Na manhã de sexta-feira (28), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou sua 1411ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente, Everson Breda Carlin. A reunião contou com a participação de integrantes do Conselho Diretor; conselheiros; funcionários; coordenadores e integrantes de comissões. Também participaram os representantes do Paraná no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aguinaldo Mocelin e Maurício Cândido.
A reunião teve início com o julgamento de processos e a aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor. Além disso, foram apresentados diversos projetos do CRCPR das áreas de Fiscalização, Registro e Desenvolvimento Profissional, bem como suas atividades mensais.
Outro assunto abordado foi a Resolução CRCPR 875/2025, que dispõe sobre honorários e ajuda de custo para instrutores cadastrados no CRCPR por chamamento público.
Alguns dos destaques da reunião foram o lançamento do Programa Sala de Visitas e a apresentação da Escola Técnica CRCPR ESG. Esta última, uma vertente da já tradicional Escola Técnica, está em período de estudo e iniciará as gravações na metade do ano. Já a Sala de Visitas visa oportunizar aproximação com autoridades e lideranças contábeis.
O encontro contou ainda com o lançamento da biografia de Moacir Carlos Baggio. O contador foi conselheiro e vice-presidente do do CRCPR, é membro fundador e ex-presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) e membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). Baggio trabalhou como auditor fiscal da Coordenação da Receita do Estado do Paraná, analista do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, contador do Ministério da Fazenda em Curitiba (PR), e foi consultor fiscal e financeiro, além de perito-contador.
"O livro apresenta a minha história de vida, englobando momentos diversos que representaram um aprendizados de muitas lições, que moldaram o meu caráter e personalidade e a minha vivência familiar e profissional", explicou Baggio. "Espero deixar este legado para futuras gerações, pois nunca podemos esquecer daqueles que nos antecederam".
Homenagem 50+
Pelos seus mais de 50 anos de registro ativo e de serviços prestados à comunidade, A contadora Eliody Werneck Andrade foi homenageada pelo "Programa CRCPR 50+". A honraria celebra os profissionais contábeis do Paraná que acumulam mais de 50 anos ininterruptos de registro ativo, com o propósito de reconhecer e valorizar aqueles que dedicaram suas vidas, com mérito e comprometimento, à contabilidade.
A próxima Plenária do CRCPR acontecerá em Curitiba, no dia 25 de abril.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.