Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Nesta série de três artigos, o presidente Laudelino Jochem, que encerra no dia 31/12 os quatro anos de sua gestão à frente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, presta contas das realizações da entidade ao longo desse período.


Laudelino Jochem, presidente do CRCPR (2020-2023)


Na semana passada, falamos sobre como a tecnologia foi uma grande aliada do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para nos adaptarmos aos desafios sem precedentes que enfrentamos no início da gestão, em função da pandemia de covid-19. Embora o uso da inteligência artificial, de robôs, de ferramentas de teletrabalho etc., tenha sido fundamental para manter a entidade em pleno funcionamento e ajudando a classe contábil do Paraná a superar todos os desafios que foram surgindo ao longo daqueles terríveis dois anos de emergência de saúde que atravessamos, nada disso teria sido possível sem as pessoas

De um lado, os profissionais da contabilidade, cheios de temores e preocupações com a saúde própria e de seus entes queridos, mas também com a saúde financeira de suas empresas, a manutenção de postos de trabalho, a continuidade dos negócios de seus clientes. De outro, a equipe do CRCPR, vivenciando essas mesmas angústias, mas ciente do seu papel em ajudar a classe contábil a atravessar essa crise. O que pretendo contar aqui hoje poderá parecer uma sequência de fatos e números, mas não se engane o leitor: trata-se de uma história feita por pessoas e para pessoas.

"O que pretendo contar aqui hoje poderá parecer uma sequência de fatos e números, mas não se engane o leitor: trata-se de uma história feita por pessoas e para pessoas."

Naquele cenário de enorme risco e incertezas, não tivemos dúvidas: fomos o primeiro CRCdo país a fechar as portas e transferir as atividades para o regime deteletrabalho. Lembro-me bem, era 19 de março de 2020, uma data que parece já tão distante, diante de tudo o que conseguimos fazer. Instituímos um comitê de crise e, cada um conectado, na segurança de nossos lares, por meio de reuniões virtuais e grupos de aplicativo de mensagens, começamos a produzir conteúdos informativos para ajudar a classe contábil a entender as mudanças tributárias, trabalhistas, sanitárias e regulatórias de modo geral, que tinham impacto na vida das empresas naquele momento.


Além de produzir inúmeras edições do nosso boletim informativo semanal o CRCPR Online, que passou então a ser diário, em poucos dias estávamos no ar em nosso canal do YouTube, que mais tarde se tornaria a TV CRCPR, disponibilizando informação de qualidade, acessível a toda a classe contábil. Cada novo vídeo que lançávamos alcançava em poucos dias milhares de visualizações. Nossa equipe também conseguiu, mesmo de forma remota, formatar e lançar o Podcast CRCPR, sempre no intuito de disponibilizar informação rápida e de qualidade

Da mesma forma, nossos eventos migraram para o formato virtual e realizamos centenas de lives, cursos e palestras com transmissão ao vivo pela TV CRCPR, pois a profissão contábil é muito dinâmica e quem trabalha nos seus diversos segmentos não pode abrir mão de se atualizar constantemente. Dois grandes eventos virtuais, com transmissão de palestras simultâneas, marcaram a nossa primeira gestão: o primeiro foi o Fórum Virtual de Contabilidade do CRCPR, em outubro de 2020, cujos vídeos chegaram à época a obter um total de mais de 22 mil visualizações, e que serviu de teste para a 18ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, em agosto do ano seguinte. Foi um evento inesquecível, com palestrantes de primeira grandeza, em que atingimos marcas históricas de público, com mais de 2 mil pessoas conectadas simultaneamente, como o nobre propósito de aprender, se aprimorar, e, em última instância, tornar-se seres humanos melhores. 


Conforme fomos adquirindo expertise na disponibilização de conhecimento por meios virtuais, percebemos que tínhamos em mãos uma ferramenta de vital importância para atender à demanda dos profissionais do interior, especialmente os que vivem nas menores e mais remotas cidades do Paraná. Essa era uma de nossas maiores preocupações desde o primeiro dia do mandato, e justamente uma das maiores crises já vivenciadas pela humanidade trouxe essa oportunidade de ouro para chegarmos a todos os cantos do nosso estado.

