Vice-presidente do CRCPR ministra palestra a alunos de Ciências Contábeis

O vice-presidente de Relações Sociais do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Narciso Doro Junior, esteve ontem (4) na Faculdade Educacional Araucária (Facear), no campus do Sítio Cercado, em Curitiba, onde ministrou a palestra “Perspectivas da Profissão Contábil e Sistema CFC/CRCs” para um grupo de 80 alunos do curso de Ciências Contábeis.

Durante o encontro com os estudantes, o vice-presidente compartilhou experiências ao comentar sobre as oportunidades que a carreira contábil oferece, falou sobre a relação entre o CRCPR e os profissionais da contabilidade, e fez observações sobre o preparo do futuro profissional para o exame de suficiência.

Doro iniciou sua exposição esquematizando a contabilidade em números no Brasil, que hoje conta com mais de 530 mil profissionais. Ele destacou que todo esse contingente é orientado, normatizado e fiscalizado pelos CRCs, sob orientação do Conselho Federal de Contabilidade.

Ponto relevante para quem ainda se encontra em fase de preparação profissional, a educação continuada foi amplamente explorada pelo palestrante, que fez questão de conscientizar os alunos sobre a constante qualificação, realização de cursos e treinamentos que aprimorem os conhecimentos e a qualidade dos serviços prestados. Nesse quesito, Doro citou os programas educacionais desenvolvidos periodicamente, pelo CRCPR, por meio de seminários e rodadas de palestras.

O vice-presidente também abordou questões éticas, a responsabilidade do profissional da contabilidade quando da elaboração e análise de balancetes e demonstrações contábeis, e a sua participação em processos de formalização e encerramento de empresas.

Doro encerrou o encontro declarando que a "contabilidade é uma profissão de sucesso, desde que aqueles que por ela optaram se dediquem e primem pelos valores éticos e legais que envolvem a carreira".