Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Evento gratuito será aberto a toda a comunidade, com palestras transmitidas pelo YouTube e emissão de certificado

Fonte: UEPG

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o Departamento de Contabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove o II ENACONT - Encontro Acadêmico de Contabilidade, um evento online e gratuito, que contará com a participação de profissionais contábeis renomados em âmbito nacional e regional e com o apoio de diversas empresas e entidades, entre as quais o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR).

Objetivo do II ENACONT é promover o contato dos estudantes de Ciências Contábeis com temáticas contemporâneas da área contábil que possam agregar conhecimento para suas carreiras profissionais. O evento tem como público-alvo estudantes do curso de Ciências Contábeis, mas as palestras magnas são abertas à participação da comunidade externa. As transmissões ao vivo serão feitas pelo YouTube, no Canal "Ciências Contábeis - UEPG".


Programação:

Na segunda-feira (18), a programação terá início  às 9h, com a palestra “Receita Federal: Visão geral e novas perspectivas”. A apresentação será feita pelo o delegado da Receita Federal de Ponta Grossa, Demétrius de Moura Soares

Em seguida, às 10h25, a contadora Ivonízia Fonseca da Cunha, integrante do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT) abordará o “Diferencial de alíquota e antecipação do ICMS”. 

Ainda no dia 18, às 19h45, ocorrerá a abertura oficial do do II ENACONT, com cerimônia seguida da palestra “Contabilidade e Mercado de Capitais” proferida pelo professor Dr. Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão, diretor de Educação no TC School. 

Na terça-feira (19) pela manhã, será a vez da palestrante Lívia Horta compartilhar os seus conhecimentos sobre comunicação confiante, com o tema “Quem tem isso tem mais chances: Comunicação e sucesso profissional”, a partir das 9h. Ainda na terça-feira pela manhã o contador público Marcio José Assumpção, analista do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro do CRCPR e coordenador da Comissão do Contador Público da autarquia, versará sobre “O Papel da Contabilidade no Processo de Fiscalização Exercido pelo Tribunal de Contas do Paraná”, a partir das 10h25

No período noturno, a transmissão será retomada às 19h15, com a palestra magna do professor Marcelo Cavalcanti Almeida sobre as “Alterações recentes nas International Financial Reporting Standards”. Na sequência, às 20h45, Vânia Borgerth, representante do BNDES no Conselho de Administração da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC) e no Grupo de Trabalho de Governança Corporativa do IBGC, abordará o “Relato Integrado nos reportes corporativos de empresas brasileiras”.

No último dia do evento, quarta-feira (20), a professora. Dra. Ana Claudia Afra Neitzke abre a programação mais cedo, às 8h15, com o “Workshop: Argumentação na escrita acadêmica”. A cerimônia de encerramento acontece à noite, antecedida por uma mesa de debate com profissionais contábeis de diferentes áreas: o conselheiro e coordenador da Comissão do Profissional de Auditoria Contábil do CRCPR, Everson Breda Carlin , o professor Paulo Lemos (Controller na UEPG), o contador. Jorge Teodomiro (especialista em Terceiro Setor) e a gerente de Controladoria na DAF Caminhões Brasil, Soraya Fernandes. Eles vão compartilhar suas experiências com os estudantes a partir das 19h15.

As inscrições são gratuitas e o evento é aberto para toda a comunidade, com transmissão via YouTube e emissão de certificado. Confira mais informações no site do evento no endereço https://www.even3.com.br/enacont2021/

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.