VIII CECOC - As informações têm que estar aliadas a estratégias.

Em sua palestra ?Sistemas de informações corporativas?, a professora Ilse Maria Boiren, explanou sobre os conceitos básicos dos Sistemas de Informação (SI) e da Tecnologia da Informação (TI), planejamento e outras noções importantes à compreensão dos sistemas de informação nas organizações.

Doutora em controladoria e contabilidade, com muitos trabalhos publicados sobre o tema, Ilse mostrou a relação da informação com diversas áreas das empresas como de custos, orçamento e controladoria. ?No passado, as informações eram voltadas unicamente para controle de estoque?, disse. Hoje, ?o sistema de informações tem que estar aliado a estratégias?, decisões, nas quais entram a avaliação, a motivação, as pessoas envolvidas com o processo. ?Precisamos trazer as informações para o planejamento, o controle?, sublinha.

Falando então sobre o papel do controller, competências, formações e espaço de trabalho, apontou entre os requisitos para o desempenho da função a iniciativa, a comunicação e a visão econômica.

Existe receita para ser inovador, criativo?

Na sociedade, existem pessoas que não gostam de mudanças, são conservadoras; outras que formam um grupo intermediário e aquelas que compõem a vanguarda, gostam de inovar, criar, mudar. Este segmento é formado principalmente pelos mais jovens, afirma o professor José Predebon, em sua plaestra.

Mudar é complicado porque ?quando lidamos com a inovação, precisamos esquecer nossas certezas e nos fixar na fronteira entre o que é conhecido e o desconhecido?, argumenta. A inovação, que hoje se verifica de forma acelerada em muitas áreas, depende basicamente de dois fatores: idéias e capacidade de execução, logística, organização. Há uma tendência, contudo, para a criatividade se tornar refém do excesso de organização.

Adiantando que não existem fórmulas prontas para aumentar a capacidade de inovação e criatividade, uma vez que a realidade se tornou extremamente complexa, entrando muitos fatores imprevisíveis, Pedrebon aponta, contudo, alguns ingredientes para que cada um possa tentar ?navegar na inovação?. Segundo ele, é preciso estar descondicionado, desistir do controle total; praticar o improviso, buscar soluções novas, fugir das receitas que deram certo; ter sonhos para se motivar; ter comportamento criativo; se arriscar; exercer a curiosidade, a capacidade de admirar; praticar o desapego de si e resgatar a criança interior, conclui.

Ganhadores do concurso de monografia

Ponto alto do Cecoc foi a revelação dos vencedores do concurso de monografias ?Prêmio Professor Orivaldo João Busarello?- edição 2009, promovido pelo CRCPR com apoio da Academia de Ciências Contábeis do Paraná. A análise dos trabalhos inscritos foi coordenada pelo professor Luiz Carlos de Souza com o auxílio dos professores Celso da Rosa Filho, da FACET, e Lúcio Tracz, da PUCPR.

Na categoria de profissionais e professores de contabilidade foi selecionado o estudo O CONTABILISTA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA, dos contabilistas LAUDELINO JOCHEM e JOSÉ CARLOS MIRANDA. Na categoria de estudantes de contabilidade, o vencedor foi o estudo A MORTALIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E O PAPEL DO CONTADOR, dos estudantes da UFPR Julio Cezar da Silva Moreira e Talita Gusso Viana.

Organização e brindes

O cerimonial do VIII Cecoc foi feito pelo diretor do CRCPR, Pedro Hugo Catossi. Respondeu pela organização a Comissão de Estudos para Educação da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, formada pelos coordenadores de cursos de Ciências Contábeis: Melânia Carnhelutti ? Unibrasil; Marcos Custódio ? Unicenp; Everaldo de Oliveira ? Facinter; Moroni Cordeiro ? Fesp; Claudio Cordeiro ? Santa Cruz; Márcio Assumpção ? Sepi; Juliana Falat ? Opet; César Gaertner ? Facel;, Antônio Freire ? Uniandrade; Robert Espejo ? Facet; Claudio Nogas ? Tuiuti; Paulo Miguel ? PUC-PR; Paulo Barbosa ? Faec; June Cruz ? Fapar e Roberto Navarro ? Unicentro.

Durante o evento, houve sorteio de muitos brindes, sendo os mais valiosos dois notebooks, doados pelo Sescap-PR e pelo Sicontiba: os contemplados foram Rodrigo de Melo Vieira, da Faculdade Santa Cruz, e Stefania K. Villordo, da Unibrasil.

Comissão organizadora

Palestrante Ilse Maria Beuren

Palestrante José Pedrebon

Vencedores do concurso de monografia ? categoria estudante