Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Universalização do Simples cria leque de oportunidades às microempresas


As alterações recentes da Lei Complementar 123/2006 incluíram novas atividades no Simples Nacional, favorecendo segmentos de microempresas antes impedidos de optar pelo regime, inclusive da área das profissões liberais. Seminário realizado, no último dia 5, no auditório do CRCPR, expôs os avanços da legislação. Iniciativa, aberta ao público interessado, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) com apoio de diversas instituições, entre elas, o CRCPR, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Curitiba (Ampec/Microtiba), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Federação do Comércio-PR, Universidade Positivo, Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas, Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas, Programa de Assessoramento Intensivo.


imagem

Público acompanha o evento no auditório do CRCPR, em Curitiba.





Foram palestrantes os membros do IBPT Gilberto Luiz do Amaral, João Eloi Olenike, Glauter Coelho, Armando Lira e Othon Andrade Filho. Entre outros pontos, eles esclareceram sobre as diferenças entre o Simples e o Lucro Presumido, as tabelas aplicáveis; demonstraram, em síntese, que a universalização do Simples Nacional cria perspectivas à economia brasileira, abre um leque amplo de oportunidades às microempresas, como acesso a mercados, juizados especiais, compras governamentais (licitações), comércio exterior, tecnologia e inovação, acesso a crédito, etc.





imagem
Palestrante Armando Lira.





imagem
Palestrante Gilberto Amaral.




Na abertura do evento, que contou com a presença de representantes do CRCPR, entre os quais, o vice-presidente Marcos Rigoni de Mello, o presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, destacando o apoio do CRCPR, relembrou que, em 2005, o IBPT também contou com o CRCPR para iniciar a Frente Brasileira contra a MP 232, movimento que conseguiu evitar o aumento de tributos pela união dos prestadores de serviços.

PAI- Inteligência Contábil- software grátis

Na ocasião, o IBPT lançou o Programa de Assessoramento Intensivo do Micro e Pequeno Negócio –PAI Inteligência Contábil.



imagem

Palestrante João Eloi Olenike.






Grátis e online, o software é um desdobramento do programa gerencial lançado em 2012 com o objetivo de reduzir a mortalidade das pequenas empresas através da utilização de ferramentas tecnológicas de última geração. Um software de gestão é o coração do projeto, que agora recebeu um upgrade para melhorar a relação entre escritórios de contabilidade de pequeno porte e seus clientes microempresários.

O software possui recursos para facilitar o relacionamento entre escritórios e seus clientes, como a supervisão da operação dos clientes de qualquer local, programação de operações e geração de alertas sobre a situação das empresas; fim do malote, com o envio de documentos capturados via smartphones e tablets, módulos de controle de documentos, análises de balanços, controles de certidões negativas de débitos e outras funcionalidades.


imagem

Palestrante Glauter Coelho.






“O microempresário é um super-herói ao lidar com diversas dificuldades do dia-a-dia e o seu tempo é muito valioso. O fato de o PAI Inteligência Contábil evitar a necessidade de envio de malotes e deslocamentos já será um grande alento ao empresário, que trará maior qualidade de vida ao seu negócio”, afirmou o diretor e sócio do Grupo Autoglass, Kleber Chieppe Carreira, uma das empresas patrocinadoras do PAI.

Avaliação positiva

Profissionais que já tiveram acesso ao PAI Inteligência Contábil avaliaram o software de forma positiva, como é o caso do contabilista Felipe Soares da Silva, que acredita em uma boa aceitação por parte dos escritórios, principalmente pelas facilidades de armazenamento das informações em nuvem.


imagem

Cosmo Rogério Oliveira.





“Além de ser uma guarda de documentos aos clientes, acaba sendo um relatório gerencial no qual a empresa tem acesso ao preço de compra, principais fornecedores e produtos comprados. É um sistema que tem tudo para ajudar os dois lados da história: o empresário e o escritório de contabilidade”, disse Felipe.

“O projeto favorece muito a microempresa, fornecendo um apoio para que tenha um crescimento saudável. O empreendimento pode ser pequeno hoje, mas terá acesso a uma estrutura de empresa de grande porte e o que é mais importante, sem custos”, avaliou a contabilista Simone Vanni Soares, que baixa as notas fiscais de entrada e saída dos clientes direto para o seu sistema através do PAI Inteligência Contábil.

Mais informações: www.pai.org.br / pai@ibpt.org.br.
Para ver outras fotos do evento, clique aqui.

CRCPR, com informações do IBPT.