X Encontro Nacional da Mulher Contabilista: restam poucas vagas
A pouco mais de três meses do início do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista (XENMC), o evento já conta com mais de 1.600 inscrições. O evento, que acontece em Foz do Iguaçu de 12 a 14 de agosto próximo, tem como metas proporcionar maior capacitação técnica das profissionais da área contábil, ampliando as suas condições de desenvolvimento profissional, e promover ações para fomentar a responsabilidade das profissionais da contabilidade perante a sociedade.
“Mulher: Energia, Conhecimento e Arte” é o lema central do XENMC, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis.
A intensa programação já conta com a participação confirmada de palestrantes e painelistas de renome nacional e internacional, como Adriana Albuquerque, diretora da in9 Soluções em Treinamento & Desenvolvimento e Consultoria Organizacional, Ana Maria Elorrieta, Board Member no International Federation of Accountants Board (IFAC), Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR, Olívia Kirtley, presidente da IFAC, Ernani Ott, presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), Svetlana Klimenco, especialista em Gestão Financeira do Banco Mundial, Mário Elmir Berti – Presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Sonia Guimarães, Prof. Dra. do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Angela Tamiko Hirata, sócia-diretora da Havaianas e Cristiane Yared, deputada federal.
O encontro também contará com uma programação turístico-cultural: a solenidade de abertura contará com uma apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG (Faculdade Assis Gurgacz – Cascavel/PR), regida pelo músico e pedagogo Ricardo Denchuski. Na manhã do dia 13, haverá uma visita guiada às Cataratas do Iguaçu (pacote opcional, vendido separadamente). À tarde, os trabalhos começam com a apresentação da comédia Tudo por Ela, peça teatral estrelada pelo ator Júlio Rocha.
Representatividade crescente
De acordo com os organizadores, todas as atrações visam promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do país, como forma de destacar o papel e a importância delas no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo e incentivar sua participação no Sistema CFC/CRCs, em face da importante ação feminina no desenvolvimento da classe contábil e da sociedade.
O projeto representa, na prática, uma decisão estratégica: as mulheres representam um percentual cada vez mais expressivo dos profissionais da contabilidade, cenário que requer um planejamento específico, como forma de alavancar as conquistas desse segmento. No Paraná, as mulheres já somam quase 36,8% dos registros ativos, enquanto na região Norte, elas já representam mais de 49%. Em âmbito nacional, 41,7% dos profissionais com registro ativo são mulheres..
A cada edição, o encontro cresce e conquista um público mais numeroso. Do primeiro evento, realizado no Rio de Janeiro-RJ (1991), passando por Salvador-BA (1992), Maceió-AL (1999), Belo Horizonte-MG (2003), Aracaju-SE (2005), Florianópolis-SC (2007), Vitória-ES (2009), Caldas Novas-GO (2011) e Santos – SP (2013), a proposta de discutir temas contábeis e de interesse geral, com enfoque principal no universo feminino, consolidou-se entre a classe e conquistou espaço cativo no calendário de eventos contábeis.
No site oficial – clique aqui para acessar – estão disponíveis informações sobre a cidade, o local do evento, a programação (em desenvolvimento), pontos turísticos, hotéis credenciados, como foram as edições anteriores, etc.
Organização paranaense
As metas de realização do X ENMC vêm sendo discutidas no Paraná pela comissão e as dez subcomissões estaduais que organizam o evento em parceria com o CFC. Quem coordena este grupo, que se reuniu pela última vez no dia 21 de agosto, em Curitiba, é a contadora Nilva Amália Pasetto, coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR.