No dia 29 de novembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) levou à Ponta Grossa o último Encontro do Empresário Contábil do Paraná de 2019. O evento rodou o estado em cidades como Curitiba, Cascavel e Londrina, e nesta última edição contou com palestras sobre a responsabilidade civil do contador e a nova realidade da profissão contábil.
Os 90 participantes foram recebidos pelo vice-presidente de Desenvolvimento Regional do CRCPR, Aguinaldo Mocelin. Também compareceram ao evento Jaime Júnior Cardoso, coordenador da Comissão do Empresário Contábil Paranaense (organizadora do evento); Rita de Cássia Dias Gomes, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas dos Campos Gerais (SESCAP- Campos Gerais), que apoiou o evento; delegados regionais do CRCPR, como Elisete Prestes (Ponta Grossa), Anselmo Krupeizaki (Irati), Jacobus Petrus Lamers (Castro); e de Marcos Antônio Kastl, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa (Sicopon).
O advogado especialista em Direto Contemporâneo e pós-graduado em planejamento e gerenciamento estratégico, Gercino Bett Júnior, trouxe a palestra "Contrato de Prestação de Serviços Contábeis x Responsabilidade Civil do Profissional da Contabilidade". Os participantes foram chamados à reflexão sobre o grau de risco a que estão sujeitos o profissional contábil e seu cliente, pessoa física ou jurídica, e qual a extensão da responsabilidade civil do contador em caso de prestação indevida de serviços. Gercino também explicou conceitos e enfatizou que a responsabilidade civil decorre da infração de deveres, legais ou contratuais, que gerem danos a terceiros.
Para fechar o evento, o palestrante Ronaldo Dias Oliveira que, em 2016, criou um gestor analítico que ajuda empreendedores a melhorar seus resultados, ministrou a palestra "O Contador frente às Reformas e a Revolução 4.0”. A apresentação provocou reflexões na plateia sobre como adaptar-se à nova realidade da profissão, que incluí as possibilidades da inteligência artificial. Uma das sugestões do palestrante é treinar os colaboradores das empresas para este novo perfil que é menos técnico e mais analítico, por exemplo. Ronaldo também trouxe ideias de ferramentas que aumentam a produtividade de escritórios contábeis, apoiando na gestão financeira, processos, dados, importação e automatização.
Inscrições solidárias
Os participantes que compareceram ao evento gratuito realizaram doações de brinquedos novos, que foram destinados à Associação Assistencial Messe de Amor, em Ponta Grossa, que auxilia crianças carentes em tratamento de doenças.