Os presidentes de diversas entidades contábeis do Paraná atenderam, nesta segunda-feira (10), ao convite do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, para abraçar o Projeto Contador Solidário e Acolhedor, idealizado pela vice-presidente de Relações Sociais, Denise Maria de Oliveira, e pelo coordenador da Comissão do PVCC, Francisco Savi.
O objetivo do projeto é mobilizar a classe contábil paranaense e a sociedade em geral para arrecadar donativos de diversos tipos, para serem destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial em um momento como este, em que a pandemia e as medidas de isolamento social estão deixando milhões de trabalhadores autônomos e informais sem renda e reduzindo o aporte de doações às entidades assistenciais.
"Com esta mobilização, pretendemos arrecadar alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, material escolar e outros afins, para ajudar na manutenção de instituições de assistência social voltadas para crianças, adolescentes, idosos e pessoas em vulnerabilidade social", explico Denise. "As entidades que apoiam essas pessoas tiveram sua situação piorada em razão do isolamento social e da crise que assola o mundo", completou Savi.
Para o presidente do CRCPR, esta é uma oportunidade de unir a classe contábil em torno de um objetivo maior, estreitando os laços entre as entidades e fortalecendo sua imagem perante a sociedade. "Espero que este sentimento de união que estamos cultivando extrapole para muito além desta gestão e continue trazendo resultados positivos para a nossa profissão e para a sociedade como um todo", disse.
"O SESCAP-PR com certeza contribuirá com a campanha", afirmou o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Alceu Dal Bosco, ponderando a necessidade de estabelecer um foco específico, conferindo mais força e visibilidade ao movimento. Já a presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, Márcia Cristina de Almeida, manifestou preocupação com o critério de escolha das entidades apoiadas: "Precisamos ter o cuidado de destinar as doações para as entidades mais carentes, pois pode acontecer de uma entidade já estar recebendo ajuda de outras fontes. Neste sentido, o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, disse que a ideia é firmar parceria com entes do poder público municipal e estadual, como secretarias de ação social e Defesa Civil para a entrega dos donativos, para que eles gerenciem a distribuição, já que têm à disposição dados sobre as carências específicas de entidades e localidades. O presidente do SESCAP Londrina, Marcelo Odetto Esquiante, compartilhou sua experiência em ações locais e contribuiu com ideias para a organização logística do projeto.
O dia marcado para a coleta dos donativos é 3 de outubro, sábado. Ficou definido também que será montada uma equipe de comunicação, reunindo os jornalistas das diversas entidades participantes, para potencializar a divulgação da campanha. Os próximos passos serão a gravação de vídeos pelos dirigentes das entidades, a definição da logística das coletas, localidades para entrega das doações e a produção da campanha para divulgação pelas entidades.
Além dos já citados, participaram do encontro virtual o presidente do Sicontiba, Juarez Morona Filho, o presidente da Fecopar, Paulino de Oliveira, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Moacir Baggio, o vice-presidente de Administração e Finanças e a jornalista do CRCPR, Roberto Figueiredo e Adriana Magalhães, a gerente geral, a coordenadora de projetos e os jornalistas do SESCAP-PR, Erinéia Araújo, Patrícia Schor, Adilson Faxina e Cibele Michelin; e a representante do SESCAP CG, Priscila Dias Gomes.