Trabalhos da Fisc-e 2015 começam em Jaguariaíva e Wensceslau Braz

No dia 26 de março, o vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), João Gelásio Weber, realizou a abertura da Fiscalização do CRCPR, na modalidade Eletrônica – Fisc-e, nas cidades de Jaguariaíva e Wenceslau Braz.

Em Jaguariaíva, a abertura aconteceu às 14 horas, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (ACIAJA) e contou com a participação do macrodelegado do CRCPR, Aguinaldo Mocelin, do delegado local do CRCPR, Fábio Dias, e do gerente de fiscalização da entidade, Dirceu Zonatto.

Já em Wenceslau Braz, a abertura aconteceu às 17 horas, na Câmara Municipal, com o delegado local do CRCPR, Antonio Raimundo da Silva, além dos demais presentes em Jaguariaíva.

A fiscalização eletrônica, cuja implantação começou no Paraná em 2012, fundamentada na Resolução CRCPR nº 712/2011, segue o mesmo formato da fiscalização presencial, com a verificação dos contratos de prestação de serviços, DECORES, a existência da escrituração contábil regular das empresas, e ainda, o perfil dos executores de serviços.

“Realizar a Abertura da Fiscalização em duas localidades no mesmo dia é uma missão e tanto, mas ao mesmo tempo é uma excelente oportunidade para estreitarmos o relacionamento da Câmara de Ética e Disciplina e da Gerência de Fiscalização com os profissionais locais, melhorando a comunicação com o CRCPR”, disse Weber.

Agilidade, eficiência e custos menores

Ao dispensar a presença do fiscal nos escritórios, a fisc-e reduz custos para os conselhos de contabilidade. O procedimento começa quando o CRCPR envia um e-mail aos contabilistas avisando que o seu acesso está liberado no site do órgão fiscalizador e fornecendo a cada um sua senha de serviços online e o número do seu agendamento. O e-mail contém todas as informações necessárias para iniciar o processo de fiscalização eletrônica e o próprio sistema vai conduzindo o usuário no preenchimento dos documentos necessários. Quando o contabilista finaliza o procedimento, inicia-se a análise das informações fornecidas pelos contabilistas pela equipe de fiscais do CRCPR. Na segunda fase, um percentual de empresas, escolhidas aleatoriamente, recebe um novo e-mail, em que lhes são solicitados: verificação da contabilidade, contratos de prestação de serviço e DECORE, bem como o envio ao CRCPR dos respectivos documentos, preferencialmente em formato digital.