Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias




Reconduzido à presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para o biênio 2026–2027, o contador Everson Breda Carlin inicia um novo ciclo de gestão em um momento de profundas transformações para a profissão contábil. Avanços tecnológicos, a incorporação de normas voltadas à sustentabilidade e, mais recentemente, os impactos estruturais da Reforma Tributária ampliam a complexidade do ambiente regulatório e reforçam o papel estratégico do contador junto às organizações e à sociedade.

Com uma gestão marcada pelo reconhecimento nacional e pelo fortalecimento institucional do CRCPR, Everson faz um balanço dos dois primeiros anos à frente da entidade, avalia os desafios enfrentados e aponta as prioridades para o novo mandato. Nesta entrevista, o presidente aborda temas como inovação, registro profissional, fiscalização orientadora, educação continuada e a ampliação da presença do Conselho nos 399 municípios paranaenses, além de compartilhar suas expectativas e motivações para dar continuidade a um projeto coletivo de valorização da classe contábil.

 

Confira entrevista com Everson Breda Carlin:


Everson Breda Carlin

CRCPR Online: Tendo sido reconduzido à presidência do CRCPR, na sua visão, o que mudou nesses dois anos na profissão contábil? Quais desafios e oportunidades o senhor identifica para esta nova gestão que se inicia? 

Everson Breda Carlin (EBC): Nesses dois anos, a profissão contábil passou por transformações relevantes, impulsionadas sobretudo pelo avanço das tecnologias, em especial a Inteligência Artificial, pelas novas exigências do mercado, com o advento das normas contábeis focadas em sustentabilidade. Mais recentemente, temos a crescente preocupação com a mudança de cenário trazida pela Reforma Tributária, com impactos diretos e profundos para a atuação dos profissionais da contabilidade. Esse novo contexto amplia a responsabilidade do contador e reforça seu papel estratégico junto às organizações. 

Quanto aos desafios da presidência do CRCPR em si, eu diria que tem sido mais fácil do que eu imaginava, porque o nosso CRCPR é extremamente organizado e preparado, em termos de estrutura, mas especialmente em termos de equipe. Trata-se de um time de primeira linha, muito coeso, focado e comprometido com a excelência, cujos resultados foram reconhecidos por dois anos consecutivos com o Prêmio de Excelência em Gestão do Conselho Federal de Contabilidade.  Minha grande preocupação era como conciliar minha vida profissional com as atividades do CRCPR, mas a experiência acabou sendo extremamente enriquecedora: aprendi a delegar mais, o que trouxe resultados positivos tanto para a minha empresa quanto para o próprio CRCPR. Além disso, conheci muita gente e muitos lugares que nunca teria imaginado. Histórias que vou levar para toda a vida.  

Claro que existem os desafios do ambiente externo, que envolvem decisões difíceis, envolvendo diferentes interesses dos profissionais, relações institucionais e até questões políticas, e isso exige adaptação. Mas minha avaliação é de que conseguimos superar as expectativas na primeira gestão. Para este novo mandato, os desafios continuam, especialmente quanto ao fortalecimento do registro profissional, à atração de novos talentos para a contabilidade e à manutenção do CRCPR como referência nacional no âmbito do Sistema CFC/CRCs. Ao mesmo tempo, vejo grandes oportunidades de avançarmos ainda mais na valorização da classe contábil paranaense. 

CRCPR Online: O papel específico da entidade diante das demandas e mudanças na área contábil atual segue sendo o mesmo? Se não, que mudanças estão previstas nesta nova gestão? 

EBC: Somos uma instituição pautada por valores - ética; excelência; confiabilidade; e transparência no desempenho do nosso papel de registrar, fiscalizar e promover a educação profissional continuada, seguindo o que preconiza a nossa missão – inovar para o desenvolvimento da profissão contábil e zelar pela ética e pela qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público.  

