Vale a pena modernizar o escritório: mensagem da II Turnê de Palestras do Contabilidade na TV, dia 24, em Curitiba.

"Sou profissional formada em contabilidade há 30 anos, trabalho há 28 na Mineropar e há muito tempo não participava de um evento tão motivador, saio daqui renovada para seguir minha profissão", disse Iara Regina Silva, que participou dia 24, no CRCPR, em Curitiba, da II Turnê de Palestras do Contabilidade na TV, que consiste em uma peça de teatro mostrando como funciona um escritório contábil moderno e quatro palestras sobre tecnologias. O vice-presidente da Câmara Técnica do CRCPR, Armando Lira, representou o presidente Paulo Caetano; presentes também o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio; o presidente do Sescap Paraná, Mauro César Kalinke e o presidente do Sicontiba, Narciso Doro.

Com o mesmo sentimento saíram os cerca de cem profissionais que igualmente participaram do evento. Tudo foi organizado mesmo para transmitir uma experiência diferenciada e motivadora, provocando mudanças na visão dos participantes, afirma Magda Battiston, da equipe organizadora. Os profissionais se sentiram valorizados e dispostos a trabalhar seu potencial, investindo mais em tecnologia para usar seu tempo na oferta de novos serviços aos seus clientes, diz ela.

Programação

A II Turnê de Palestras do Contabilidade na TV incluiu uma comédia para falar das novas tecnologias que podem agilizar os processos contábeis via WEB. A Cia Te-Ato de Teatro, de São Paulo, deu um show de humor e transferência de conhecimento com o espetáculo Enonomizar e lucrar? Basta clicar!

Na sequência, Elinton Oliveira Marçal, diretor de marketing e tecnologia da SCI Sistemas Contábeis, apresentou soluções inéditas para as empresas contábeis agilizarem seu tempo e de seus clientes com diversos recursos WEB.

Humberto Nunes Garcia Filho, diretor técnico e comercial da Dimep Sistemas, abordou as novas regras para o Ponto Eletrônico. A G2KA Sistemas propôs um novo negócio aos contadores, que é oferecer o serviço de CT-e, Conhecimento de Transporte Eletrônico, um diferencial para as empresas contábeis que buscam novos clientes e mercados. Danielle Petroni, gerente de projetos na área de Certificação Digital da Serasa Experian discorreu e tirou dúvidas sobre Certificação Digital.

No que tange à gestão das empresas contábeis, valorização dos profissionais e a auto-estima da classe contábil, a palestra proferida por Marcelo Acosta Torres e Lúcio Luís Sehn cobriu amplamente o tema. Entre muitas gargalhadas e alguns puxões de orelha, foi possível ver que o caminho da profissão passa por uma reeducação do olhar que o contador tem de si próprio.

Fechando a programação, o presidente do Sescon SC, Elias Nicoletti Barth, apresentou os desafios e oportunidades para os empresários contábeis, ilustrando com exemplos práticos. Segundo ele, os contabilistas terão que arregaçar as mangas, sem tirar a gravata; ou seja, terão que melhorar sempre seu visual e postura, mas principalmente, buscar o contato direto com seus clientes, mostrar seu trabalho em busca de valorização, além de ofertar serviços de assessoria.

Contabilistas participaram, dia 24, no CRCPR, em Curitiba, da II Turnê de Palestras do Contabilidade na TV