Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Currículo de Profissional

BORTOLO BATISTA GRACIANO

Número de registro: PR-032007/O

Cidade: LONDRINA/PR

Área de atuação: Contábil

Currículo atualizado em: 28/02/2022


Curriculum Vitae
BORTOLO BATISTA GRACIANO

CRC Ativo

Brasileiro, Casado com dois filhos – RG 1.134.717/SSP-PR.

Rua Altamiro de Assis Pereira nº. 85

Jardim Morumbi - CEP: 86.300-000

Cornélio Procópio - Paraná

Tel. Cel. (43) 99938.7788

E-mail: bb.graciano@uol.com.br

Formação Acadêmica:            

Superior - Bacharel em Ciências Contábeis - UNEP - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Pós-graduação “lato-sensu” em Gerência Contábil, Controladoria e Auditoria - UENP.

Trabalho Defendido:

Monografia do Curso de Especialização em Pós-Graduação na UENP.

Título: Qualidade Total na Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Professora Orientadora: Dra. Vera Lelis Calil - UFPR

Data: Dezembro de 2003.

Síntese das Qualificações:

Com 49 anos de experiência atuando em empresas nacionais e multinacionais; na gestão das seguintes áreas: Contábil, Fiscal/Tributário, Custos, Faturamento, Ativo Imobilizado, Estoques, Financeiro (Tesouraria, contas a pagar e receber), RH (Informações da folha de pagamento para contabilidade e financeiro) e implantação de sistemas, com as principais responsabilidades:

  • Atuação com todas as Legislações vigentes na área fiscal e tributária, interpretar e aplicar a legislação fiscal e societária, CPCs à luz das Normas Internacionais de Contabilidade IRFS; Experiência no planejamento tributário, planejamento orçamentário e estratégico, análise de resultado e desempenho, como também o acompanhamento da performance dos negócios, bem como a Implementação e revisão de políticas, procedimentos e controles internos que asseguram a confiabilidade dos processos e as informações contábeis e fiscais;
  • Coordenação da contabilidade e gerencial com a elaboração de relatórios como: Orçamento e elaboração das demonstrações contábeis mensal, e anual (Balancetes e Balanços), garantindo a precisão e confiabilidade das informações divulgadas, demonstração do fluxo de caixa e preparação para elaboração da Demonstração do Valor Adicionado;
  • Elaboração e aprovações das conciliações de contas contábeis patrimoniais com suportes e cruzamentos, garantindo todas as origens de saldos do balanço. Acompanhamento de provisões e os impactos temporários nos cálculos do imposto de renda diferido e da contribuição social sobre o lucro diferido;
  • Gestão da área tributária, planejamento e controle da contabilidade fiscal. Forte atuação para garantir a apuração e controle dos Impostos diretos e indiretos (IRPJ, CSLL, ICMS, ICMS/ST, IPI, ISS, PIS e COFINS), bem como a correta aplicação dos procedimentos fiscais e entregas das obrigações acessórias aos fiscos federais (DCTF, DACON, DIPI, PER-DCOMP, DIRF, ECD e ECF), e estaduais (SPED, Guias e Sintegras) e municipais (Retenções, Des), elaboração da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física da Diretoria, como também a escrituração de livro de ajustes do lucro Real (LALUR). Implementação de SPED Fiscal incluindo CIAP, Nota Fiscal Eletrônica-NFe, SPED Contábil, SPED Contribuições (PIS E COFINS);
  • Gerenciamento das atividades administrativas e financeiras tais como: Contas a pagar e receber, faturamento, contratos, projeções de fluxo de caixa, relacionamento com instituições financeiras na obtenção de empréstimos e financiamento de ativo imobilizado. Análise de riscos e das provisões de ações trabalhistas, tributárias e contingências fiscais, bem como suporte fiscal/tributário aos demais departamentos da empresa;
  • Experiência em negociações com os Estados na instituição de novos produtos sujeitos a substituição tributária, pesquisa de preços para determinação de pautas fiscais ou margem de valor agregado - MVA na determinação de ICMS de substituição tributária. Gestão das obrigações acessórias com inscrição estadual de substituto tributário ou sem, com recolhimentos por operação;
  • Responsável pelas auditorias internas e externas, coordenando atividades, evolução dos trabalhos, prazos e conclusão dos relatórios de ITR e das demonstrações financeiras com pareceres. Atendimento a fiscalizações governamentais e suporte a escritórios externos de consultorias e advogados;
  • Coordenação e validação na implantação de Sistema integrado ERP, (módulos de contabilidade, compras, fiscal, ativo imobilizado, financeiro, faturamento, custos e estoques) dos sistemas SAP/R3, DATASUL, SENIOR e EXACTUS;
  • Gestão da equipe fiscal, contabilidade, custos, financeiro e TI, delegando atividades, reconhecendo resultados, implementando e gerenciando processos e procedimentos;
  • Apresentações/reuniões de status à Diretoria. Planejamento tributário na busca de oportunidades e redução da carga tributaria, com impacto direto em custos. Controle, gerenciamento e mitigação de potenciais riscos ao negócio;
  • Professor Universitário de Contabilidade de ensino superior de pesquisa e extensão.

