reuniao governo 9-07 4.jpg

As ferramentas digitais implantadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e pela Junta Comercial do Paraná foram apresentadas na reunião do secretariado, presidida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, no último dia 9. Diversos órgãos estaduais adotam estas soluções, que permitem fazer o planejamento estratégicos de projetos e políticas públicas e agilizam os serviços prestados ao cidadão.

“Muitos órgãos públicos ainda estão no lápis, resolvem os processos da mesma forma que era feita na década de 1980. A ideia é que eles se organizem e partam para a área tecnológica”, afirmou. “A tecnologia digital cria ferramentas que facilitam o relacionamento do cidadão com os órgãos públicos”, disse o governador.

Um exemplo é o programa Empresa Fácil, da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). O programa integra as diferentes áreas necessárias para a abertura, alteração ou baixa de empresas. Com a implantação do projeto, o tempo levado para abrir uma empresa no Paraná diminuiu de 10 a 15 dias para poucas horas. “Todo o processo pode ser feito de forma digital, dispensando o papel e sem a necessidade de ir fisicamente à Junta Comercial. Isso dá uma celeridade muito grande na abertura de empresas”, explicou o presidente da autarquia e também presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Marcos Rigoni de Mello, que apresentou as melhorias tecnológicas da Jucepar na reunião.

reuniao governo 9-07 2.jpg

Na reunião, também foram apresentadas outras inovações como o Portal dos Municípios, ferramenta que facilita o atendimento às prefeituras e o repasse de recursos para os municípios, o Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano; o Portal Paranacidade Interativo, que facilita a tomada de decisões pelos gestores públicos por concentrar dados estatísticos e informações sobre os aparelhos públicos em cada cidade paranaense; e o processo de digitalização de processos da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

PRESENÇAS – Além de secretários de Estado, diretores de empresas e autarquias, a reunião contou com a presença dos deputados estaduais Hussein Bakri (líder do governo na Assembleia), Tiago Amaral e Soldado Adriano José.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná