022 com o coordenador da Comissão, Iago França Lopes!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.