Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias




Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realiza, em 15 de dezembro, a partir das 9h, a 11ª edição do tradicional Fórum do Terceiro Setor. O Fórum, que desta vez será transmitido online, na TV CRCPR, abordará questões como escrituração contábil, gestão e legislação aplicáveis às entidades sem fins lucrativos, além de trazer uma atualização sobre os reflexos da Reforma Tributária para instituições beneficentes e organizações da sociedade civil. A mediação será conduzida pelo coordenador da Comissão CRCPR Terceiro Setor, Nelson Zafra, e os palestrantes serão os também membros da Comissão, William Fischer da Silva, Fernando Luiz Mazur e Juliano Garrett Galvão

Inscreva-se aqui!

O evento contabilizará três pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), destinados a auditores, peritos e profissionais de empresas de grande porte (PROGP ou PRORT*)

William Fischer é contador, pós-graduado em Administração Estratégica e em Gestão Pública; gestor de escritório especializado no Terceiro Setor e conselheiro fiscal de Organizações da Sociedade Civil (OSC), e ministrará as palestras "Revisões e alterações de legislações" e "Recursos públicos - fontes governamentais".


Garanta aqui a sua vaga!

 

Confira entrevista com William Fischer:


William Fischer

CRCPR Online: Quais são os principais desafios que as organizações de Terceiro Setor enfrentam para acessar recursos públicos?

William Fischer (WF): A ausência de qualificação do pessoal interno é um grande desafio, assim como a documentação irregular referente a gestão. Além disso, citamos também planos de aplicações sem consonância com a oferta das fontes de recursos.

CRCPR Online: Quais estratégias recomendariam para superar esses desafios?

WF: Implantar um modelo de gestão adequado às exigências das esferas de governo, criando indicadores de qualidade para controles internos; bem como utilizar a tecnologia de forma consistente nos processos de gestão.

CRCPR Online: Quais benefícios as certificações trazem para as OSCs e como elas podem influenciar a captação de recursos? ( Lei Complementar nº. 187/21 e o Decreto 11791/2023)

WF: As certificações podem ofertar benefícios tributários no que tange a imunidade e as isenções, possibilitando que se aplique recursos disponíveis em ações de sustentabilidade. A depender da qualificação da certificação, os recursos públicos poderão estar mais acessíveis, oriundos de diversas fontes, como incentivos fiscais, emendas parlamentares, recursos orçamentários diretos, entre outras fontes.

CRCPR Online: Quais são as principais adequações que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) precisam fazer para melhorar seu relacionamento com o Poder Público?

WF: É preciso realizar um planejamento estratégico que tenha espaço para a capacitação de seus dirigentes, conselheiros e funcionários. É primordial ainda atuar com ferramentas de gestão que permitam obter mais resolutividade no alcance de sua sustentabilidade. Além disso, é indicado constituir núcleos de trabalho especializados na gestão de recursos públicos. 

CRCPR Online: Qual é a importância de um plano de contas bem estruturado para as OSCs, especialmente em relação à vinculação com recursos públicos?

WF: Isso traz mais transparência na relação com os associados, com o poder público concedente e com a sociedade. Um Plano de Contas bem estruturado possibilita uma rápida identificação da forma como estão sendo aplicados os recursos específicos e mais facilidade para reconhecer a atividade preponderante.

CRCPR Online: Como a escrituração contábil pode ajudar a construir confiança com doadores e outras partes interessadas?

WF: Ela é essencial! Ao adotar práticas contábeis rigorosas e transparentes, as entidades podem demonstrar responsabilidade e confiabilidade, fortalecendo sua relação com doadores, o que é primordial para a sustentabilidade e o sucesso contínuo da organização. A contabilidade oferece uma visão clara e detalhada de como os recursos financeiros são recebidos e utilizados. Além disso, a contabilidade transparente e com qualidade serve como ferramenta para captação de recursos, já que doadores apreciam saber que seus recursos estão sendo usados conforme prometido. Uma documentação contábil sólida facilita essa comunicação.

CRCPR Online: Quais tendências você vê emergindo na contabilidade para o terceiro setor?

WF: Percebo uma necessidade crescente de segregar os registros contábeis e fiscais. Outra questão, é a inserção do profissional da contabilidade no cenário da tomada de decisão e, ainda, a ampliação da atuação da contabilidade para o horizonte do aspecto gerencial. Além disso, a integração das informações contábeis para aumento da captação de recursos.


* PROGP: Profissionais que atuam em funções de gerência/chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis das empresas e entidades de grande porte 

PRORT : Profissionais Responsáveis Técnicos que assinam as demonstrações contábeis de empresas com faturamento superior a 78 milhões


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.