Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Unicesumar e UEM recebem palestra do Projeto "Profissional contábil do amanhã"







imagem






Maringá foi a cidade escolhida para mais uma rodada de palestras do Projeto "Profissional contábil do amanhã". No dia 31 de maio, a apresentação do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, aconteceu na Unicesumar e contou com a participação de cerca de 250 alunos e professores do curso de ciências contábeis. No dia 1º de junho foi a vez dos alunos de contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que lotaram o auditório, reunindo cerca de 500 participantes.





imagem
Alunos da Unicesumar assistem à palestra do "Profissional contábil do amanhã" no dia 31/5.





imagem
Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, professora Juliana Morais da Silva, Coordenadora do curso de ciências contábeis da Unicesumar, Glicério Rampazzo, delegado do CRCPR em Maringá e Claudemir Aparecido Matiusso, conselheiro do CRCPR.



Em sua apresentação, Jochem traçou um panorama da evolução da profissão desde a antiguidade, destacando as grandes mudanças culturais e tecnológicas ocorridas no período mais recente, especialmente na última década, em que o foco da profissão passou a ser a interpretação e o conhecimento. Na sequência, abordou as perspectivas de carreira, informando que o curso de Ciências Contábeis é o quarto mais procurado do Brasil e que a carreira é considerada uma das mais promissoras, não apenas no Brasil, mas em termos mundiais.





imagem
Na UEM, o auditório ficou completamente lotado, com cerca de 500 pessoas.





imagem
Para Paulo Moura da Rosa, coordenador do Curso de Ciências Contábeis de UEM (dir.),"a palestra mostrou aos professores e alunos a grandeza da profissão contábil, e serviu para aproximar o CRCPR da universidade".



O projeto, lançado em abril, busca reforçar a integração com as instituições de ensino, com as quais o CRCPR já tem um envolvimento, por meio da Comissão de Professores e Coordenadores de Cursos, mas principalmente alcançar esse segmento que está frequentando aulas, em plena formação, caminhando para o futuro profissional. O público-alvo são os cerca de 15 mil alunos atualmente matriculados em cursos de ciências contábeis no Paraná. O CRCPR tem por objetivo, em um primeiro momento, contribuir para a sua formação e, na sequência, para a sua transição ao mercado de trabalho, buscando atuar na formação de profissionais capazes de fazer diferença onde quer que trabalhem, usando sua atividade não apenas como ferramenta de sucesso, mas, sobretudo, como instrumento de desenvolvimento social.

Entre os projetos do CRCPR apresentados por Jochem, ele chamou a atenção para o “Conhecimento Nota Dez” que visa dar destaque aos alunos de graduação, especialização, mestrado ou doutorado na área contábil com a publicação de trabalhos acadêmicos que recebem a avaliação máxima, a fim de compartilhar com o mercado conhecimento de excelência produzido nas universidades.






imagem

“A palestra veio de encontro às necessidades que os alunos precisam. Os alunos vão sair daqui com outra visão sobre a contabilidade e sobre o CRCPR”, disse Matiusso.


O conselheiro do CRCPR, Claudemir Aparecido Matiusso, que atua na cidade de Maringá, fez questão de acompanhar Jochem nas duas palestras, colocando-se à disposição dos estudantes para trocar ideias e levar informações e esclarecimentos sobre a atuação do CRCPR sempre que necessitarem. Em sua fala, incentivou os alunos e professores a participarem do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontece em Fortaleza (CE) de 11 a 14 de setembro. Já o delegado do CRCPR em Maringá, Glicério Rampazzo, parabenizou o CRCPR pela iniciativa do projeto e pela realização das palestras. "Os eventos foram de grande valia para aproximar o CRCPR dos professores e acadêmicos”, ponderou.

Para a estudante do 4º ano de Ciências Contábeis da UNICESUMAR que se identificou apenas como Renata, “a palestra foi de extrema importância para mostrar aos alunos o que é preciso fazer para vencer na profissão contábil. Serviu ainda para trazer o CRCPR para perto dos alunos”.

Segundo o professor Paulo Moura da Rosa, coordenador do curso de ciências contábeis de UEM, "a palestra mostrou aos professores e alunos a grandeza da profissão contábil, e serviu para aproximar o CRCPR da universidade".









imagem
A primeira...





imagem
...e a última pessoa a fazer uma pergunta ganharam um exemplar do livro IFRS - Aspectos Contábeis e Tributários, escrito por Jochem.