00286006.jpg

Allana Caroline da Silva, 16 anos, atendida pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação de Ação Social (FAS) em uma unidade de acolhimento, fez parte do novo grupo de formandos do programa Jovens Promissores, promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e outros. A cerimônia foi nesta quarta-feira (4), no auditório do Tribunal, na Capital paranaense, e reuniu 50 adolescentes acolhidos pelo município. “Adorei, me ajudou muito porque antes eu não falava em público, não conseguia me expressar”, disse Allana, logo após a formatura. Segundo ela, tudo o que aprendeu a deixou mais preparada para a conquista de um emprego.

Francisco Savi (esq.), conselheiro suplente do CRCPR e coordenador do PVCC no Paraná, Viviane Junkert dos Santos, orientadora do Programa Jovens Promissores no TJPR e Thiago Ferro, presidente da FAS.

Parceiro do TJPR desde o início do programa, o CRCPR foi homenageado durante a solenidade, com o Selo Acolhedor Prata. A participação do CRCPR no projeto se dá por meio da condução de oficinas sobre finanças pessoais. Contadores voluntários integrantes do PVCC dão dicas aos jovens, sobre como administrar seu dinheiro, fazer suas despesas se adequarem à sua renda, econominazando para realizar seus sonhos e praticando o consumo consciente. Francisco Savi, coordenador da Comissão Estadual do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), recebeu o certificado em nome do CRCPR.

Selo Acolhedor Prata.JPG

No mesmo evento, 25 crianças receberam certificados por terem participado do novo projeto do TJ, o Piá, Projeto de Incentivo à Autonomia, com foco na participação de crianças e jovens assistidos pelos programas sociais do Tribunal em atividades educativas e culturais, que também conta com o apoio do CRCPR. Os dois programas são promovidos pela 2ª Vice-Presidência do TJPR.

Oficina de educação financeira realizada no CRCPR em 7 de marçoOficinas

Durante três meses de capacitação, Allana e os colegas participaram de oficinas de empreendedorismo, empregabilidade, e educação financeira - estas últimas ministradas por profissionais da contabilidade participantes do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Visitaram ainda instituições como quartéis do Exército, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, clube de futebol e o Museu Oscar Niemeyer.

Todos também foram acompanhados por psicólogos e coachings de carreira que abordaram temas do mundo do trabalho. O programa prevê ainda o encaminhamento dos jovens para vagas de emprego, estágios ou aprendizagem.

00286002.jpg

Cidadania

O 2º vice-presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, explicou que os programas Jovens Promissores e o Piá fazem parte da política pública do órgão que têm como foco a cidadania, importante para construção de uma sociedade mais justa.

“São programas que fomentam a autonomia das pessoas para enfrentar a vida, a realidade. Vivemos hoje em uma socidade violenta e queremos que esses jovens possam resolver conflitos de forma consensual. Precisamos cultivar uma cultura de paz”, disse.

Esta foi o terceiro grupo da FAS a participar do programa que atende também jovens de outros municípios. Ao todo, 181 adolescentes foram capacitados desde 2017, quando o programa foi criado, sendo que 68 deles foram colocados no mercado de trabalho.

Sobre o Programa Jovens Promissores

A iniciativa do “Programa Jovens Promissores”, desenvolvida pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, com o apoio do CONSIJ (Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude) e da ESEJE (Escola dos Servidores da Justiça Estadual do Paraná), visa oferecer aos jovens acolhidos ferramentas para sua autonomia. Além da Oficina sobre Educação Financeira do CRCPR, os jovens participam de visitas e palestras em outros órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil, CIEE e outros. Ao final, os adolescentes que concluírem a etapa de formação participarão de uma formatura, promovida pelo TJPR, e receberão orientações individualizadas para encaminhamento a cursos profissionalizantes e para o ingresso no mercado de trabalho.

Contadores voluntários em ação no Piá

No último dia 21 de novembro, o coordenador da Comissão Estadual PVCC, Francisco Savi, e as contadoras voluntárias Marcia Savi e Lia Nogar realizaram  uma ação de educação financeira com um grupo de crianças de oito a 12 anos que integram o Piá - Projeto de Incentivo a Autonomia. A ação ocorreu no Mercado Municipal de Curitiba, e contou com aparticipação de 24 crianças que, divididas em três grupos, percorreram as dependênciasdo estabelecimento com a missão de pesquisar e comparar os preços de seis tipos de frutas, para aprender a identificar as diferenças de preços e perceber que pesquisando é possível comprar melhor, economizar e comprar mais. Os voluntários também passaram informações sobre o combate ao desperdício no ambiente doméstico, passando dicas sobre como economizar água e luz. Mães e pais sociais responsáveis pelas crianças também acompanharam a visita. No final da atividade, a administração do Mercado Municipal serviu aos participantes sucos naturais e uma salada de frutas feita com os alimentos pesquisados e a proprietária de uma barraca de pastel ofereceu o quitute gratuitamente para todas as crianças.

Visita PVCC Mercado Municipal 21-11-19 (4).jpg

Com informações do site da Prefeitura de Curitiba

Fotos:  Ricardo Marajó/FAS e Karin Oliveira (CRCPR)

Reprodução permitida, desde que cidata a fonte.