Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Everson Breda Carlin, realizou a abertura do Fórum do Auditor 2023.

Com grande público, no dia 27 de setembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou o tradicional Fórum do Auditor. Produzido pela Comissão CRCPR Auditoria Contábil, o fórum foi transmitido pela TV CRCPR e contou com até 8 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC). Para emitir o certificado de participação, basta acessar a área restrita do site do CRCPR.

Os painéis do fórum exploraram questões relacionadas à produtividade e qualidade de vida, o papel crucial da auditoria e governança na detecção de fraudes, passando pelo impacto das tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA) e ferramentas de auditoria. Além disso, também foi abordado o percurso profissional dos auditores, desde as instituições de ensino até o mercado de trabalho.

“É com satisfação que eu anuncio que superamos a marca de 1.000 inscritos no evento. Saúdo a todos os que nos assistem, não só no Paraná, mas em todo o Brasil!”

A abertura do evento foi realizada por Everson Breda Carlin, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR.

“Estar aqui hoje é para nós motivo de muita alegria, sabendo que tantos de nossos colegas auditores estão conectados buscando sempre aprender mais e mais. A busca por qualificação, além de ser fundamental para atender a necessidades específicas, traz também preparação para os desafios profissionais”, comentou Gerson Borges de Macedo. 

Sérgio Porciúncula Jr., coordenador da Comissão responsável pela realização do Fórum, expressou seu agradecimento a todos pela participação e fez uma breve introdução dos temas que seriam apresentados, bem como dos palestrantes.

“Os quatro painéis que apresentaremos hoje foram elaborados com muita dedicação e carinho pelos integrantes da nossa comissão e pelos funcionários do CRCPR”, completou o coordenador. 

 O primeiro painel do evento, intitulado "Produtividade e qualidade de vida: em busca do equilíbrio", foi ministrado por Rodrigo Puppi, psicólogo especialista em Clínica Analítico-Comportamental e mediado pelo coordenador da Comissão, Sérgio Porciúncula Jr. Durante sua apresentação, Rodrigo levantou questionamentos essenciais sobre o conceito de sucesso no contexto profissional, provocando reflexões sobre o que realmente significa aumentar a produtividade. O psicólogo enfatizou a importância de investir tempo fora do ambiente de trabalho em cuidados pessoais, saúde e qualidade de vida, destacando a incrível eficácia do exercício físico como um remédio universal, capaz de fortalecer o corpo, melhorar o controle emocional, aumentar a concentração e a capacidade respiratória, bem como promover a interação social e o engajamento. 

Rodrigo Puppi - Psicólogo especialista em Clínica Analítico-Comportamental.
Sérgio Augusto - Coordenador da Comissão CRCPR Auditoria Contábil.

No segundo painel da manhã, intitulado "Auditoria e Governança: responsabilidades pela detecção de fraudes", a mediação ficou a cargo de Edson Costa, membro da Comissão do CRCPR. Os palestrantes desse painel foram Everson Breda Carlin, VP do CRCPR, e Wesley Figueira, contador, auditor e especialista em Finanças Corporativas. Durante suas apresentações, os palestrantes abordaram questões cruciais relacionadas à detecção de fraudes nas empresas. Edson Costa compartilhou dados de uma pesquisa recente da KPMG, destacando que até 1,5% do lucro das grandes companhias é perdido devido a fraudes e não conformidades, e que 71% dos entrevistados já enfrentaram algum tipo de fraude, seja interna ou externa.

Edson Costa - Administrador, Contador e sócio de Auditoria da KPMG.
Everson Breda Carlin - VP de Administração e Finanças do CRCPR.
Wesley Figueira - Contador, Auditor e sócio-diretor da VBR Brasil Group.

Em seguida, Everson Breda Carlin comentou sobre a percepção equivocada que muitas vezes a sociedade e o meio empresarial têm sobre o papel do auditor, enfatizando que eles não são super-heróis que podem resolver todos os problemas, mas sim profissionais com uma enorme responsabilidade. O painelista Wesley Figueira destacou o papel dos auditores independentes na verificação da ocorrência de fraudes e na análise dos controles internos das empresas.

“Nós, auditores independentes, temos, sim, a responsabilidade de verificar a ocorrência de fraudes, de examinar os controles internos, mas partimos do pressuposto de que a empresa fez, por meio de sua contabilidade, tudo o que é possível para evitar problemas. Aí vem sempre aquela pergunta: mas o auditor não viu? Nem sempre é possível detectar os problemas da empresa no balanço. Até porque existe a questão da limitação de tempo e de custo para a empresa ter um auditor independente verificando cada pequeno detalhe”, comentou Wesley Figueira

No período da tarde, o terceiro painel do evento abordou o "Impacto das tecnologias emergentes na auditoria contábil: IA, Chat GPT e Ferramentas de Auditoria" e foi ministrado pelo líder de Auditoria, com 24 anos de experiência na área, Márcio Santos, e mediado pelo auditor e integrante da Comissão CRCPR Auditoria, Rafael Medina. O painel explorou as influências trazidas pelas tecnologias emergentes na prática da auditoria contábil, incluindo a incorporação de Inteligência Artificial, sistemas como Chat GPT e outras ferramentas inovadoras que podem ser utilizadas por auditores.

"As profissões podem, sim, ser afetadas, mas assim como aconteceram outras vezes com diferentes tecnologias, dois ou três anos depois, a gente continua seguindo. São alterações no modelo como executamos as coisas, mas não existe qualquer chance de exterminação de profissões, especialmente no nosso contexto, que é mais técnico", comentou Márcio Santos. 

Da esq. para à dir.: Márcio Santos e Rafael Medina.

Finalizando o evento, o último painel abordou "Carreira do Auditor: das Instituições de Ensino ao Mercado de Trabalho" e teve mediação realizada pelo coordenador da Comissão, Sérgio Porciúncula Jr., e participação de Alessandra BichofEdicreia Andrade dos SantosHugo Dias AmaroEverton Paetzold e Emmanuele Spaine, essa última substituiu o palestrante Diego Godoy que por motivo de força maior não pode comparecer ao evento. Neste painel, os docentes exploraram suas experiências e trajetórias nas instituições de ensino, enriquecendo a discussão com suas visões sobre o percurso da carreira de Auditor. Além disso, a conversa abrangeu o mercado de trabalho, aprofundando-se na profissionalização dos contadores, a importância das habilidades interpessoais (soft skills) e técnicas (hard skills), bem como nas competências específicas necessárias para o sucesso na área.


Da esq. para a dir: Alessandra Bichof, Edicreia A, Santos, Hugo Dias Amaro, Emmanuela Spaine, Everton Paetzold e Sérgio Porciúncula Jr.

Confira entrevistas com perspectivas de alguns dos palestrantes do evento sobre os temas abordados:



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.