No dia 8 de outubro, a Comissão CRCPR Voluntário realizou uma oficina sobre Educação Financeira, no âmbito do Projeto Jovens Promissores, resultado da parceria estabelecida entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR),
Conduzida na sede do TJPR, em Curitiba, a oficina foi ministrada pelo conselheiro e integrante da Comissão CRCPR Voluntário, Francisco Savi, e pela contadora Marcia Regina Cordoni Savi.
Durante o evento, jovens acolhidos por instituições de apoio parceiras do TJPR receberam orientações práticas sobre administração financeira, planejamento, estratégias para economizar nas despesas do dia a dia, consumo consciente, uso de cartões de crédito, compreensão sobre juros, impostos e cheque especial, bem como outros tópicos relacionados ao contexto financeiro.
O principal objetivo da iniciativa é capacitar os jovens beneficiados pelo programa, promovendo uma atitude responsável em relação às finanças pessoais, capacitando-os para conquistar autonomia em suas vidas financeiras, à medida que se preparam para ingressar no mercado de trabalho e se desvincularem das instituições de acolhimento.
Sobre o Programa Jovens Promissores
O programa foi concebido em 2017 pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, em colaboração com o Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ) e a Escola dos Servidores da Justiça Estadual do Paraná (ESEJE). Além da oficina sobre Educação Financeira promovida pelo CRCPR, os jovens também participam de visitas e palestras em diversas instituições, como a Polícia Militar, Polícia Civil, CIEE, entre outras.
Em 2019, o CRCPR foi reconhecido com o Selo Acolhedor Prata em virtude dessa iniciativa. A premiação ocorreu em uma cerimônia realizada no auditório do Tribunal, em Curitiba.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.