Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Trabalho pericial é tema de curso no CRCPR

Oferecer, aos peritos-contadores e peritos-assistentes, um alerta sobre as exigências normativas e comentários sobre o conteúdo e a forma de apresentação de um trabalho pericial foram os objetivos do curso Estrutura do Trabalho Pericial – Normas e Formatação, oferecido na sede do CRCPR na tarde de 19 de agosto.





imagem





imagem



Ao todo, 103 participantes assistiram à apresentação do palestrante Adriel Mota Ziesemer, contador com pós-graduação em Perícia Contábil, vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, perito do Juízo e Perito Assistente, com atuação na área financeira, e síndico de falências.

A estrutura dos seus laudos e pareceres é definida pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, que estabelecem regras de elaboração da perícia abrangendo aspectos tanto da forma quanto do conteúdo. Entre outros pontos, Ziesemer abordou a forma de apresentação de uma perícia contábil, em sintonia com as Normas Brasileiras de Contabilidade. “No laudo e no parecer devem ser registrados de forma circunstanciada, clara e objetiva, sequencial e lógica, o objeto da perícia, os estudos e observações realizadas, as diligências executadas para a busca de elementos de prova necessários, a metodologia e critérios adotados, os resultados devidamente fundamentados e as suas conclusões”, esclareceu.

Aspectos particularmente interessantes de laudos e pareceres periciais juntados em vários processos judiciais da área cível, das comarcas localizadas na zona sul do Estado do Rio Grande do Sul foram apresentados aos participantes.

Os brinquedos arrecadados no credenciamento serão doados a instituições assistenciais parceiras do CRCPR no Dia da Criança e no Natal.