Com apoio do CRCPR e do Sescap-PR, o curso de Ciências Contábeis da União Dinâmica de Faculdade Cataratas – UDC realizou de 11 a 13 de setembro o I Seminário de Contabilidade, debatendo temas importantes para formação dos futuros profissionais, como as exigências fiscais que atividade sofre, a relação com o fisco e a importância da auditoria como instrumento de prevenção de problemas.
A vice-presidente de Ética e Disciplina do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, prestigiou o evento na sua abertura, compondo a mesa com outras autoridades, entre elas, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UDC, professor José Antônio Cescon e o diretor da regional de Foz do SESCAP-PR, Amauri Clóvis de Oliveira Nascimento.
Elizangela de Paula Kuhn
O seminário foi aberto pela palestra do professor Lucio Frederico Marcon sobre o tema “As obrigações acessórias e a responsabilidade do profissional contábil”, uma novidade para os estudantes que ainda não conhecem a profissão na prática. O palestrante destacou o número absurdo de obrigações e prazos apertados como um prato cheio para se cometer erros, sempre punidos com multas; daí a responsabilidade do profissional.
No segundo dia, representante da Receita Federal falou sobre “A educação fiscal na relação governo-empresário-profissional contábil”. O seminário foi encerrado dia 13 com palestra da professora Delci Grapegia Dal Vesco sobre “Auditoria Interna como instrumento de prevenção de passivos contingentes”.