Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Outras informações

Pagamento de anuidades

As anuidades do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná têm seu vencimento obrigatório no dia 31 de março de cada exercício. Após o término do exercício – 31 de dezembro de cada ano, as anuidades, que se caracterizam como tributo parafiscal, poderão ser cobradas via judicial.

Todo profissional que se registrar no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRCPR terá de recolher uma anuidade a cada exercício. As anuidades serão lançadas a partir de 1.º de janeiro de cada ano, para todos os registros que estiverem ativos nos quadros do CRCPR.

Baixa de registro

O profissional que deixar de exercer a profissão, deverá solicitar a baixa do seu registro, pois uma vez lançada a anuidade, o seu pagamento se torna obrigatório, independente de estar ou não atuando na área contábil.

Baixa ex-officio

Os contabilistas que deixarem de recolher a anuidade por dois exercícios, consecutivos ou alternados, poderão ter o seu registro baixado “ex-officio”, conforme determina o CFC.

Os registros que sofrerem essa penalidade somente poderão ser reativados com o recolhimento total dos débitos existentes, mais taxas para esse fim.

Multas de eleições

As eleições do CRCPR ocorrem sempre em anos ímpares e na primeira quinzena do mês de novembro. O voto é obrigatório e sua omissão resulta em multa, cujo valor é fixado pelo CFC.

Mudança de endereço

Deve ser comunicada imediatamente ao CRCPR, pois além de ficar bem informado, o contabilista estará evitando aborrecimentos indesejáveis.