Voluntariado da classe contábil se fortalece no país

Francisco Savi, coordenador do PVCC no Paraná.

CRCPR promoverá fórum de voluntariado em dezembro

Tendo participado de reunião da Comissão Gestora Nacional, com os demais coordenadores do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), em Brasília (DF), nos dias 14 e 15 de junho, o coordenador do programa no Paraná, Francisco Savi, afirma que o PVCC está se fortalecendo, em todo o país - já são mais de 5 mil profissionais engajados -, buscando "as mudanças que precisamos para termos uma sociedade melhor, mais justa e comprometida com o bem comum". Ele anuncia a realização de um Fórum do Voluntariado da Classe Contábil, dia 5 de dezembro, em Curitiba, para debater as questões que envolvem o programa, avaliar as ações, a adesão da classe contábil e planejar novas iniciativas.

Uma das frentes de ação do PVCC é a Rede Nacional de Cidadania Fiscal – programa que procura estimular os profissionais a liderar o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios. Na avaliação do presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas, "o exército do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais está fazendo uma grande diferença na lei dos Observatórios Sociais".

Os OSs são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil para promover a conscientização em cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social. "É dever de todo cidadão acompanhar as aplicações corretas e transparentes dos recursos arrecadados pelos governos", argumenta Francisco Savi. Diferentemente de outras iniciativas que atuam denunciando erros e fraudes já ocorridas, os OSs agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos. Atualmente existem 105 Observatórios Sociais, no país, distribuídos por 19 estados. O Paraná é o estado que concentra o maior número de OSs (19).

Outra ação importante é voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito. Inúmeras palestras foram ministradas, nos dois últimos anos, em diferentes localidades do Paraná, por voluntários da classe, afirma Savi.

Apoio aos fundos da criança e do idoso é uma terceira frente que vem trazendo grandes resultados. No último dia 29, por exemplo, a prefeitura de Curitiba apresentou balanço das arrecadações para esses fundos, informando que elas aumentaram mais de 6.000% desde 2013, com o decisivo apoio dos contabilistas. O programa procura sensibilizar e capacitar os profissionais para atuar junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente e aos idosos. Em segundo lugar, auxilia as organizações a elaborarem projetos adequados para se habilitarem a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

Além dessas grandes iniciativas, existem aquelas locais, que seguem o espírito de cada comunidade, desenvolvidas por entidades da classe ou em parceria, apoio, e, às vezes, por profissionais isoladamente. São ações de arrecadação de alimentos, roupas, trabalho voluntário em hospitais, casas de idosos, etc. "Aqui em Curitiba e em nossos escritórios regionais, temos trabalhado a arrecadação de alimentos, itens de higiene, brinquedos e agasalhos a título de ingresso social em nossos cursos e palestras gratuitos e temos conseguido fazer a diferença para várias instituições", conta Savi.

Atualização de cadastro

Para que as ações do PVCC possam ser cada vez mais efetivas e para que se possa estar sempre em contato com os contabilistas que já manifestaram sua vontade de ajudar o próximo, o coordenador pede que os voluntários cadastrados mantenham seus dados atualizados. "Muitas vezes precisamos de voluntários em certas localidades, para ministrar uma palestra ou visitar uma insituição, e não conseguimos contato pois os telefones e endereços que constam no cadastro do site do PVCC mudaram ou o cadastro está incompleto. Por isso, aproveitamos para pedir a todos os que já se cadastraram que reservem um minutinho para atualizar seus dados", reforça.

Participação

Mais informações sobre o PVCC e cadastro para participar no site http://www2.cfc.org.br/sisweb/voluntario/login.aspx.