Com o intuito de tirar as dúvidas os contadores encarregados de fazer a prestação de contas das prefeituras e câmaras municipais e entregar a documentação às equipes dos prefeitos e vereadores eleitos para mandatos a partir de 1º de janeiro de 2021, a Comissão do Contador Público do CRCPR convidou o consultor em contabilidade eleitoral, Décio Galdino, para moderar um debate que contou com a participação da diretora contábil e financeira da Câmara Municipal de Curitiba, Aline Gobo, o presidente da Associação dos Contadores Públicos Municipais de Maringá - ACOPAM, Antônio Marcos dos Santos Alves e de um convidado de última hora, com grandes contribuições a prestar, Gilvane de Almeida Braga, diretor de Contabilidade e Finanças da Prefeitura de Maringa. O evento foi transmitido na última quarta-feira (2) pelo canal do CRCPR no YouTube, das 15 às 17 horas.

Décio iniciou a transmissão chamando a atenção para o fato de que em muitos pequenos municípios, a Lei Orgânica sequer especificam os procedimentos de transição, ao contrário do que acontece com a legislação federal. "Em muitos casos, essa deficiência é resolvida bastando a nova administração enviar à que está saindo um ofício solicitando a transição de mandato e se já tiver as pessoas para compor a equipe de transição, indicar no documento os dados pessoais desses indivíduos".

Gilvane chamou a atenção para o fato de que os decretos emitidos pelas prefeituras para mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus acrescenta alguns complicadores neste ano. "Este é o momento em que a parte técnica tem que falar bem alto, para que os novos governantes possam saber qual é o caminho a percorrer a partir de 1º de janeiro.

A interação no chat da transmissão também foi bastante intensa, a exemplo do comentário da participante identificada como Lu Dorini: "O principal é que os novos gestores entendam que na administração pública é lícito fazer somente o que a Lei autoriza, e não como na administração privada que se pode fazer o que a lei não proíba".

"Felizmente aqui em Curitiba o relacionamento entre os contadores da câmara e os da prefeitura é muito bom, facilitando o entendimento e o compartilhamento de informações críticas para a boa gestão do orçamento, mas é preciso que os novos gestores também entendam que eles não podem trabalhar sozinhos. Que precisa haver esse bom relacionamento entre as equipes dos dois poderes, disse Aline Bogo.

O vídeo está disponível no canal do CRCPR no YouTube. Para assistir, clique aqui, ou na imagem abaixo.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.

Siga este Conselho!.png

Baixe o APP para  iPhone iPad  ou  Android  e clique nos ícones acima para nos seguir nas redes

sociais, ouvir nosso podcast e assinar gratuitamente nossa newsletter semanal CRCPR Online.