Experiência Profissional:

22/09/2014 – Atual

Empresa: Indústria e Comércio de Salgados Gladstone Ltda.

Cidade - Londrina/PR

Cargo: Contador

 Responsável pela Contabilidade, Fiscal, Custos e Contabilidade Patrimonial.

CONTABILIDADE:

  • Gerenciamento das atividades contábeis, com ampla habilidade em gerir e integrar rotinas, cooperando na determinação de prazos de obrigações acessórias, classificação e conciliação contábil, análises de balancetes e balanços e preparação de demonstrações de resultados, conforme determina a legislação e normas contábeis;
  • Validação e consolidação de balanços mensais (contábil e gerencial) para reflexão adequada da conjuntura econômico-financeira, atuando também na preparação de relatórios específicos e eventuais para repasse de interpretações de resultados e mutações ocorridas, com foco na apresentação de dados estratégicos para a Alta Direção, visando às melhores tomadas de decisões;
  • Elaboração e controle internos, apuração do EBITA para avaliação de resultados e apoio a tomada de decisão pela diretoria, acompanhamento à auditoria internas e externas na elaboração de levantamentos de estoque de produtos acabados e almoxarifado, implantação de redução de custos e otimização de processos;
  • Implantação de programas de contabilidade sistema Integrado com acompanhamento e coordenação das rotinas e eventos de controle fiscal, contábil, sistemas auxiliarias de controles de bens do ativo imobilizado, almoxarifado, estoques matéria prima, apuração de custos Industriais, auditoria de estoques, livros fiscais e informações acessórios às repartições públicas, suas parametrizações e acompanhamento na implantação de novas rotinas e eventos, Responsável pelas melhorias nos relacionamentos dos departamentos, com ênfase no conceito cliente/fornecedor, obtendo resultado de redução de custos administrativos;

FISCAL:

  • Atuação diariamente com todas as legislações vigentes na área fiscal/contábil e tributária; preparar normas e coordenar o inventário físico trimestral e anual; elaborar o planejamento tributário e fiscal da Empresa;
  • Coordenação do núcleo Fiscal, operando na validação da escrituração diária das operações, apuração e controle dos tributos incidentes sobre as atividades: PIS, COFINS (Cumulativo e não Cumulativo), ISSQN, ICMS, IPI, IRRF, apuração do IRPJ e da CSLL mensalmente com tributação/escrituração pelo Lucro Real, entrega de Obrigações Fiscais Mensais;
  • Elaborar regras fiscais no sistema e implementar estudos para o posicionamento assertivo, no tocante ao capital da instituição, extinção de baixas, aberturas de filiais e implantação de seus sistemas integrados;
  • Acompanhamento e elaboração de: processos de exportação e importação.

Gerenciamento do ativo imobilizado: aquisição, transferência, baixas, cálculo de depreciação, amortização, etc.;

 Apuração de ganhos e perdas na alienação de ativos, aumentos de capital, elaboração de atas e alterações contratuais e estatutárias, acompanhamento com a assessoria jurídica da empresa referente aos processos judiciais, acompanhamento a fiscalizações estaduais, federias e municipais;

  • Atender os auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal.

