 
 
		
		
		
			CURRÍCULO DO PROFISSIONAL
			BORTOLO BATISTA GRACIANO		
		
		
			Número de registro: PR-032007/O		
		
		
			Cidade: LONDRINA/PR		
		
		
			Área de atuação: Contábil		
		
		
			Currículo atualizado em: 28/02/2022		
		
		
		
											
			
Curriculum Vitae
BORTOLO BATISTA GRACIANO
CRC Ativo
Brasileiro, Casado com dois filhos – RG 1.134.717/SSP-PR.
Rua Altamiro de Assis Pereira nº. 85
Jardim Morumbi - CEP: 86.300-000
Cornélio Procópio - Paraná
Tel. Cel. (43) 99938.7788
E-mail: bb.graciano@uol.com.br
Formação Acadêmica:            
Superior - Bacharel em Ciências Contábeis - UNEP - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Pós-graduação “lato-sensu” em Gerência Contábil, Controladoria e Auditoria - UENP.
Trabalho Defendido:
Monografia do Curso de Especialização em Pós-Graduação na UENP.
Título: Qualidade Total na Cia. Iguaçu de Café Solúvel
Professora Orientadora: Dra. Vera Lelis Calil - UFPR
Data: Dezembro de 2003.
Síntese das Qualificações:
Com 49 anos de experiência atuando em empresas nacionais e multinacionais; na gestão das seguintes áreas: Contábil, Fiscal/Tributário, Custos, Faturamento, Ativo Imobilizado, Estoques, Financeiro (Tesouraria, contas a pagar e receber), RH (Informações da folha de pagamento para contabilidade e financeiro) e implantação de sistemas, com as principais responsabilidades:
- Atuação com todas as Legislações vigentes na área fiscal e tributária, interpretar e aplicar a legislação fiscal e societária, CPCs à luz das Normas Internacionais de Contabilidade IRFS; Experiência no planejamento tributário, planejamento orçamentário e estratégico, análise de resultado e desempenho, como também o acompanhamento da performance dos negócios, bem como a Implementação e revisão de políticas, procedimentos e controles internos que asseguram a confiabilidade dos processos e as informações contábeis e fiscais;
- Coordenação da contabilidade e gerencial com a elaboração de relatórios como: Orçamento e elaboração das demonstrações contábeis mensal, e anual (Balancetes e Balanços), garantindo a precisão e confiabilidade das informações divulgadas, demonstração do fluxo de caixa e preparação para elaboração da Demonstração do Valor Adicionado;
- Elaboração e aprovações das conciliações de contas contábeis patrimoniais com suportes e cruzamentos, garantindo todas as origens de saldos do balanço. Acompanhamento de provisões e os impactos temporários nos cálculos do imposto de renda diferido e da contribuição social sobre o lucro diferido;
- Gestão da área tributária, planejamento e controle da contabilidade fiscal. Forte atuação para garantir a apuração e controle dos Impostos diretos e indiretos (IRPJ, CSLL, ICMS, ICMS/ST, IPI, ISS, PIS e COFINS), bem como a correta aplicação dos procedimentos fiscais e entregas das obrigações acessórias aos fiscos federais (DCTF, DACON, DIPI, PER-DCOMP, DIRF, ECD e ECF), e estaduais (SPED, Guias e Sintegras) e municipais (Retenções, Des), elaboração da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física da Diretoria, como também a escrituração de livro de ajustes do lucro Real (LALUR). Implementação de SPED Fiscal incluindo CIAP, Nota Fiscal Eletrônica-NFe, SPED Contábil, SPED Contribuições (PIS E COFINS);
- Gerenciamento das atividades administrativas e financeiras tais como: Contas a pagar e receber, faturamento, contratos, projeções de fluxo de caixa, relacionamento com instituições financeiras na obtenção de empréstimos e financiamento de ativo imobilizado. Análise de riscos e das provisões de ações trabalhistas, tributárias e contingências fiscais, bem como suporte fiscal/tributário aos demais departamentos da empresa;
- Experiência em negociações com os Estados na instituição de novos produtos sujeitos a substituição tributária, pesquisa de preços para determinação de pautas fiscais ou margem de valor agregado - MVA na determinação de ICMS de substituição tributária. Gestão das obrigações acessórias com inscrição estadual de substituto tributário ou sem, com recolhimentos por operação;
