Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Palestrante enumerou cada passo do processo de implementação da LGPD na empresa, elencando os principais desafios, dificuldades e pontos de atenção 

A Comissão do Empresário Contábil Paranaense do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) promoveu, na manhã de 22/10, na TV CRCPR, o 8º Encontro do Empresário Contábil. O tema desta edição foi LGPD: um caso prático em uma organização contábil. 

Elisangela de Paula Kunh, contadora, advogada, empresária 
ex-vice-presidente do CRCPR

A palestrante convidada foi a empresária contábil e ex-vice-presidente do CRCPR, Elisangela de Paula Kuhn, contadora, advogada, empresária, especialista em Recursos Humanos, Direito e Processo do Trabalho, Dinâmicas de Grupo (SBDG) e formação no Programa Internacional de Capacitação de Liderança da American University, Washington (DC), EUA. Durante a transmissão, ela compartilhou a experiência na implantação da LGPD em sua empresa, a De Paula Contadores, fundada há mais de 50 anos em Foz do Iguaçu. 

O coordenador da Comissão do Empresário Contábil, Claudemir Matiusso, conselheiro das Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, atuou como moderador. 

“Teremos a honra – e digo honra porque é uma grande profissional – de ter como palestrante a empresária contábil Elizangela de Paula Kuhn”, disse, ao abrir a transmissão. “Estamos com mais de 500 inscrições neste evento! Olha que show! E tenho certeza de que com a Elisangela, esta manhã vai ser de muito proveito para todos nós, empresários contábeis, que vamos ter a chance de ver uma pincelada do que a Elis está fazendo no escritório dela e aplicar no nosso”, prosseguiu.
 Claudemir Matiusso, coordenador da Comissão do Empresário Contábil do CRCPR
“Estou muito honrada de poder dividir a minha experiência – não vou nem chamar de palestra – neste 8º Encontro do Empresário Contábil. Diante de tantos colegas que são inspiração e referência para mim, eu agradeço ao Claudemir e a todos da comissão, como coordenador da Comissão do Empresário Contábil Paranaense por ter lembrado do meu nome. Confesso que a encomenda que me fizeram para hoje não é das mais difíceis – compartilhar o que estamos fazendo – porque isso para nós é verdadeiramente um prazer, e por isso vou ser muito transparente: dizer o que está feito, o que não está feito... Pude participar das duas últimas Escolas Técnicas com o Dr. Vinícius Carneiro, o que foi excepcional. Fica a dica aí para os colegas: quem não pôde assistir, vai lá na TV CRCPR e assista. Achei que ele foi extremamente didático diante de inúmeros treinamentos que a gente já assistiu e pudemos também perceber que estamos no caminho certo quanto ao que estamos fazendo aqui”, disse Elisangela.

Ao longo de sua exposição, enumerou cada passo do processo de implementação da LGPD na empresa, elencando os principais desafios, dificuldades e pontos de atenção que as empresas de contabilidade devem ter ao lidar com os dados pessoais dos clientes, ressaltando que embora a implementação seja um processo intrincado, “ela trará mais segurança para nós e no final resultará em menos trabalho”.

Comentários e interatividade

Os participantes puderam enviar suas dúvidas e comentários pelo chat da transmissão, que teve vários comentários elogiosos. 

“Parabéns pela apresentação de forma bem prática sobre a adequação da LGPD e à Comissão do Empresário Contábil do CRCPR, por trazer esta experiência real”, disse o participante identificado como José Carlos, da AIC Consultoria. 
Já o empresário Alamir Gomes comentou: “Como a Contabilidade evoluiu! Sem dúvida, o momento é TI. Ainda bem que o CFC esta antenado à realidade”.

A gravação do 8º Encontro do Empresário Contábil já está disponível na TV CRCPR para quem perdeu ou quiser rever. Os certificados já estão disponíveis na área restrita do site do CRCPR para quem realizou inscrição prévia e completou a atividade de confirmação de presença.