Treinamento de profissionais é uma das preocupações da Comissão do Contador Público do CRCPR

Eventos de treinamento e atualização, elaboração de regimento interno, piso salarial, atribuição do contador público e quantos são os profissionais que atuam na área, no Paraná, foram os principais assuntos da pauta da reunião da Comissão do Contador Público do CRCPR, realizada ontem, 14, no plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, com participação de representantes de todo o estado.

“Saber o número de profissionais que atuam na área no estado é fundamental”, afirma o contador Marcio José Assumpção, coordenador da comissão. Estimativas elásticas sugerem a existência de pelo menos 1.500 contabilistas trabalhando em prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos públicos no Paraná. As mais sóbrias, porém, acreditam que o número fica em torno de mil apenas. A intenção da comissão é fazer um levantamento e formar um cadastro com essas informações.

Em funcionamento há algum tempo, com portal no site do Conselho, e tendo já organizado alguns eventos, a Comissão do Contador Público, sente hoje a necessidade de ter um regimento formal. Uma proposta será elaborada e submetida à aprovação do plenário do CRCPR.

Treinamento

A atualização dos profissionais da área foi a questão mais debatida, até porque, a partir do próximo, entra em vigor o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), regramento que vai uniformizar a prestação de contas de todos os entes públicos. Instituído pela Portaria STN 751, de 16 de dezembro de 2009, o PCASP foi apresentado com o objetivo de consolidar as contas públicas conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal e também padroniza a contabilidade pública nacional com o que é praticado internacionalmente.

Sobre o formato dos eventos de treinamento houve inclinação pela realização de um fórum específico, com apoio do Tribunal de Contas do Estado, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, onde o CRCPR possui auditórios.

Marcio José Assumpção, o novo coordenador da comissão, é Analista de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Positivo, diretor do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba; autor do livro “Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, Editora IBPEX; “Contabilidade Pública”, editado pelo IESDE - Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino; e coautor do “Manual do Vereador do Paraná”, lançado pela Editora Germânica.