Experiência Profissional:

18/07/2011 – 13/09/2014

Empresa: Hydronorth S.A.

Cidade - Londrina/PR

 Cargo: Contador

  • Contador, da Contabilidade da Hydronorth S.A., bem como Contador das empresas do ramo de construção civil, fundação e engenharia, imobiliárias;
  • Sólidos conhecimentos em classificação, conciliação, análise, elaboração de balanços e demonstrações financeiras, relatórios gerenciais, IRPJ, consolidação, controle Patrimonial, IFRS, Lalur, planejamento tributário, atendimento Auditorias e fiscalizações, DIPJ, apuração dos impostos, registro de inventário, razão e diários auxiliares;
  • Atualização em legislação contábil, fiscal, tributária, societária e trabalhista, experiência em rotinas dos departamentos, contas a pagar e contas a receber, RH, faturamento, orçamentos, suprimentos, custos, serviços gerais, financeiro, tributos, controle de qualidade e auditoria/controladoria;
  • Atender a Auditoria Externa/Interna e Auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal.

Experiência Profissional:

02/07/2008 – 11/06/2011

Empresa: Indústria e Comércio de Salgados Gladstone Ltda.

Cidade - Londrina/PR

 Cargo: Contador

Responsável pela Contabilidade, Fiscal, Custos e Contabilidade Patrimonial.

CONTABILIDADE:

  • Gerenciamento das atividades contábeis, com ampla habilidade em gerir e integrar rotinas, cooperando na determinação de prazos de obrigações acessórias, classificação e conciliação contábil, análises de balancetes e balanços e preparação de demonstrações de resultados, conforme determina a legislação e normas contábeis;
  • Validação e consolidação de balanços mensais (contábil e gerencial) para reflexão adequada da conjuntura econômico-financeira, atuando também na preparação de relatórios específicos e eventuais para repasse de interpretações de resultados e mutações ocorridas, com foco na apresentação de dados estratégicos para a Alta Direção, visando às melhores tomadas de decisões;
  • Elaboração e controle internos, apuração do EBITA para avaliação de resultados e apoio a tomada de decisão pela diretoria, acompanhamento à auditoria internas e externas na elaboração de levantamentos de estoque de produtos acabados e almoxarifado, implantação de redução de custos e otimização de processos;
  • Implantação de programas de contabilidade sistema Integrado com acompanhamento e coordenação das rotinas e eventos de controle fiscal, contábil, sistemas auxiliarias de controles de bens do ativo imobilizado, almoxarifado, estoques matéria prima, apuração de custos Industriais, auditoria de estoques, livros fiscais e informações acessórios às repartições públicas, suas parametrizações e acompanhamento na implantação de novas rotinas e eventos, Responsável pelas melhorias nos relacionamentos dos departamentos, com ênfase no conceito cliente/fornecedor, obtendo resultado de redução de custos administrativos;

FISCAL:

  • Atuação diariamente com todas as legislações vigentes na área fiscal/contábil e tributária; preparar normas e coordenar o inventário físico trimestral e anual; elaborar o planejamento tributário e fiscal da Empresa;
  • Coordenação do núcleo Fiscal, operando na validação da escrituração diária das operações, apuração e controle dos tributos incidentes sobre as atividades: PIS, COFINS (Cumulativo e não Cumulativo), ISSQN, ICMS, IPI, IRRF, apuração do IRPJ e da CSLL mensalmente com tributação/escrituração pelo Lucro Real, entrega de Obrigações Fiscais Mensais;
  • Elaborar regras fiscais no sistema e implementar estudos para o posicionamento assertivo, no tocante ao capital da instituição, extinção de baixas, aberturas de filiais e implantação de seus sistemas integrados;
  • Acompanhamento e elaboração de: processos de exportação e importação.

