Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Tire dúvidas sobre as mudanças no ICMS dia 22 no CRCPR

Inúmeras propostas de reforma tributária tramitaram pelo Congresso Nacional, nos últimos anos, tentando reformular as regras do ICMS, simplificar e acabar com a chamada “guerra fiscal” entre os estados. Uma medida recentemente aprovada é a Resolução do Senado nº 13/2012 que unifica e estabelece a alíquota do ICMS em 4% para as operações interestaduais com produtos importados do exterior e vigora desde 1º de janeiro de 2013.

Em que casos a alíquota de 4% deve ser aplicada? A alíquota pode ser aplicada nas importações cujo desembaraço ocorra no Estado onde o importador está estabelecido, ou somente quando o desembaraço ocorrer em outro Estado (operação interestadual)? É cabível somente em operações de venda, ou também em outros tipos de operação? Em quais casos a alíquota de 4% não pode ser aplicada? A sua utilização implica em mudanças no cálculo do diferencial de alíquotas? Ela altera a forma de apuração do ICMS devido pelas empresas optantes pelo Simples Nacional?





Essas e inúmeras outras dúvidas poderão ser esclarecidas no curso “ICMS na importação e a aplicação da alíquota interestadual de 4%”, que será realizado, no próximo dia 22 de outubro, no auditório do CRCPR em Curitiba, das 13h30 às 17h30. Valor da inscrição apenas R$ 50.

Clique aqui e garanta sua inscrição

O curso será ministrado pelo advogado, consultor jurídico e empresarial José Julberto Meira Junior (foto abaixo), pós-graduado em Direito Tributário e assessor jurídico de várias empresas; instrutor, palestrante e conferencista na área de tributos indiretos; autor do Regulamento Atualizável do ICMS do Paraná e organizador do regulamento e tabela do IPI atualizável, anotado e remissivo.



imagem


José J. Meira Junior, instrutor do curso.







Conteúdo:

1. Introdução
a. Histórico dos fatos
b. Legislação existente atualmente
c. Alíquotas interestaduais aplicáveis

2. Análise objetiva da Resolução 13/2012 e da legislação vigente

3. Observações específicas:
a. Importância dos CSTs
b. FCI – Obrigatoriedade e validação
c. Procedimentos nos documentos fiscais
d. Reflexos imediatos e mediatos
e. Operações excluídas

Mais informações pelo telefone (41) 3360-4700 - Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPR.