Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

VPs de Fiscalização participam de encontro em Brasília-DF.

Os vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC e dos CRCs reuniram-se em Brasília (DF) durante o Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema CFC/CRCs, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), entre os dias 7 e 10 de fevereiro. “Nossa participação possibilita uma atualização nos aspectos fiscalizatórios, além da interação com vices de outras regiões", explicou o vice-presidente de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Jefferson Paulo Martins, que participou ativamente da reunião. Os desafios da fiscalização, como recursos humanos, tecnologia e permanente atualização dos fiscais e conselheiros, estiveram entre os principais assuntos abordados.  

No encontro, realizado no Instituto Serzedello Corrêa - Escola Superior do Tribunal de Contas da União, foram discutidas as metas para a Fiscalização no biênio 2022/2023, com a implantação do sistema de processo eletrônico, bem como a celeridade no julgamento de processos e a revisão e atualização de normas e manual voltados à fiscalização. 

Os cuidados no julgamento de processos ético-disciplinares em sempre zelar pela legalidade e impessoalidade dos atos praticados, promovendo julgamento baseado em elementos probatórios, também foram levantados. Além disso, estiveram na pauta temas como respeito aos prazos processuais, possibilidade de regularização do processo e prazos recursais e a utilização dos convênios firmados pelo Sistema CFC/CRCs.