Gerenciamento do ativo imobilizado: aquisição, transferência, baixas, cálculo de depreciação, amortização, etc.;

 

  • Apuração de ganhos e perdas na alienação de ativos, aumentos de capital, elaboração de atas e alterações contratuais e estatutárias, acompanhamento com a assessoria jurídica da empresa referente aos processos judiciais, acompanhamento a fiscalizações estaduais, federias e municipais;
  • Atender os auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal.

Experiência Profissional:

01/05/2011 – 30/12/2011   

Universidade: Universidade Estadual do Norte do Paraná

Cidade - Cornélio Procópio/PR

 Cargo: Professor Colaborador

Ministrar aulas no curso superior:

  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Pública;
  • Auditoria;
  • Sistemas de Informações Contábeis;
  • Contabilidade Agrícola.

Experiência Profissional:

04/04/2005 – 30/12/2008   

Universidade: Universidade Estadual do Norte do Paraná

Cidade - Cornélio Procópio/PR

 Cargo: Professor Colaborador

Ministrar aulas no curso superior:

  • Análise das demonstrações contábeis;
  • Auditoria;
  • Contabilidade agrícola;
  • Legislação e ética profissional;
  • Sistema de informações contábeis.

Experiência Profissional:

16/02/1998 – 13/06/2008

Empresa: Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Cidade - Cornélio Procópio/PR

 Cargo: Assistente Gerencia e Chefe Setor Contábil/Fiscal

  • Coordenar as atividades contábeis e fiscais da área;
  • Atuação com todas as legislações vigentes na área fiscal e tributária;
  • Analisar a planificação e codificação dos lançamentos contábeis;
  • Assessorar a diretoria em análise de desempenho econômico;
  • Elaborar as demonstrações financeiras, de acordo com a Lei das S/A e CVM;
  • Elaborar a declaração do imposto de renda da pessoa jurídica;
  • Elaborar o preenchimento da pesquisa industrial anual do IBGE;
  • Atender a auditoria externa e interna;
  • Atender os auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal;
  • Participação na elaboração do planejamento estratégico da empresa;
  • Coordenar o inventário físico anual;
  • Coordenar a qualidade total 5S;
  • Experiência com Transfer Price;
  • Conhecimentos de IRPJ e CSLL, bem como de Impostos diretos/indiretos;
  • Planejamento tributário, com ênfase nos aspectos federais (IRPJ, PIS, COFINS, CSLL e etc.);
  • Experiência em cálculo dos Juros sobre o Capital Próprio;
  • Participação do comitê Fisco/Jurídico da empresa - COFIJU.

Experiência Profissional:

27/11/1995 – 13/02/1998   

Empresa: Comaves Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.

Cidade - Londrina/PR

 Cargo: Contador

  • Contador do grupo na área agrícola “Comaves”, comercio de carnes e do grupo de hotéis, bem como das empresas do ramo de construção civil, fundação e engenharia, imobiliárias;
  • Implantação da contabilidade, contabilidade fiscal, patrimônio, faturamento e financeiro;
  • Coordenas as atividades contábeis e fiscais da área;
  • Atuação com todas as legislações vigentes na área fiscal e tributária;
  • Implantações e melhoramentos dos controles financeiros da empresa;
  • Análise de desempenho econômico;
  • Informes Fiscais Federais, Estaduais e Municipais (DACON, DCTF, DIRF, Outros);
  • Elaborar as demonstrações contábeis e financeiras;
  • Elaborar a declaração do imposto de renda da pessoa jurídica;
  • Elaborar o preenchimento da pesquisa industrial anual do IBGE;
  • Atender os auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal;
  • Participação na elaboração do planejamento estratégico da empresa;
  • Coordenar o inventário físico trimestral e anual;

Experiência Profissional:

17/01/1977 – 24/11/1995   

Empresa: Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Cidade - Cornélio Procópio/PR

