Vídeo do seminário Prestação de Contas das Eleições 2016 já está disponível
O vídeo do Seminário de Prestação de Contas das Eleições 2016 já está disponível na página do Temas Contábeis em Debate. Para quem não pôde participar ou quer rever o conteúdo para tirar alguma dúvida, basta clicar no link e assistir.
O seminário foi realizado dia 23 de julho, no auditório do CRCPR, em Curitiba. Na cerimônia de abertura, o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, agradeceu a presença de contabilistas, pré-candidatos e representes de diversas legendas, de todo o Paraná. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Elizangela de Paula Kuhn, realizou a entrega simbólica do leite em pó fortificado doado pelos participantes, ao Lar Antônia, entidade filantrópica de Curitiba que abriga, em tempo integral, crianças em situação de risco social e abandono.
Prestação de contas eleitorais
Abrindo o seminário, o chefe da Seção de Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Valdir Miranda Pinto, detalhou para os cerca de 300 participantes os principais aspectos da nova legislação eleitoral, no que diz respeito à prestação de contas de candidatos e partidos. A apresentação suscitou inúmeras perguntas dos participantes. Segundo ele, o crescimento da cobrança aos contabilistas quanto à sua responsabilidade no processo da prestação de contas de candidatos e partidos é reflexo da maior demanda da sociedade por transparência.
Aspectos jurídicos
O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, professor e coordenador de cursos de pós-graduação em Direito Eleitoral, iniciou sua palestra com dura críticas à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em maio de 2015, que declarou inconstitucionais normas que permitem a empresas doar para campanhas eleitorais. Segundo ele, caberia ao Legislativo a competência de decidir sobre o financiamento de campanhas, mas os deputados e senadores perderam a oportunidade de melhorar a legislação vigente. "Hoje ficamos com o pior modelo de financiamento de campanhas do mundo", disse.
Aspectos contábeis
Coube ao contador Décio Vicente Galdino ministrar palestra, à tarde, sobre os aspectos contábeis da prestação de contas eleitoral. Galdino, que faz parte da comissão nacional do CFC para elaboração do livro "Contabilidade Eleitoral - Aspectos Contábeis e Jurídicos das Prestações de Contas Eleitorais de 2016", recém-lançado, afirmou inicialmente que todo o conteúdo da sua apresentação é mais o resultado de seu trabalho na área eleitoral. Destacando a importância do contador no processo eleitoral, a palestra tratou de pontos que estão sob a responsabilidade do profissional, alertando e esclarecendo as dúvidas dos presentes sobre o preenchimento do Candex - sistema de candidatura módulo externo, o planejamento contábil financeiro da campanha envolvendo gastos com pessoal, alimentação, contratação de veículos e outros; o regime de competência nos contratos; prazo e quais despesas podem ser antecipadas; documentos idôneos; data das convenções, prazos de protocolo; prazo para emitir do CNPJ de campanha; prazo abertura de contas bancárias/recibo eleitoral; das prestações de contas parciais, prazos e forma de entrega; prazo para entrega ao TSE do recebimento de recursos (recibo eleitoral); das receitas e das despesas; recursos dos partidos políticos e dos candidatos; CPF inválidos; serviços estimáveis em dinheiro; limites de cessão de bens estimáveis; despesas de pequeno valor/fundo de caixa, limites; empréstimos para a campanha; dívidas de campanha; fontes vedadas; despesas não sujeitas a contabilização; realização de eventos; prestação de contas; problema nas prestações de contas.