- Responsável pelas auditorias internas e externas, coordenando atividades, evolução dos trabalhos, prazos e conclusão dos relatórios de ITR e das demonstrações financeiras com pareceres. Atendimento a fiscalizações governamentais e suporte a escritórios externos de consultorias e advogados;
- Coordenação e validação na implantação de Sistema integrado ERP, (módulos de contabilidade, compras, fiscal, ativo imobilizado, financeiro, faturamento, custos e estoques) dos sistemas SAP/R3, DATASUL, SENIOR e EXACTUS;
- Gestão da equipe fiscal, contabilidade, custos, financeiro e TI, delegando atividades, reconhecendo resultados, implementando e gerenciando processos e procedimentos;
- Apresentações/reuniões de status à Diretoria. Planejamento tributário na busca de oportunidades e redução da carga tributaria, com impacto direto em custos. Controle, gerenciamento e mitigação de potenciais riscos ao negócio;
- Professor Universitário de Contabilidade de ensino superior de pesquisa e extensão.
Experiência Profissional:
22/09/2014 – Atual
Empresa: Indústria e Comércio de Salgados Gladstone Ltda. 
Cidade - Londrina/PR
Cargo: Contador 
 Responsável pela Contabilidade, Fiscal, Custos e Contabilidade Patrimonial. 
CONTABILIDADE:
- Gerenciamento das atividades contábeis, com ampla habilidade em gerir e integrar rotinas, cooperando na determinação de prazos de obrigações acessórias, classificação e conciliação contábil, análises de balancetes e balanços e preparação de demonstrações de resultados, conforme determina a legislação e normas contábeis;
- Validação e consolidação de balanços mensais (contábil e gerencial) para reflexão adequada da conjuntura econômico-financeira, atuando também na preparação de relatórios específicos e eventuais para repasse de interpretações de resultados e mutações ocorridas, com foco na apresentação de dados estratégicos para a Alta Direção, visando às melhores tomadas de decisões;
- Elaboração e controle internos, apuração do EBITA para avaliação de resultados e apoio a tomada de decisão pela diretoria, acompanhamento à auditoria internas e externas na elaboração de levantamentos de estoque de produtos acabados e almoxarifado, implantação de redução de custos e otimização de processos;
- Implantação de programas de contabilidade sistema Integrado com acompanhamento e coordenação das rotinas e eventos de controle fiscal, contábil, sistemas auxiliarias de controles de bens do ativo imobilizado, almoxarifado, estoques matéria prima, apuração de custos Industriais, auditoria de estoques, livros fiscais e informações acessórios às repartições públicas, suas parametrizações e acompanhamento na implantação de novas rotinas e eventos, Responsável pelas melhorias nos relacionamentos dos departamentos, com ênfase no conceito cliente/fornecedor, obtendo resultado de redução de custos administrativos;
FISCAL:
- Atuação diariamente com todas as legislações vigentes na área fiscal/contábil e tributária; preparar normas e coordenar o inventário físico trimestral e anual; elaborar o planejamento tributário e fiscal da Empresa;
- Coordenação do núcleo Fiscal, operando na validação da escrituração diária das operações, apuração e controle dos tributos incidentes sobre as atividades: PIS, COFINS (Cumulativo e não Cumulativo), ISSQN, ICMS, IPI, IRRF, apuração do IRPJ e da CSLL mensalmente com tributação/escrituração pelo Lucro Real, entrega de Obrigações Fiscais Mensais;
- Elaborar regras fiscais no sistema e implementar estudos para o posicionamento assertivo, no tocante ao capital da instituição, extinção de baixas, aberturas de filiais e implantação de seus sistemas integrados;
- Acompanhamento e elaboração de: processos de exportação e importação.
Gerenciamento do ativo imobilizado: aquisição, transferência, baixas, cálculo de depreciação, amortização, etc.;
 Apuração de ganhos e perdas na alienação de ativos, aumentos de capital, elaboração de atas e alterações contratuais e estatutárias, acompanhamento com a assessoria jurídica da empresa referente aos processos judiciais, acompanhamento a fiscalizações estaduais, federias e municipais;
