Em vista da avassaladora profusão de informações sobre medidas dos governos federal, estadual e municipais para mitigar os efeitos da pandemia de coronavírus, deixando muitos profissionais da contabilidade desnorteados quanto ao que deve ser feito, como orientar seus clientes, prazos e obrigações a cumprir, os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional dos Conselhos Regionais de Contabilidade das regiões Sul e Sudeste reuniram-se na tarde desta segunda-feira (23), por meio de videoconferência, para discutir os próximos passos da área e estratégias para munir os profissionais da contabilidade com informações de qualidade.

Durante o encontro, os participantes falaram sobre o desafio de suspender todos os eventos programados, alternativas para ajudar os profissionais obrigados a cumprir a pontuação da EPC sem a disponibilidade de cursos e palestras presenciais e sobre o papel dos CRCs de publicar em suas mídias conteúdos filtrados e compilados a partir da imprensa e dos sites dos órgãos públicos, procurando disponibilizar informações com credibilidade e de utilidade para os profissionais da contabilidade que atuam sob suas jurisdições.

As assessorias de imprensa dos CRCs já estão divulgando diversas informações nos sites e redes sociais das instituições. "Com tanta notícia circulando, o profissional contábil nem sempre consegue dar conta de olhar tudo, afinal ele tem que manter sua empresa funcionando e seus clientes também estão o tempo todo demandando orientações, tanto na área cotábil como fiscal, tributária e trabalhista. Faremos o que for possível para ajudar neste momento de tamanha dificuldade que estamos passando, buscando oferecer informações de fontes confiáveis", disse o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Aguinaldo Mocelin.

O CRCPR foi representado também pelo gerente da divisão, Dirceu Zonatto. Participaram ainda os vice-presidentes dos CRCs de São Paulo, Marcelo Roberto Monello; Minas Gerais, Suely Maria Marques De Oliveira; Rio Grande do Sul, Márcio Schuch Silveira; Espírito Santo, Ana Rita Nico; e Santa Catarina, José Mateus Hoffmann.