UNIGUAÇU sedia o IV Simpósio de Ciências Contábeis do Extremo Oeste do Paraná

Realização do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu (SINCOFOZ) e da Associação dos Contadores do Oeste do Paraná (ACOP) com o apoio das Faculdades Unificadas do Oeste do Paraná (UNIGUAÇU), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e da Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná (SESCAP), aconteceu de 22 a 24 de outubro no auditório da Uniguaçu o IV Simpósio de Ciências Contábeis do Extremo Oeste do Paraná. Na programação, palestras, debates e apresentação de trabalhos acadêmicos em diversas áreas da contabilidade.

O diretor Alcindo Becker cumprimenta os presentes

Participaram estudantes, profissionais da área e professores de toda a região que tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre contabilidade. Para o diretor da UNIGUAÇU, Alcindo Becker, foi um momento especial para a instituição. “Mais uma vez recepcionamos lideranças da área contábil que vieram agregar conhecimentos para os nossos estudantes e participantes”, disse. O CRCPR esteve representado pelo delegado regional Ney Patrício da Costa. Na sua avaliação, a cada ano o evento se torna melhor. “Os níveis dos palestrantes e o entusiasmo dos participantes garantiram o sucesso do IV Simpósio”, destacou.

O evento foi aberto com a palestra do professor Dante Barini Filho que falou sobre o e-Social e deixou uma mensagem àqueles que estão se preparando para o mercado. “Com a normatização internacional da contabilidade, essa profissão está sendo uma das mais procuradas na atualidade. Por isso, é preciso estar preparado”, alertou Dante.

José Carlos Marion entusiasma os estudantes e profissionais com sua visão positiva da profissão.

Outras duas palestras completaram o evento: “Contador: uma carreira de sucesso nas corporações e nos serviços públicos. Hoje!” com o professor Roberto Navarro e “Contabilidade: uma profissão fascinante” com o mestre e doutor José Carlos Marion.

Estudantes de Ciências Contábeis apresentam trabalhos de conclusão de curso.

Paralelamente aconteceu a apresentação de Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) dos acadêmicos do último período de Ciências Contábeis da UNIGUAÇU. Luana Girardi Motter, Paulo do Nascimento e Alini Darlene Piletti apresentaram o trabalho “Análise da viabilidade de retorno financeiro da implantação do projeto Free Stall – estudo de caso na propriedade de Moises Piletti em Medianeira-PR”. Edinilson Roberto Moura, Fernando Henrique de Oliveira e Rafael Bortoluzzi expuseram o estudo “Ativos Biológicos e produtos agrícolas – estudo de caso sobre reflorestamento na Frimesa Cooperativa Central conforme CPC 29”.