Enquanto isso, nossas equipes de Fiscalização e Registro começavam a trilhar o caminho do uso da inteligência artificial e de robôs para nos auxiliarem na missão de combater o exercício ilegal da profissão. Com o auxílio dessas ferramentas e de convênios com entidades que dispõem de bancos de dados de empresas, como o CAGED, da Junta Comercial do Paraná, a Receita Federal e o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), passamos a identificar rapidamente as empresas e profissionais atuando irregularmente na área contábil e desempenhando atividades privativas do contabilista sem o devido registro, tendo emitindo desde então milhares de notificações e autuações, que vêm contribuindo para combater a concorrência desleal e o exercício da profissão por leigos em nosso estado, em respeito aos profissionais e empresas que atuam dentro das regras de mercado.

Com a chegada da vacina e o gradual retorno das atividades presenciais, sentimos que era hora de promover uma renovação no quadro funcional do CRCPR. Assim, promovemos um concurso público para preencher vagas que se abriram em vários setores a partir da adesão de vários funcionários a um Plano de Desligamento Voluntário, bem como outras que já estavam em aberto desde antes da pandemia. A esse novo time, somaram-se novos prestadores de serviços, visando sempre suprir às necessidades da comunidade contábil paranaense com qualidade e agilidade.

Com as atividades presenciais restabelecidas e a TV CRCPR consolidada, a classe contábil foi às urnas e renovou sua confiança em nosso time de conselheiros. Assim, em 2022 iniciamos um novo mandato, que teria como pilares a oferta de mais e mais qualificação aos profissionais da contabilidade paranaenses, a integração das entidades contábeis em prol da valorização profissional e fortalecimento da classe contábil perante a sociedade, a interiorização da presença do CRCPR, a intensificação do uso da tecnologia. 

"Com as atividades presenciais restabelecidas e a TV CRCPR consolidada, a classe contábil foi às urnas e renovou sua confiança em nosso time de conselheiros. Assim, em 2022 iniciamos um novo mandato, que teria como pilares a oferta de mais e mais qualificação aos profissionais da contabilidade paranaenses, a integração das entidades contábeis em prol da valorização profissional e fortalecimento da classe contábil perante a sociedade, a interiorização da presença do CRCPR, a intensificação do uso da tecnologia. "
Clique aqui para acessar a playlist na TV CRCPR
Clique aqui para acessar a playlist completa

Lançamos então, no início de 2022, a Escola Técnica CRCPR, no formato de live semanal, levada ao ar nas manhãs de quarta-feira, às 9h, na TV CRCPR, sempre abordando atualidades que impactam no dia a dia da profissão, com inscrições gratuitas e pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade. O programa já soma 98 transmissões, ultrapassa 42 mil horas de exibição e já teve mais de uma centena de expoentes da classe contábil como palestrantes e mediadores. Em seguida veio a Escola Técnica Normas Contábeis, para atender à necessidade de atualização de profissionais de nível avançado. Os episódios levados ao ar em 2022 e 2023 ultrapassam 5,1 mil horas de exibição.

Clique aqui e aproveite para maratonar os 21 episódios, pois em breve alguns sairão do ar
Clique aqui para acessar a playlist e maratonar os episódios

Na esteira desse sucesso, lançamos em janeiro de 2023 a Escola Técnica Básica, para atender a uma grande demanda do mercado por conteúdos para qualificar profissionais iniciantes, com vídeos gravados, abordando as rotinas diárias das empresas de contabilidade nas áreas societária, fiscal, departamento pessoal e contabilidade. O programa já conta com 21 vídeos disponíveis, o programa já superou a marca de 13,7 mil horas de exibição.  Por fim, para atender às necessidades de um nicho muito carente de atualização dentro da profissão contábil, lançamos, também em 2023, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TEC-PR), a Escola Técnica Contabilidade Pública, outro grande sucesso de público e crítica, cujos 11 vídeos produzidos em conjunto com a nossa Comissão CRCPR Contabilidade Pública e exibidos desde fevereiro já ultrapassam as 6,7 mil horas de exibição.

