Número de registro: PR-037461/O
Cidade: CURITIBA/PR
Área de atuação: Controladoria
Currículo atualizado em: 23/09/2022
Alexandre D. Schober
Brasileiro, Casado, nascimento 29/11/1971, 1 filho, - Curitiba – Paraná
Telefone:(41) 99744-0756 / (41) 99944-1840 (recado) / (41) 99783-2837 (recado)
E-mail: adschober@gmail.com
APRESENTAÇÃO
Em Curitiba desde 1996, atuando em empresa de construção civil, indústria de pisos de madeira, por 12 anos assistente, analista, e contador na indústria metalúrgica numa multinacional Alemã, coordenando equipe de até 5 colaboradores, professor de PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO e Simulação de gestão industrial nas faculdades OPET. Atuação independente para algumas empresas de pequeno porte de atividades distintas e principalmente construção civil buscando alternativas de planejamento tributário. Prestação de serviços em escritório de contabilidade como Coordenador Contábil e Fiscal/Tributário com contrato PJ. Recentemente coordenador fiscal/contábil/financeiro em indústria de médio porte, coordenando equipe de 5 colaboradores no departamento contábil e fiscal, e 3 colaboradores no departamento financeiro. Relacionamento com gerencia de Bradesco, Santander, Banco do Brasil e CEF. Constituição do departamento de controladoria.
Nivel de Inglês: Intermediário/Avançado.
SISTEMAS
SAP B1 (Fiscal, contábil e financeiro,1 ano), BAAN IV (ERP, 12 anos), Dominio (4 anos), Maxiprod (ERP Industrial, 1 ano), Bling, Conta azul, Protheus (relatórios).
FORMAÇÃO
- Bacharel em Ciências Contábeis - Faculdades SPEI;
- MBA em Auditoria integral pela UFPR – conclusão em 2008;
- MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria – ISAE - FGV, conclusão em 2012
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
METAL PLANO ( GRUPO MFM – Stermax)
Ramo: Industria (autoclaves)
Cargo: Coordenador contábil/Fiscal e Coordenador Financeiro
Período: 06/2021 até 08/2022
Sistema: SAP B1 e Dominio (Fiscal, Contábil e financeiro), Maxiprod, Bling e Conta Azul
Gestão de equipe de 8 colaboradores
Projetos em destaque: Projeto de internalização da contabilidade, Consolidação
MARTINS ALVES CONTABILIDADE (Contrato PJ – Prestador de serviços)
Ramo: Escritório de Contabilidade e Administração de Condomínios.
Cargo: Coordenador contábil e Coordenador Fiscal/Tributos
Período: 05/2019 à 05/2021 (Contrato PJ)
Sistema: Dominio (Fiscal e Contábil)
Gestão de equipe de 5 colaboradores
LMM Construção Civil Ltda.
Ramo: Construção Civil
Cargo: Contador (Atendimento da Construtora e empresas ligadas)
Período: Fevereiro/2016 a Dez/2016 (CLT) – Janeiro/2017 a Dez/2019 (PJ)
ATIVIDADES DESEMPENHADAS:
- Planejamento Tributário para o ramo de construção civil, SPEs, RET (Regime especial de
Tributação, programa Minha Casa, Minha Vida);
- Rotinas de departamento pessoal e gestão de pessoal;
- Rotinas contábeis, fiscais e RH para empresas de regime de tributação Simples e Lucro
Presumido.
- Sistema SAGE – Cordilheira
Trox do Brasil Ltda.
Ramo: Indústria de máquinas e equipamentos de tratamento de ar
Cargo:Contador
Período: Abril/2002 a Agosto/2014
ATIVIDADES DESEMPENHADAS:
- Demonstrações financeiras Conforme BRGAAP e IFRS;
- Elaboração de LALUR, apuração de IR e CSLL;
- Análise de balancetes e fechamento contábil mensal;
- Controle patrimonial, gestão de custos, e obrigações acessórias (federais);
- Suporte de legislação nas áreas contábil e fiscal; Setores de finanças e comercio exterior;
- Reporte de informações financeiras e contábeis para matriz na Alemanha através de
interface de software apropriado relatórios em inglês;
- Atendimento de auditoria externa PWC;
- Acompanhamento e suporte para implantação de softwares para Projeto SPED.
- Sistema ERP BAAN IV
Faculdades OPET.
Ramo: Ensino de nível superior.
Cargo: Professor
Período: De Agosto/2013 a Junho/2014.
ATIVIDADES DESEMPENHADAS:
- Professor de Planejamento Tributário e Simulador de gestão industrial.
CONHECIMENTOS:
- Tributos diretos e indiretos e retenções na fonte; declarações acessórias;
- Sistema ERP “BAAN IV”;
- SAP Business One – Finance, Fiscal, Contábil.
- Protheus (apenas acesso a relatórios e análises para auditoria interna);
- SPED Fiscal, Fiscal contribuições, ECD, ECF, EFD Reinf, DCTF, DCTFWEB, DIRF;
- Sistema Cordilheira (SAGE), módulos: Recursos humanos, contábil e fiscal.
- Sistema Domínio (Thomson Reuters), módulos RH, Contabil e Fiscal.
- Planejamento tributário;
HABILIDADES:
- Organizar rotinas de trabalho e ações necessárias ao atendimento de processos da
organização;
- Analisar e resolver problemas em ambiente dinâmico;
- Comunicação e habilidades de apresentação em todos os níveis da organização;
- Habilidades de Negociação + Espírito de Equipe;
- Respeito a prazos de relatórios;
- Precisão nas previsões;
- Satisfação do cliente interno;
- Mentalidade Multicultural e flexível;
- Conhecimento da legislação brasileira (CPCs) e IFRS, e atuação em processos Financeiros,
tributários e Contábeis.
DEMAIS QUALIFICAÇÕES/EXPERIÊNCIAS
- Diversos cursos de atualização e educação continuada;
- Conhecimentos em Microsoft Office (excel, powerpoint, word)
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Empresa própria:
- SCH CONTABILIDADE
Prestação de serviços contábeis em geral, atendendo clientes de pequeno porte.
Sistemas: SAGE, Mastermaq e Dominio
Áreas: Contábil, Fiscal, Legalização e Recursos Humanos.
- COFFEE & CAKE CAFETERIA
Empresa Familiar no ramo de cafeteria.
Período: Junho/2014 a Abril/2016
EXPERIENCIA E VIAGENS INTERNACIONAIS
- Inglês intermediário/avançado; Cursos presenciais e on-line c/ professores de língua
nativa; 3 semanas em Toronto – ELS EnglishSchool em Novembro de 2012.
Curitiba Pr., 01/09/2022
ALEXANDRE D. SCHOBER
(41) 99744-0756