- Atender os auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal.
Experiência Profissional:
18/07/2011 – 13/09/2014
Empresa: Hydronorth S.A. 
Cidade - Londrina/PR
 Cargo: Contador 
- Contador, da Contabilidade da Hydronorth S.A., bem como Contador das empresas do ramo de construção civil, fundação e engenharia, imobiliárias;
- Sólidos conhecimentos em classificação, conciliação, análise, elaboração de balanços e demonstrações financeiras, relatórios gerenciais, IRPJ, consolidação, controle Patrimonial, IFRS, Lalur, planejamento tributário, atendimento Auditorias e fiscalizações, DIPJ, apuração dos impostos, registro de inventário, razão e diários auxiliares;
- Atualização em legislação contábil, fiscal, tributária, societária e trabalhista, experiência em rotinas dos departamentos, contas a pagar e contas a receber, RH, faturamento, orçamentos, suprimentos, custos, serviços gerais, financeiro, tributos, controle de qualidade e auditoria/controladoria;
- Atender a Auditoria Externa/Interna e Auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal.
Experiência Profissional:
02/07/2008 – 11/06/2011
Empresa: Indústria e Comércio de Salgados Gladstone Ltda. 
Cidade - Londrina/PR
 Cargo: Contador 
Responsável pela Contabilidade, Fiscal, Custos e Contabilidade Patrimonial. 
CONTABILIDADE:
- Gerenciamento das atividades contábeis, com ampla habilidade em gerir e integrar rotinas, cooperando na determinação de prazos de obrigações acessórias, classificação e conciliação contábil, análises de balancetes e balanços e preparação de demonstrações de resultados, conforme determina a legislação e normas contábeis;
- Validação e consolidação de balanços mensais (contábil e gerencial) para reflexão adequada da conjuntura econômico-financeira, atuando também na preparação de relatórios específicos e eventuais para repasse de interpretações de resultados e mutações ocorridas, com foco na apresentação de dados estratégicos para a Alta Direção, visando às melhores tomadas de decisões;
- Elaboração e controle internos, apuração do EBITA para avaliação de resultados e apoio a tomada de decisão pela diretoria, acompanhamento à auditoria internas e externas na elaboração de levantamentos de estoque de produtos acabados e almoxarifado, implantação de redução de custos e otimização de processos;
- Implantação de programas de contabilidade sistema Integrado com acompanhamento e coordenação das rotinas e eventos de controle fiscal, contábil, sistemas auxiliarias de controles de bens do ativo imobilizado, almoxarifado, estoques matéria prima, apuração de custos Industriais, auditoria de estoques, livros fiscais e informações acessórios às repartições públicas, suas parametrizações e acompanhamento na implantação de novas rotinas e eventos, Responsável pelas melhorias nos relacionamentos dos departamentos, com ênfase no conceito cliente/fornecedor, obtendo resultado de redução de custos administrativos;
FISCAL:
- Atuação diariamente com todas as legislações vigentes na área fiscal/contábil e tributária; preparar normas e coordenar o inventário físico trimestral e anual; elaborar o planejamento tributário e fiscal da Empresa;
- Coordenação do núcleo Fiscal, operando na validação da escrituração diária das operações, apuração e controle dos tributos incidentes sobre as atividades: PIS, COFINS (Cumulativo e não Cumulativo), ISSQN, ICMS, IPI, IRRF, apuração do IRPJ e da CSLL mensalmente com tributação/escrituração pelo Lucro Real, entrega de Obrigações Fiscais Mensais;
- Elaborar regras fiscais no sistema e implementar estudos para o posicionamento assertivo, no tocante ao capital da instituição, extinção de baixas, aberturas de filiais e implantação de seus sistemas integrados;
- Acompanhamento e elaboração de: processos de exportação e importação.
Gerenciamento do ativo imobilizado: aquisição, transferência, baixas, cálculo de depreciação, amortização, etc.;
 
