Transmitida pela internet, palestra tem mais de 400 acessos online

Quase 500 pessoas assistiram, ontem, no horário das 14h às 17h, a palestra "Imposto Sobre Serviços e as Sociedades de Profissionais", ministrada por Juliano Lirani, e transmitida ao vivo para profissionais previamente inscritos. No total, foram 413 participantes online, em todo o estado, e 80 presenciais no auditório do CRCPR. "A tendência é que os próximos eventos nessa modalidade ganhem mais adesão", acredita Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR.

Além de assistida online, a palestra foi acompanhada presencialmente no auditório do CRCPR, no horário das 14h às 17.

Foi a primeira edição do "CRCPR ao Vivo", uma nova alternativa que o CRCPR apresenta para levar informação e atualização aos profissionais que não podem participar presencialmente dos programas de educação continuada realizados em Curitiba e nas principais cidades do estado.

"Estamos intensificando nossos esforços para levar conhecimento e atualização profissional de qualidade aos contabilistas de todos os cantos do nosso estado", conta Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR.

A nova modalidade de evento pode ser assistida de qualquer lugar, em um computador conectado à internet. Foi o que aconteceu ontem, segundo os participantes, com excelente qualidade de imagem e áudio. “Com esta nova ferramenta, poderemos praticamente quadruplicar o alcance dos cursos e palestras que acontecem em Curitiba, já que o sistema permite mil acessos simultâneos”, afirma Elizangela de Paula Kuhn, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR. "Na verdade o alcance pode ter sido muito maior, pois temos recebido relatos de pessoas que se conectaram dando conta de que havia mais gente assistindo a palestra em um mesmo computador. Soubemos de escritórios no interior onde até quatro pessoas se reuniram para assistir, aproveitando um mesmo link", comemora.

Pós-graduado em Direito Tributário, Juliano Lirani, o palestrante, foi funcionário da Secretaria Municipal de Finanças e Procuradoria Geral do Município de Curitiba e atua como advogado, conselheiro no Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF) junto à Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Paraná e como conselheiro no CARF.

A palestra focou os obstáculos criados pelos municípios para enquadramento no ISS-Fixo das sociedades profissionais, analisando a fundamentação legal do imposto, tipos societários que não dão direito ao enquadramento, e aspectos paralelos, como: o Decreto Lei 406/68 e a previsão do ISS-Fixo, previsão legal para a tributação dos empregados da sociedade profissional, posição da jurisprudência a respeito do caráter empresarial, importância do contrato social e o regime tributário e dos aspectos práticos de funcionamento da sociedade, sociedades pluriprofissionais e as limitações para o enquadramento do ISS-Fixo.

Profissionais assistem a palestra de um escritório da Região Metropolitana de Curitiba.

Próximo CRCPR ao Vivo será dia 29 e vai abordar as mudanças na antecipação de ICMS

E as novidades não param. A divisão de informática do CRCPR está estudando formas de possibilitar a interatividade dos participantes online com os palestrantes, que será divulgadas em breve.

Saiba mais...