Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Três Barras e Ramilândia têm palestra do PVCC sobre Orçamento Familiar

No dia 21 de outubro, o contabilista voluntário Diego Maurício Paim Böttcher, integrante do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) ministrou palestra sobre controle do orçamento familiar à população de baixa renda do município de Três Barras, em espaço cedido pela Câmara dos Vereadores local. Os 59 participantes receberam orientações sobre consumismo, consumo responsável, a importância de economizar e como organizar o orçamento doméstico, reduzir despesas, pagar dívidas e aprender a poupar.





imagem





imagem



No dia 4 de dezembro, foi a vez do município de Ramilândia sediar a palestra, apresentada por Maria Salete Rippel, contabilista voluntária de Medianeira.





imagem





imagem



Os participantes de ambas as receberam palestras a cartilha Orçamento Familiar, redigida em linguagem acessível e didática, que aborda temas como as causas do descontrole do orçamento pessoal e familiar, traz sugestões para o equilíbrio das contas, com dicas sobre gastos com saúde, cartão de crédito, veículos, compras no crediário e empréstimos consignados, além de uma tabela modelo para o controle do orçamento mensal. Também forma orientados sobre como preencher a planilha de controle do orçamento.

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), coordenado pelo contabilista Gilberto Maurício Cândido, mantém um termo de cooperação técnica com a Secretaria da Família para ministrar palestras educativas sobre o tema em todo o estado, com o objetivo de conscientizar as famílias sobre a importância de planejar o orçamento, administrar o dinheiro e evitar dívidas.
Para atuar junto às famílias em situação de vulnerabilidade, os voluntários do PVCC participaram de um treinamento específico e utilizam a cartilha “Orçamento Familiar – Finanças Organizadas, Sonhos Realizados”, produzida pelo CRC PR e distribuída gratuitamente. Em linguagem didática, o texto fala sobre as causas do descontrole do orçamento pessoal e familiar e apresenta sugestões para o equilíbrio das contas.