VIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista reúne 2 mil participantes em Caldas Novas

Foz do Iguaçu vai sediar a edição de 2015

Dois mil contabilistas, vindos de todo o Brasil, participaram, de 19 a 21 de maio, do VIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em Caldas Novas, Goiás. Uma das maiores expectativas do evento foi a votação para a escolha da sede do próximo encontro, concorrendo os estados do Paraná com a cidade de Foz do Iguaçu, Rio Grande do Sul com Gramado, Rio de Janeiro e São Paulo. A cidade paranaense perdeu a edição de 2013 para São Paulo por apenas seis votos, mas conquistou antecipadamente o direito de sediar o encontro de 2015 ? fato inédito na história do evento.

Avaliando a votação, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, afirma que, de qualquer forma, o resultado honra os paranaenses, pela força dos concorrentes; e ?assim, teremos mais tempo para realizar um evento histórico?. Já para Elizângela de Paula Kuhn, uma das coordenadoras da campanha pró-Foz, foi decisivo o apoio do Instituto de Promoção Turística do Iguaçu (ICVB) que forneceu todo o material gráfico da cidade, além de colaborar na formatação da campanha. Informa ela que a Itaipu Binacional também ajudou muito: patrocinou o vídeo sobre a cidade, ?elogiadíssimo, pois conseguiu traduzir com lindas imagens e excelente trilha sonora o que Foz oferece, argumentando que visitá-la é visitar três países: Brasil, Paraguai e Argentina?. Veio ainda da Itaipu o patrocínio de 2.500 camisetas com estampa das Cataratas do Iguaçu. Muitos encontristas aprovaram e usaram. ?Foi bonito ver pessoas de todos os cantos do país circulando com as Cataratas do Iguaçu estampada no peito?.

A campanha mobilizou praticamente toda a delegação do Paraná, composta por mais de 120 pessoas, que defenderam as belezas do Paraná, especialmente as de Foz do Iguaçu. O estande do Paraná era o mais movimentado no encontro. ?Tenho certeza de que a energia, a alegria, o comprometimento e a cordialidade dos paranaenses influenciaram na decisão inédita de já confirmar o segundo lugar na votação para sediar o evento em 2015?, disse Elizângela. ?A união da classe contábil paranaense foi muito importante. A Fecopar, os sindicatos todos se juntaram para trabalhar por Foz?, confirma a vice-presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta. Para a presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, Carla Pacheco, ?o fato de ter quatro estados concorrendo mexeu com a expectativa dos presentes?. No fim, a disputa mais acirrada foi mesmo entre o ?encontro do navio? e o das Cataratas, conta. São Paulo se comprometeu de realizar o encontro em um navio-cruzeiro.

Abertura

Na abertura do encontro, a presidente da Academia Brasileira de Contabilidade e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Maria Clara Cavalcanti Bugarim, destacou a trajetória de sucesso do encontro que confere com o êxito que a profissional feminina tem alcançado. Em seu discurso, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, disse que o encontro une a beleza, a ternura e a inteligência da mulher contabilista brasileira.

Participaram da mesa de honra o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; o secretário de Turismo de Caldas Novas, Ivan Garcia; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, José Martônio Alves Coelho; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC e presidente da Academia Brasileira de Contabilidade, Maria Clara Cavalcanti Bugarim; e vários membros da Comissão Nacional da Mulher Contabilista.

Programação

A primeira palestra foi a do maestro João Carlos Martins, que contou a sua trajetória de superação. Na noite do primeiro dia, a dupla Bruno e Marrone animou a Praia do Cerrado. Renomados professores participaram do painel O Brasil Rumo à Convergência: Verônica Souto Maior, que falou sobre Contabilidade Societária; Sandra Campos, sobre Contabilidade Pública; Ana Maria Elorrieta, sobre Auditoria; e Claudia Costa de Albuquerque Lima, sobre a linguagem XBRL. Na palestra A Arte da Leveza, a jornalista Leila Ferreira, refletiu sobre a importância de levarmos uma vida leve e elegante. O painel Empreendedorismo mostrou a importância do profissional contábil ao sucesso das empresas. O técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, José Roberto Guimarães, falou do trabalho em equipe; o Talk Show ? O Preço das Conquistas ? Afetividade/ Qualidade de Vida x Saúde/ Política, chamou a atenção para trabalho e qualidade de vida; Mary Elbe Queiroz sobre tributação e, por ultimo, o presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, explanou sobre a Gestão Feminina da Era da Oportunidade.

Maria Clara Cavalcante Bugarim

Presidente do CRCPR, Paulo Caetano, defendendo Foz do Iguaçu