 Cargo: Chefe de Setor Contábil e Fiscal

  • Supervisionar e chefiar a área contábil e fiscal;
  • Atuação com todas as legislações vigentes na área fiscal e tributária;
  • Preparar relatórios IRPJ, correção integral, conversão em moeda estragaria;
  • Participou no comitê Fisco/Jurídico da empresa;
  • Analisar a planificação e codificação dos lançamentos contábeis;
  • Elaborar as demonstrações financeiras, de acordo com a Lei das S/A e normas CVM;
  • Conferir os livros fiscais e todas as documentações legais, bem como preenchimento das guias e formulários fisco/contábil;
  • Apurar mensalmente pelo regime de estimativa o IRPJ e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido;
  • Elaborar a Declaração do Imposto Renda Pessoa Jurídica;
  • Elaborar o preenchimento da pesquisa industrial anual do IBGE;
  • Coordenar o inventário Físico Anual;
  • Atender a Auditoria Externa e Interna;
  • Atender os Auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal;
  • Contador de uma subsidiária da Cia. Iguaçu de Café Solúvel;
  • Coordenação de equipe e relacionamento interpessoal.

Experiência Profissional:

01/12/1973 – 13/01/1977   

Empresa: Agro-Pecuária Sementes Ipanema Ltda.

Cidade - Cornélio Procópio/PR

 Cargo: Chefe de Contabilidade e Financeira

  • Supervisionar e chefiar a área contábil e financeira;
  • Elaborar balancetes mensais;
  • Elaborar relatórios gerências e financeiros;
  • Conferir Livros Fiscais e todas as documentações legais;
  • Preenchimento das Guias e Formulários Fisco/Contábil;
  • Elaborar o inventário físico anual.

Experiência Profissional:

21/03/1972 – 30/11/1973

Empresa: Banco Commércio e Indústria de São Paulo S.A.

Cidade - Cornélio Procópio/PR

 Cargo: Chefe de Setor de Cobrança e Cadastros

  • Acompanhamento e coordenação da carteira de cobranças;
  • Elaboração de relatórios financeiros e operacionais;
  • Atendimento aos clientes em geral.

Atualização Profissional:

Evento: Demonstrações Financeiras em IFRS – ERNST & YOUNG TERCO;

Evento: Lucro Real, RTT e Fcont – CRC;

Evento: IFRS Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas – CRC;

Evento: Mudanças de Práticas Contábeis no Brasil da Lei 11.638/2007 – CRC;

Evento: Sped – Contábil e Fiscal – Maran Cursos;

Evento: Avanço s/Nota Fiscal Eletrônica – Maran Cursos;

Evento: Novo Regulamento do ICMS/PR – Fatto Consultoria;

Evento: Encontro Pedagógico dos Docentes – FANORPI;

Evento: Semana de Extensão Universitária Contábil – FAFICOP;

Evento: Semana de Extensão Universitária Contábil – FAFICOP;

Evento: Aplicação de Novas Mídias Como Recursos Didáticos – FAFICOP;

Evento: Semana de Extensão Universitária Contábil – FAFICOP;

Evento: Inovações como Consequência de Ações Criativas – OPUS;

Evento: Atualizações Fiscais e Tributárias do ICMS – Fatto Consultoria;

Evento: Modelo de Gerência – Dorshey Rocha e Associados;

Evento: ACS – Programa de Atualização e Capacitação – AMANA-KEY;

Evento: Preenchimento Prático da DIPJ – Monte Sinai;

Evento: KAIZEN –Soluções em Treinamento – Cia. Iguaçu;

Evento: IPD/Windows/Word/Excel – CEDASPY;

Evento: Planejamentos para Encerramento de Balanço – IOB;

Evento: Planejamento Estratégico – Cia. Iguaçu;

Evento: Relações Interpessoais, Motivação e Estilo de Liderança – Cia. Iguaçu;

Evento: Administração do Ativo Imobilizado – IOB;

Evento: Matemática Financeira com HP12C – Cia. Iguaçu;

Evento: Correção Monetária Integral - Cia. Iguaçu;

Evento: Administração e implantação de Ativo Imobilizado - IOB;

Evento: Sistemas Integrados do IPI/ICMS - IOB;

Evento: Linguagem BASIC - Cia. Iguaçu;

Evento: Legislação do ICMS/PR - IOB;

Evento: Prevenção de Combate de Incêndios - Cia. Iguaçu;

Evento: Curso Prático do ICMS/I