Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Na manhã desta terça-feira (4), o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, recebeu com uma comitiva de empresários contábeis, que atenderam ao seu convite em grupos dos quais participa nas mídias sociais, com o objetivo de reforçar que a entidade está aberta a todos os  interessados em contribuir para a valorização e o desenvolvimento da profissão contábil. 

Reunião Empresários 4-2-20 (1).JPG

Participaram também do encontro o vice-presidente de Administração e Finanças, Roberto Marques de Figueiredo, o coordenador geral das Comissões Técnicas de Trabalho do CRCPR, Michel Gulin Melhem, o coordenador da Comissão do Terceiro Setor, Narciso Dóro Júnior, o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo e o diretor operacional Hugo Catossi. 

Os representantes do CRCPR ouviram as preocupações e apreensões dos empresários presentes – os contadores Emerson B. Costa, Samantha Redivo, Inês do Carmo da Silva, Rosângela Bueno de Godoi, Fábio Cordeiro dos Santos, Júlio Cezar da Silva Moreira, Josimar Gonçalo da Silva, Samuel Rosa Ribeiro, João Luís Cipriani e Ronaldo Dias Oliveira. 

"Fiquei muito interessado em participar desta reunião e aproveitar a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da entidade e como ela pode nos ajudar a fortalecer a classe contábil", disse o contador Júlio Cezar da Silva Moreira.

Após uma breve fala de boas-vindas, Jochem pediu aos presentes que se identificassem e relatassem o que os motivou a participar da reunião. A principal questão apresentada foi o tempo desproporcional que o contador dedica a atender às obrigações tributárias e fiscais impostas pelos governos em detrimento da atividade contábil propriamente dita, especialmente quanto à tarefa de assessorar os clientes com informações estratégicas para tomada de decisão.

"Como órgão de fiscalização e registro da profissão, entendo que o CRCPR não atua da mesma forma como um sindicato ou associação, entidades que têm a atribuição de representar seus filiados em diversas questões, por isso fiquei muito interessado em participar desta reunião e aproveitar a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da entidade e como ela pode nos ajudar a fortalecer a classe contábil", disse o contador Júlio Cezar da Silva Moreira. "Foi uma grata surpresa receber esse convite diretamente do presidente pelas redes sociais. Não esperava do órgão uma interação tão ágil e próxima", contou o empresário Fábio Cordeiro dos Santos.

"Atuo como empresário há mais de 30 anos e, como vocês, conheço as dificuldades e desafios da nossa profissão", disse o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem."Atuo como empresário há mais de 30 anos e, como vocês, conheço as dificuldades e desafios da nossa profissão. Sexta-feira (31) eu também estava lidando com o enquadramento dos meus clientes do Simples: era gente tirando print de tela, verificando documentação", relatou o presidente. "Estamos aqui para encontrar soluções que beneficiem a todos e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para contribuir para que a classe contábil seja valorizada e esteja sempre atualizada em relação às constantes evoluções tecnológicas e regulatórias que afetam o nosso dia a dia", destacou.

A respeito da valorização da profissão contábil junto aos empresários e à sociedade, Samantha Redivo levantou a questão da percepção distorcida do pequeno empresário quanto ao profissional contábil: "Gastamos tanto tempo fazendo tarefas de departamento pessoal, tributário e fiscal que o empresário nos vê dessa forma, como aqueles que emitem as guias", lamentou. "A automação desses sistemas é uma oportunidade para os profissionais que souberem se qualificar para assessorar seus clientes com informações estratégicas que os ajudem a tomar decisões capazes de proporcionar crescimento para suas empresas", disse Jochem.

