Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Sustentabilidade, tema do V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista



Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, palestrante do IV Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental, especialista em desenvolvimento sustentável, Nelton Miguel Friedrich vai falar sobre o tema, no V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, programado para 20 e 21 de setembro, no Sesc de Caiobá.

Na sua opinião, “nenhuma empresa pública ou privada vai florescer se não passar a considerar a responsabilidade social e ambiental como parte de seu negócio. Mas a responsabilidade também é como cidadão, como ser humano compromissado com as transformações indispensáveis para a sobrevivência do planeta e da nossa própria sobrevivência”.



imagem
















imagem






Nelton iniciou a defesa da causa ambiental nos anos 70 como deputado estadual, propondo a primeira Comissão de Ecologia da Assembléia Legislativa do Paraná e mais tarde como secretário de Estado do Interior, criando o programa estadual de meio ambiente, ajudando a instituir a lei estadual de manejo de solo e água e lei de agrotóxicos. Ocupou por três anos a presidência dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, de Saneamento (SANEPAR), (COHAPAR) e de Meio Ambiente - Superintendência de recursos Hídricos e Meio Ambiente do Paraná – SURHEMA. Além de secretário de Estado, deputado estadual, foi duas vezes deputado federal, tendo participado da Constituinte no bloco Frente Verde, responsável pelo capítulo da Constituição de 1988 sobre o meio ambiente.



Atualmente, como Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da ITAIPU Binacional, Coordenador do programa Cultivando Água Boa da empresa, coordena 25 programas e 70 ações/projetos de responsabilidade socioambiental, objetivando a correção de passivos ambientais e ações preventivas na bacia hidrográfica do Rio Paraná 3. Entre eles, Educação Ambiental para Sustentabilidade, Práticas Conservacionistas de Água e Solo, Jovem Jardineiro, Coleta Solidária, Agricultura Orgânica, Agricultura Familiar, Diversificação da Produção, Mais Peixes em Nossas Águas, Plantas Medicinais, Monitoramento e Avaliação Ambiental, Sustentabilidade das Comunidades Indígenas. Os programas são inspirados nos documentos Carta da Terra, Agenda 21, Metas do Milênio, Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, Protocolo de Kyoto e nas recomendações da Conferência Nacional do Meio Ambiente.





O V Encontro Paranaense da Mulher Contabilista será aberto com show da Banda Nega Fulô, terá uma a palestra técnica “Modelo de Gestão Aplicado a Escritório de Contabilidade: cases de sucesso”, pelo contador Laudelino Jochem; talk show, apresentação do grupo Cia Te-Ato e palestra motivacional de Lígia Guerra.

Essa edição do encontro traz também a particularidade de sugerir aos participantes a opção de aproveitar o fim de semana com programação alternativa. O litoral do Paraná tem várias alternativas, entre elas a Ilha do Mel.

As inscrições podem ser feitas pelo site do CRCPR www.crcpr.org.br



imagem