Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Currículo de Profissional

ALEXANDRE DIAS SCHOBER

Número de registro: PR-037461/O

Cidade: CURITIBA/PR

Área de atuação: Controladoria

Currículo atualizado em: 23/09/2022


Alexandre D. Schober

Brasileiro, Casado, nascimento 29/11/1971, 1 filho, - Curitiba – Paraná

Telefone:(41) 99744-0756 / (41) 99944-1840 (recado) / (41) 99783-2837 (recado)

E-mail: adschober@gmail.com

 

APRESENTAÇÃO

            Em Curitiba desde 1996, atuando em empresa de construção civil, indústria de pisos de madeira, por 12 anos assistente, analista, e contador na indústria metalúrgica numa multinacional Alemã, coordenando equipe de até 5 colaboradores, professor de PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO e Simulação de gestão industrial nas faculdades OPET. Atuação independente para algumas empresas de pequeno porte de atividades distintas e principalmente construção civil buscando alternativas de planejamento tributário. Prestação de serviços em escritório de contabilidade como Coordenador Contábil e Fiscal/Tributário com contrato PJ. Recentemente coordenador fiscal/contábil/financeiro em indústria de médio porte, coordenando equipe de 5 colaboradores no departamento contábil e fiscal, e 3 colaboradores no departamento financeiro. Relacionamento com gerencia de Bradesco, Santander, Banco do Brasil e CEF. Constituição do departamento de controladoria.

Nivel de Inglês: Intermediário/Avançado.

 

SISTEMAS

SAP B1 (Fiscal, contábil e financeiro,1 ano), BAAN IV (ERP, 12 anos), Dominio (4 anos), Maxiprod (ERP Industrial, 1 ano), Bling, Conta azul, Protheus (relatórios). 

 

FORMAÇÃO

- Bacharel em Ciências Contábeis - Faculdades SPEI;

- MBA em Auditoria integral pela UFPR – conclusão em 2008;

- MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria – ISAE - FGV, conclusão em 2012

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

METAL PLANO ( GRUPO MFM – Stermax)

Ramo: Industria (autoclaves)

Cargo: Coordenador contábil/Fiscal e Coordenador Financeiro

Período: 06/2021 até 08/2022

Sistema: SAP B1 e Dominio (Fiscal, Contábil e financeiro), Maxiprod, Bling e Conta Azul

Gestão de equipe de 8 colaboradores

Projetos em destaque:  Projeto de internalização da contabilidade, Consolidação

 

MARTINS ALVES CONTABILIDADE (Contrato PJ – Prestador de serviços)

Ramo: Escritório de Contabilidade e Administração de Condomínios.

Cargo: Coordenador contábil e Coordenador Fiscal/Tributos

Período: 05/2019 à 05/2021 (Contrato PJ)

Sistema: Dominio (Fiscal e Contábil)

Gestão de equipe de 5 colaboradores

 

LMM Construção Civil Ltda.

Ramo: Construção Civil

Cargo: Contador (Atendimento da Construtora e empresas ligadas)

Período: Fevereiro/2016 a Dez/2016 (CLT) – Janeiro/2017 a Dez/2019 (PJ)

ATIVIDADES DESEMPENHADAS:

- Planejamento Tributário para o ramo de construção civil, SPEs, RET (Regime especial de

Tributação, programa Minha Casa, Minha Vida);

- Rotinas de departamento pessoal e gestão de pessoal;

- Rotinas contábeis, fiscais e RH para empresas de regime de tributação Simples e Lucro

Presumido.

- Sistema SAGE – Cordilheira

                                                           

 

Trox do Brasil Ltda.

Ramo: Indústria de máquinas e equipamentos de tratamento de ar

Cargo:Contador

Período: Abril/2002 a Agosto/2014

 

ATIVIDADES DESEMPENHADAS:

- Demonstrações financeiras Conforme BRGAAP e IFRS;

- Elaboração de LALUR, apuração de IR e CSLL;

- Análise de balancetes e fechamento contábil mensal;

- Controle patrimonial, gestão de custos, e obrigações acessórias (federais);

- Suporte de legislação nas áreas contábil e fiscal; Setores de finanças e comercio exterior;

- Reporte de informações financeiras e contábeis para matriz na Alemanha através de

interface de software apropriado relatórios em inglês;

- Atendimento de auditoria externa PWC;

- Acompanhamento e suporte para implantação de softwares para Projeto SPED.

- Sistema ERP BAAN IV

 

Faculdades OPET.

Ramo: Ensino de nível superior.

Cargo: Professor

Período: De Agosto/2013 a Junho/2014.

 

ATIVIDADES DESEMPENHADAS:

- Professor de Planejamento Tributário e Simulador de gestão industrial.

 

CONHECIMENTOS:

- Tributos diretos e indiretos e retenções na fonte; declarações acessórias;

- Sistema ERP “BAAN IV”;

- SAP Business One – Finance, Fiscal, Contábil.

- Protheus (apenas acesso a relatórios e análises para auditoria interna);

- SPED Fiscal, Fiscal contribuições, ECD, ECF, EFD Reinf, DCTF, DCTFWEB, DIRF;

- Sistema Cordilheira (SAGE), módulos: Recursos humanos, contábil e fiscal.

- Sistema Domínio (Thomson Reuters), módulos RH, Contabil e Fiscal.

- Planejamento tributário;

 

HABILIDADES:

- Organizar rotinas de trabalho e ações necessárias ao atendimento de processos da

organização;

- Analisar e resolver problemas em ambiente dinâmico;

- Comunicação e habilidades de apresentação em todos os níveis da organização;

- Habilidades de Negociação + Espírito de Equipe;

- Respeito a prazos de relatórios;

- Precisão nas previsões;

- Satisfação do cliente interno;

- Mentalidade Multicultural e flexível;

- Conhecimento da legislação brasileira (CPCs) e IFRS, e atuação em processos Financeiros,

tributários e Contábeis.

 

 

 

DEMAIS QUALIFICAÇÕES/EXPERIÊNCIAS

- Diversos cursos de atualização e educação continuada;

- Conhecimentos em Microsoft Office (excel, powerpoint, word)

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

 

Empresa própria:

- SCH CONTABILIDADE

Prestação de serviços contábeis em geral, atendendo clientes de pequeno porte.

Sistemas: SAGE, Mastermaq e Dominio

Áreas: Contábil, Fiscal, Legalização e Recursos Humanos.

- COFFEE & CAKE CAFETERIA

Empresa Familiar no ramo de cafeteria.

Período: Junho/2014 a Abril/2016

 

EXPERIENCIA E VIAGENS INTERNACIONAIS

- Inglês intermediário/avançado; Cursos presenciais e on-line c/ professores de língua

nativa; 3 semanas em Toronto – ELS EnglishSchool em Novembro de 2012.

 

 

Curitiba Pr., 01/09/2022

 

ALEXANDRE D. SCHOBER

(41) 99744-0756