- Apuração de ganhos e perdas na alienação de ativos, aumentos de capital, elaboração de atas e alterações contratuais e estatutárias, acompanhamento com a assessoria jurídica da empresa referente aos processos judiciais, acompanhamento a fiscalizações estaduais, federias e municipais;
- Atender os auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal.
Experiência Profissional:
01/05/2011 – 30/12/2011    
Universidade: Universidade Estadual do Norte do Paraná
Cidade - Cornélio Procópio/PR
 Cargo: Professor Colaborador 
Ministrar aulas no curso superior:
- Contabilidade Geral;
- Contabilidade Pública;
- Auditoria;
- Sistemas de Informações Contábeis;
- Contabilidade Agrícola.
Experiência Profissional:
04/04/2005 – 30/12/2008    
Universidade: Universidade Estadual do Norte do Paraná
Cidade - Cornélio Procópio/PR
 Cargo: Professor Colaborador
Ministrar aulas no curso superior:
- Análise das demonstrações contábeis;
- Auditoria;
- Contabilidade agrícola;
- Legislação e ética profissional;
- Sistema de informações contábeis.
Experiência Profissional:
16/02/1998 – 13/06/2008 
Empresa: Cia. Iguaçu de Café Solúvel 
Cidade - Cornélio Procópio/PR
 Cargo: Assistente Gerencia e Chefe Setor Contábil/Fiscal
- Coordenar as atividades contábeis e fiscais da área;
- Atuação com todas as legislações vigentes na área fiscal e tributária;
- Analisar a planificação e codificação dos lançamentos contábeis;
- Assessorar a diretoria em análise de desempenho econômico;
- Elaborar as demonstrações financeiras, de acordo com a Lei das S/A e CVM;
- Elaborar a declaração do imposto de renda da pessoa jurídica;
- Elaborar o preenchimento da pesquisa industrial anual do IBGE;
- Atender a auditoria externa e interna;
- Atender os auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal;
- Participação na elaboração do planejamento estratégico da empresa;
- Coordenar o inventário físico anual;
- Coordenar a qualidade total 5S;
- Experiência com Transfer Price;
- Conhecimentos de IRPJ e CSLL, bem como de Impostos diretos/indiretos;
- Planejamento tributário, com ênfase nos aspectos federais (IRPJ, PIS, COFINS, CSLL e etc.);
- Experiência em cálculo dos Juros sobre o Capital Próprio;
- Participação do comitê Fisco/Jurídico da empresa - COFIJU.
Experiência Profissional:
27/11/1995 – 13/02/1998    
Empresa: Comaves Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. 
Cidade - Londrina/PR
 Cargo: Contador
- Contador do grupo na área agrícola “Comaves”, comercio de carnes e do grupo de hotéis, bem como das empresas do ramo de construção civil, fundação e engenharia, imobiliárias;
- Implantação da contabilidade, contabilidade fiscal, patrimônio, faturamento e financeiro;
- Coordenas as atividades contábeis e fiscais da área;
- Atuação com todas as legislações vigentes na área fiscal e tributária;
- Implantações e melhoramentos dos controles financeiros da empresa;
- Análise de desempenho econômico;
- Informes Fiscais Federais, Estaduais e Municipais (DACON, DCTF, DIRF, Outros);
- Elaborar as demonstrações contábeis e financeiras;
- Elaborar a declaração do imposto de renda da pessoa jurídica;
- Elaborar o preenchimento da pesquisa industrial anual do IBGE;
- Atender os auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal;
- Participação na elaboração do planejamento estratégico da empresa;
- Coordenar o inventário físico trimestral e anual;
Experiência Profissional:
17/01/1977 – 24/11/1995    
Empresa: Cia. Iguaçu de Café Solúvel 
Cidade - Cornélio Procópio/PR
 Cargo: Chefe de Setor Contábil e Fiscal
- Supervisionar e chefiar a área contábil e fiscal;
- Atuação com todas as legislações vigentes na área fiscal e tributária;
- Preparar relatórios IRPJ, correção integral, conversão em moeda estragaria;
- Participou no comitê Fisco/Jurídico da empresa;
