Workshop abordou novidades nos documentos e livros fiscais eletrônicos

Na manhã desta quinta-feira (4), aconteceu na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), no centro de Curitiba, o Workshop Novidades nos Documentos e Livros Fiscais Eletrônicos, promovido pela entidade em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), a Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFA-PR) e Receita Estadual. Destinado a empresários do setor varejista e contabilistas, o evento contou com palestras de auditores fiscais da Receita Estadual.

Participaram da composição da mesa de abertura, a partir da esquerda, Sérgio Luiz Cintra, auditor fiscal, Lhugo Tanaka Junior, auditor fiscal, João Gelásio Weber, VP de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, Antonio Miguel Espolador Neto, presidente da ACP, Antonio Ramiro Dias Tavares, inspetor geral de fiscalização, Wagner Fernandes de Carvalho, auditor fiscal e Marta Jandira Quaglia Gambino, auditora fiscal.

Na abertura, o presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto, saudou os participantes e agradeceu ao CRCPR e à SEFA e Receita Estadual pelo apoio em viabilizar a realização do evento, de extrema importância para o empresário do varejo, que precisa se adaptar o quanto antes às exigências do fisco, pois o prazo final para a implementação da Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) está se aproximando e as multas para o não cumprimento das obrigações fiscais o por erros nos livros fiscais eletrônicos são expressivas. "Este é o último ano da minha gestão à frente da ACP e só tenho a agradecer ao CRCPR por ter estado sempre ao nosso lado quanto às questões fiscais e tributárias que se apresentaram ao longo deste período", disse. "Agradeço também à SEFA e à Receita Estadual, por terem prontamente atendido ao nosso convite", finalizou.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, João Gelásio Weber, lembrou que o contabilista apenas registra nos sistemas fiscais os dados que são fornecidos pelas empresas por ele atendidas e que o empresário precisa estar ciente de que a responsabilidade pela qualidade das informações fornecidas à contabilidade são da empresa. "Outra questão que nos preocupa é se o empresário está atento à qualidade dos serviços contábeis que contrata. Tem muita empresa de contabilidade por aí oferecendo serviços baratos, mas a grande pergunta é: a contabilidade está sendo feita corretamente? Está realmente sendo feita? Como órgão de fiscalização da atuação dos profissionais e empresas contábeis, temos estado muito atentos a essa questão, mas é importante que o empresário, aquele que contrata os serviços contábeis, esteja atento à qualidade dos serviços contratados", disse.

Palestras:

O workshop contou com cinco apresentações de auditores fiscais, abordando os seguintes temas:

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): ministrada pelo auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Lhugo Tanaka Junior, apresentou conceitos básicos, legislação estadual, serviço de download do Paraná, CEST, Emenda Constitucional 87/2015, Contra-nota e próximos projetos (CCC - Cadastro Centralizado de clientes e NF-e avulsa)

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e): ministrada pelo auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Sergio Luiz Cintra, abordou as principais alterações da versão 3.0 do CT-e, CT-e OS - Outros Serviços (modelo 67) e MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos) versão 3.0

Programa Nota Paraná: ministrada pela auditora fiscal da Receita Estadual do Paraná, Marta Jandira Quaglia Gambini, forneceu uma visão geral do programa, dados da participação das entidades e dados das omissões contábeis

Escrituração Fiscal Digital (EFD): ministrada pelo auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Wagner Fernandes de Carvalho, abordou a substituição da GIA, a futura substituição da DFC, o processo de retificação, Bloco K, DIFAL e FECOP

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e): ministrada pelo auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Lhugo Tanaka Junior, abordou conceitos básicos, benefícios, legislação estadual, cronograma de obrigatoriedade DANFE NFC-e e estatísticas.

Conselheira do CRCPR, contadora Márcia Cristina de Almeida, João Gelásio Weber e o advogado tributarista José Julberto Meira Junior.