Aliás, não podemos deixar de destacar o trabalho realizado pelas comissões temáticas do CRCPR. Algumas delas já existiam no início da nossa gestão, mas muitas outras foram criadas para atender às demandas dos diversos segmentos da nossa profissão. O trabalho nas comissões, vale destacar, é voluntário e honorífico – sem remuneração –, assim como a atuação dos conselheiros. 

E não é pouco trabalho. Esses grupos abrem oportunidade para que profissionais da contabilidade interessados em promover a valorização e o progresso da profissão possam dar sua contribuição. Neste sentido, o CRCPR atua para abrir caminhos, orientar e dar visibilidade a esse trabalho. Trouxemos inovações para esta seara que possibilitaram atrair novos talentos – selecionando integrantes por meio de chamamento público –, estabelecendo um regramento para nortear a atuação desses grupos de trabalho instituindo a função de coordenador geral, para orquestrar os diversos grupos e fazer a interlocução de suas demandas com as áreas do Conselho, e designando um funcionário para apoiar cada um desses grupos. Hoje temos mais de 200 profissionais trabalhando voluntariamente pela valorização da profissão, e esse trabalho pode ser visto em inúmeras lives, artigos e documentos diversos presentes em nosso site, na TV CRCPR e demais canais de comunicação da entidade. 

Mas entre todas as mais de 20 comissões em atividade hoje na entidade, não deixaremos de destacar a Comissão CRCPR Diversidade & Inclusão. Podemos orgulhosamente afirmar que fomos pioneiros na criação de um grupo de trabalho para discutir essa temática dentro do Sistema CFC/CRCs e, se não os primeiros, fomos um dos CRCs mais ativos em trabalhar essa pauta. Não é mais possível aceitarmos a discriminação dentro da nossa profissão, seja ela de gênero, raça, cor, etnia, idade ou qualquer outra que gere sofrimento e acentue as desigualdades. 

"Temos muito orgulho de todo esse grupo de profissionais que compõem as comissões, e me desculpo por não dispor de espaço para destacar aqui as excelentes contribuições de cada um. Saibam que tenho um carinho especial pelas comissões, pois quando me juntei ao CRCPR como conselheiro, tive oportunidade de atuar em várias delas e posso afirmar que são um celeiro de lideranças para a nossa profissão. Esperamos que vocês continuem “seguindo este Conselho”.

Temos muito orgulho de todo esse grupo de profissionais que compõem as comissões, e me desculpo por não dispor de espaço para destacar aqui as excelentes contribuições de cada um. Saibam que tenho um carinho especial pelas comissões, pois quando me juntei ao CRCPR como conselheiro, tive oportunidade de atuar em várias delas e posso afirmar que são um celeiro de lideranças para a nossa profissão. Esperamos que vocês continuem “seguindo este Conselho”. 


E por falar em lideranças, finalizo esta etapa da minha prestação de contas destacando a Escola de Formação de Lideranças, lançada no início de 2023 em parceria com a PUCPR. De forma inovadora dentro do Sistema CFC/CRCs, disponibilizamos gratuitamente a mais de 2 mil profissionais da contabilidade do Paraná atualização e qualificação em habilidades comportamentais. Os temas abordados ao longo de 10 aulas mensais online foram escolhidos estrategicamente para os participantes desenvolverem competências gerencias, as chamadas soft skills. Afinal, com o rápido avanço da tecnologia sobre as tarefas mecânicas e repetitivas da nossa atividade, o contador passa a ser mais e mais requerido como gestor e líder dentro das organizações. O lema deste programa é “Pessoas, nosso maior capital”. Por mais que a tecnologia avance, acreditamos que ela jamais substituirá as pessoas que investirem em conhecimento e em habilidades de relacionamento interpessoal. Essas serão sempre valorizadas e demandadas pelas organizações.

Por mais que a tecnologia avance, acreditamos que ela jamais substituirá as pessoas que investirem em conhecimento e em habilidades de relacionamento interpessoal. Essas serão sempre valorizadas e demandadas pelas organizações.

Na próxima semana, encerraremos esta sequência de artigos abordando as ações do CRCPR para assegurar a qualidade dos serviços ofertados, o cuidado da entidade em reconhecer os que contribuíram para o engrandecimento da Contabilidade e a preocupação com os profissionais do futuro.