A partir dessas premissas, a preocupação desta gestão é manter e melhorar tudo aquilo que foi construído ao longo das que nos precederam, respeitando esse histórico de excelência. O que muda é a forma de executar esse papel: primaremos cada vez mais pelo uso da tecnologia, por mais orientação ao profissional e por uma atuação cada vez mais estratégica. A fiscalização, por exemplo, hoje tem um foco muito claro de orientar o profissional, para que ele exerça a profissão de forma ética e correta – a punição vem como último recurso – e isso vai continuar sendo fortalecido nesta gestão. No Registro, além de mantermos o foco intensivo no combate ao exercício profissional por leigos, continuaremos nossos esforços para valorizar a profissão perante a sociedade e mostrar sua atratividade para os jovens, para suprir à demanda do mercado com profissionais qualificados.  

CRCPR Online: Considerando os esforços já realizados para ampliar a presença junto à classe contábil dos 399 municípios paranaenses, como esta gestão pretende fortalecer e expandir ainda mais essas iniciativas para alcançar todas as localidades, e qual o impacto da mudança do regulamento das representações no interior? 

EBC: Manter o CRCPR nesse patamar de excelência exige uma atuação ampla, que alcance todos os municípios do estado. Hoje, somos avaliados por mais de 50 indicadores diferentes, e muitos deles envolvem justamente a capilaridade do Conselho e a proximidade com os profissionais.  A mudança no regulamento das representações no interior vem justamente para dar mais eficiência e representatividade a esse processo. A ideia é fortalecer a atuação regional, visando aproximar o Conselho da realidade local, e garantir que o profissional do Paraná, esteja ele onde estiver, tenha acesso à orientação, à educação continuada e ao nosso suporte institucional, seja por meio da nossa presença física – conselheiros e representantes regionais – ou de parcerias com entidades contábeis e outros órgãos públicos, tais como sindicatos, universidades, associações, federações, prefeituras, Terceiro Setor, etc. 

CRCPR Online: No atual Conselho Diretor, observam-se sutis mudanças em relação à gestão anterior. Poderia comentá-las e compartilhar suas expectativas em relação a essa nova configuração? 

EBC: Nós tivemos um cuidado muito grande na composição deste novo Conselho Diretor. A nossa seleção de profissionais passa por critérios absolutamente técnicos. Temos profissionais extremamente capacitados em todas as vice-presidências, com experiência, conhecimento e comprometimento com a classe contábil.  As mudanças foram pontuais, mas estratégicas, justamente para otimizar recursos e fortalecer ainda mais a gestão. A expectativa é que esse time qualificado nos permita continuar investindo fortemente na Fiscalização, na Educação Continuada, na valorização do Registro como certificado do exercício regular da profissão e na manutenção do CRCPR como referência em gestão. 

CRCPR Online: Para encerrar, poderia deixar uma mensagem aos profissionais da contabilidade no estado, compartilhando suas expectativas e motivações para esta gestão? 

EBC: Eu diria que essa recondução traz, ao mesmo tempo, uma grande satisfação e uma grande responsabilidade. O percentual expressivo de aprovação que tivemos nas urnas demonstra a confiança da classe, e isso nos motiva ainda mais. Significa que os profissionais contábeis do Paraná, em sua grande maioria, reconhecem que o seu órgão de profissão regulamentada faz valer a anuidade que cada um deles paga. A mensagem que deixo é de tranquilidade e confiança. 

Vamos continuar mantendo o CRCPR no patamar em que está, buscamos entregá-lo ainda melhor ao final desta gestão. Eu gosto muito de citar em minhas aulas e palestras a famosa frase da lenda do basquete, Michael Jordan: “talentos vencem jogos, mas é o time que vence campeonatos.” Só aceitei o desafio de um segundo mandato porque tenho plena confiança de que nosso time de conselheiros, representantes e colaboradores está totalmente preparado para fazer da gestão 2026–2027 mais um capítulo de sucesso do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná! 




Reprodução permitida, desde que citada a fonte.