- Analisar a planificação e codificação dos lançamentos contábeis;
- Elaborar as demonstrações financeiras, de acordo com a Lei das S/A e normas CVM;
- Conferir os livros fiscais e todas as documentações legais, bem como preenchimento das guias e formulários fisco/contábil;
- Apurar mensalmente pelo regime de estimativa o IRPJ e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido;
- Elaborar a Declaração do Imposto Renda Pessoa Jurídica;
- Elaborar o preenchimento da pesquisa industrial anual do IBGE;
- Coordenar o inventário Físico Anual;
- Atender a Auditoria Externa e Interna;
- Atender os Auditores da Receita Federal, Estadual e Municipal;
- Contador de uma subsidiária da Cia. Iguaçu de Café Solúvel;
- Coordenação de equipe e relacionamento interpessoal.
Experiência Profissional:
01/12/1973 – 13/01/1977    
Empresa: Agro-Pecuária Sementes Ipanema Ltda. 
Cidade - Cornélio Procópio/PR
 Cargo: Chefe de Contabilidade e Financeira
- Supervisionar e chefiar a área contábil e financeira;
- Elaborar balancetes mensais;
- Elaborar relatórios gerências e financeiros;
- Conferir Livros Fiscais e todas as documentações legais;
- Preenchimento das Guias e Formulários Fisco/Contábil;
- Elaborar o inventário físico anual.
Experiência Profissional:
21/03/1972 – 30/11/1973 
Empresa: Banco Commércio e Indústria de São Paulo S.A. 
Cidade - Cornélio Procópio/PR
 Cargo: Chefe de Setor de Cobrança e Cadastros
- Acompanhamento e coordenação da carteira de cobranças;
- Elaboração de relatórios financeiros e operacionais;
- Atendimento aos clientes em geral.
Atualização Profissional:
Evento: Demonstrações Financeiras em IFRS – ERNST & YOUNG TERCO;
Evento: Lucro Real, RTT e Fcont – CRC;
Evento: IFRS Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas – CRC;
Evento: Mudanças de Práticas Contábeis no Brasil da Lei 11.638/2007 – CRC;
Evento: Sped – Contábil e Fiscal – Maran Cursos;
Evento: Avanço s/Nota Fiscal Eletrônica – Maran Cursos;
Evento: Novo Regulamento do ICMS/PR – Fatto Consultoria;
Evento: Encontro Pedagógico dos Docentes – FANORPI;
Evento: Semana de Extensão Universitária Contábil – FAFICOP;
Evento: Semana de Extensão Universitária Contábil – FAFICOP;
Evento: Aplicação de Novas Mídias Como Recursos Didáticos – FAFICOP;
Evento: Semana de Extensão Universitária Contábil – FAFICOP;
Evento: Inovações como Consequência de Ações Criativas – OPUS;
Evento: Atualizações Fiscais e Tributárias do ICMS – Fatto Consultoria;
Evento: Modelo de Gerência – Dorshey Rocha e Associados;
Evento: ACS – Programa de Atualização e Capacitação – AMANA-KEY;
Evento: Preenchimento Prático da DIPJ – Monte Sinai;
Evento: KAIZEN –Soluções em Treinamento – Cia. Iguaçu;
Evento: IPD/Windows/Word/Excel – CEDASPY;
Evento: Planejamentos para Encerramento de Balanço – IOB;
Evento: Planejamento Estratégico – Cia. Iguaçu;
Evento: Relações Interpessoais, Motivação e Estilo de Liderança – Cia. Iguaçu;
Evento: Administração do Ativo Imobilizado – IOB;
Evento: Matemática Financeira com HP12C – Cia. Iguaçu;
Evento: Correção Monetária Integral - Cia. Iguaçu;
Evento: Administração e implantação de Ativo Imobilizado - IOB;
Evento: Sistemas Integrados do IPI/ICMS - IOB;
Evento: Linguagem BASIC - Cia. Iguaçu;
Evento: Legislação do ICMS/PR - IOB;
Evento: Prevenção de Combate de Incêndios - Cia. Iguaçu;
Evento: Curso Prático do ICMS/I
		
		
		
		
											
			
				O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná afirma que o profissional acima é registrado nesta entidade e até a data de atualização citada, encontrava-se com o registro ativo e regular. Exceto o nome e número de registro do profissional, todas as demais informações acima apresentadas foram informadas pelo próprio profissional, não sendo de responsabilidade deste Conselho.