Na reunião, presidentes dos Conselhos Regionais discutem sobre temas comuns às entidades e preparam-se para receber a nova gestão do CFC

No dia 8 de dezembro, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo participaram da reunião de Presidentes do Sistema CFC/CRCs, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília/DF, que marcou a despedida de 2/3 dos conselheiros do Plenário que encerram seus mandatos de quatro anos no CFC, incluindo o presidente Zulmir Breda.

"Parabenizo o presidente Zulmir e todo o Plenário do CFC pela gestão nos últimos anos. Em especial, parabenizo a atuação da ex-presidente do CRCPR Lucelia Lecheta e da contadora Nilva Amalia Pasetto, que representaram o CRCPR no CFC agregando em diversas esferas. Ao longo desse período, Lucelia integrou o Conselho Diretor do CFC, sendo dois anos como vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e outros dois como vice-presidente de Registro. E Nilva esteve à frente da Comissão Nacional da Mulher Contabilista e atuou como integrante de Câmaras", comentou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

"Damos também as boas vindas aos novos integrantes do Plenário do CFC, para o qual o Paraná permanece à disposição e passa a ser muito bem representado pelo nosso atual vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Aguinaldo Mocelin, que há mais de 30 anos vem atuando junto ao CRCPR em prol dos profissionais e empresários contábeis do nosso estado, bem como pelo empresário contábil Maurício Gilberto Cândido, que também tem vários anos de serviços prestados aos profissionais do Paraná junto ao Conselho", disse Jochem.
Ex-presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta

Mocelin é de Ponta Grossa e, antes de ocupar a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional, já foi delegado, conselheiro suplente, conselheiro efetivo e vice-presidente de Desenvolvimento Regional. Ele terá como suplente o profissional da contabilidade Maurício Gilberto Cândido, empresário contábil de Maringá, que também foi conselheiro do CRCPR e por vários anos coordenou a Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

O presidente do CFC, Zulmir Breda, realizou ainda um agradecimento especial ao Paraná pelo apoio a todo o CFC durante a gestão, inclusive em tempos críticos como da pandemia.

A reunião abordou novas resoluções e projetos de lei, assim como temáticas comuns aos conselhos como Exame de Suficiência, carteira de identidade profissional, Manual de Auditoria e outros.

Para a gestão dos CRCs, foram discutidas a possibilidade de compras compartilhadas e questões de Governança, como adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP) e certificações. Por fim, o grupo avaliou a proposta orçamentária dos Conselhos de Contabilidade, o Balanço Patrimonial consolidado do Sistema CFC/CRCs e as pesquisas de Satisfação de 2021.