 "Quando converso com contadores que atuam eu outros países, frequentemente dizem que nós somos verdadeiros heróis ao lidar com toda essa burocracia", comentou Ronaldo Dias Oliveira.Outro tema importante trazido pelos participantes foi a dificuldade de harmonização entre as normas internacionais de contabilidade e a burocracia nacional advinda da complexidade do sistema tributário brasileiro. "Quando converso com contadores que atuam eu outros países, frequentemente dizem que nós somos verdadeiros heróis ao lidar com toda essa burocracia", comentou Ronaldo Dias Oliveira, que já proferiu algumas palestras em encontros de empresários contábeis realizados pelo CRCPR. "Analisando o nosso trabalho pela regra de Pareto, diria que a gente trabalha 80% para o governo e 20% para o cliente", acrescentou. Sobre esta questão, o presidente Jochem esclareceu sobre a dificuldade em transpor as regras internacionais para a realidade brasileira. "Quem estabelece essas normas está levando em conta um sistema tributário totalmente diferente do nosso, mito mais racional e simplificado, que vigora na maioria dos países. É um grande desafio transpor essas regras para a nossa realidade e temos que lidar com isso da melhor maneira possível, pois as IFRS vieram para ficar". "Nos outros países, que tributam o consumo no sistema semelhante ao IVA, o imposto é recolhido na hora da venda. Os contadores não precisam ficar fazendo apurações mensais, como nós", acrescentou Oliveira. Quanto à questão tributária, a percepção manifestada por todos é de que a classe contábil precisa se organizar e se unir para acompanhar as propostas de reforma tributária que estão tramitando no Congresso e as propostas que venham a ser encaminhadas pelo Poder Executivo.

Na avaliação de Jochem, "este foi um encontro muito positivo e proveitoso, em que tivemos a oportunidade ouvir os anseios desses empresários, apresentar algumas de nossas propostas na e de enfatizar que o Conselho está de portas abertas para a participação de todos os profissionais da contabilidade que queira contribuir para o engrandecimento da nossa classe. Quem quiser contribuir, pode participar das diversas comissões de trabalho que já estão em atividade ou que serão criadas em breve", finalizou. 

Encontros com lideranças da classe contábil e governamentais marcam primeiro mês da nova gestão 

Além da reunião com empresários contábeis, o novo presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, vice-presidentes e diretores têm mantido encontros com diversas entidades para discutir o planejamento da gestão para 2020. 

No último dia 14 de janeiro, o presidente, juntamente o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo e o presidente do SESCAP-PR*, Alceu Dal Bosco, reuniram-se com o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e ex-presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, para falar sobre as possibilidades de cooperação entre as entidades para dar continuidade aos significativos avanços obtidos em 2019 quanto o registro empresarial.  

Neste mesmo dia, representantes da BSSP Centro Educacional, foram recebidos pela presidência, vice-presidências e diretoria para falar sobre oportunidades de parcerias e projetos de convênio em cursos de pós-graduação na área tributária. O presidente explicou a eles os trâmites para a apresentação de projetos, que serão submetidos à análise do Conselho Diretor. Estiveram presentes Wanderson Cruz (Comercial) e Ronaldo Dias Oliveira (professor) representando a referida instituição de ensino.

Presidente da Jucepar recebe CRCPR e SESCAP-PRCRCPR discute oportunidade de parceria com centro educacional BSSP.

Presidente da Jucepar recebe CRCPR e SESCAP-PRCRCPR discute oportunidade de parceria com centro educacional BSSP

Em seguida, representantes do SESCAP-PR reuniram-se com a presidência e diretoria do CRCPR para falar sobre novas oportunidades de parceria das entidades em projetos de educação continuada. Além do presidente e do diretor superintendente do CRCPR, participaram do encontro o vice-presidente de Administração e Finanças, Roberto Figueiredo, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Aguinaldo Mocelin, e os representantes do SESCAP-PR, a Irinéia Oliveira da Silva Araújo, gerente geral, Amaury Clóvis do Nascimento, diretor de Eventos, Sileide Alves de Oliveira, coordenadora de Capacitação.

Já dia 23, o representante do IBPT**, João Eloi Olenike, foi recebido pelo presidente Laudelino Jochem, vice-presidentes (Roberto Marques Figueiredo, Alberto Barbosa, Jefferson Paulo Martins, Denise Maria de Oliveira) e diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, para tratar do uso de inteligência artificial nos processos fiscalizatórios do CRCPR.

 CRCPR reúne-se com SESCAP-PR para discutir parcerias de educação continuada Representante do IBPT, João Eloi, discute uso de inteligência artificial nos processos fiscalizatórios do CRCPR

Fechando o mês, no dia 27, o vice-governador do Estado do Paraná Darci Piana, recebeu o presidente Jochem, os vice-presidentes de Administração e Finanças Roberto Figueiredo e de Relações Sociais Denise Maria de Oliveira, o ex-conselheiro Narciso Dóro Júnior e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo para saber mais sobre os planos para esta gestão e discutir assuntos de interesse da classe contábil. 

Reunião no dia 27 de janeiro com o vice-governador Darci Piana


* SESCAP-PR: Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná 

***IBPT: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação